Imagem da matéria: Políticos paraguaios apresentam na quarta projeto de lei para regular o bitcoin
Foto: Agência Brasil

O deputado Carlitos Rejala e o senador Fernando Silva Facetti, ambos do Paraguai, vão apresentar na quarta-feira (14) ao congresso do país um projeto de lei com foco na regulação do bitcoin e das criptomoedas.

O anúncio foi feito por Rejala na semana passada, via Twitter. No post, o parlamentar— que ventilou em junho a possibilidade de criar uma legislação para o setor — não especificou como será a proposta. Ele disse apenas que “haverá uma mega-surpresa para o Paraguai e para ao mundo”.

Publicidade

No final do mês passado, no entanto, o político falou para a agência de notícias Reuters que a iniciativa será focada na regulamentação do setor, diferente da ‘Lei Bitcoin’, passada em El Salvador.

“É uma proposta para ativos digitais que difere da (aprovada) em El Salvador porque lá eles estão tomando o BTC como moeda legal e no Paraguai será impossível fazer algo assim”, disse o político.

“Queremos que os reguladores e os bancos também participem para que paraguaios ou estrangeiros possam operar legalmente com esses ativos, porque sabemos que existem transações ilegais aqui e em outros países”, completou.

No mês passado, El Salvador foi o primeiro país do mundo a adotar o BTC como moeda legal, decisão que deu à criptomoeda o mesmo status do dólar americano, moeda oficial da nação.

Publicidade

Mineração no Paraguai?

Além da regulação do setor, a proposta prestes a ser apresentada também pode abarcar a mineração de criptomoedas, que vem sofrendo com o aumento da repressão da China.

Em junho, o próprio Rejala publicou um tweet, com a hashtag ‘bitcoin’, indicando que o país poderia usar no futuro a força das ‘binacionais”. Nomes de companhias não foram citadas, mas ele se referiu à usina Itaipu Binacional, localizada na fronteira entre o Paraguai e o Brasil.

“Vamos olhar para um futuro onde a energia de nossas empresas binacionais servirá como um investimento em um futuro muito inovador”.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: BNDES planeja lançar em agosto o piloto da Rede Blockchain Brasil

BNDES planeja lançar em agosto o piloto da Rede Blockchain Brasil

Blockchain deve chegar com casos de uso: diploma digital pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e uma cadeia de custódia de provas
Fazenda de Mineração de criptomoedas Salto del Guairá Paraguai -ANDE

Paraguai usa inteligência artificial para encontrar fazenda ilegal de mineração de Bitcoin

Autoridades apreenderam 176 ASICs em Saltos de Guairá com ajuda de sistema que mede a tensão de redes elétricas
Imagem da matéria: Câmara dos EUA aprova projeto de lei para frear criação de CBDC

Câmara dos EUA aprova projeto de lei para frear criação de CBDC

O apoio à legislação ficou bastante dividido entre os partidos, com muito menos apoio dos democratas em comparação com outros projetos de lei envolvendo criptomoedas neste mês
Sam Bankman-Fried da FTX falando em vídeo

Criador da FTX vai mudar de presídio nos Estados Unidos

Transferência de presídio pode durar até um mês nos EUA, com o detento sendo levado para várias penitenciárias até chegar ao destino final