Polícia Federal deflagra operação contra grupo que negociou mais de uma tonelada de ouro
Foto: Divulgação/PF

A questão das criptomoedas será tema de uma live da Polícia Federal (PF) na próxima sexta-feira (15). O evento é aberto ao público, mediante inscrição prévia, a ser feita neste link.

Ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, a PF esteve envolvida em ações recentes que desbarataram esquemas de pirâmide financeira que usavam criptomoedas como chamariz para fraudes. Entre elas estão a Operação Lamanai (outubro/2019), que mirou a Unick Forex, e a Egypto (maio/2019), que teve como alvo a InDeal.

Publicidade

O debate envolvendo criptomoedas faz parte de uma série de lives intitulada “Conversando com os Especialistas”. Ela é promovida pela Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Rede-Lab), ligada à pasta.

De acordo com o Ministério da Justiça, os debates online representam “uma oportunidade para trocar ideias e conhecimentos sobre iniciativas de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro”.

Até o momento não há informações públicas sobre quem serão os especialistas que falarão em cada uma das videoconferências.

Live da Polícia Federal

Ainda segundo o ministério, conforme o assunto a ser debatido, algumas transmissões serão na modalidade aberta ou fechada (somente para integrantes da Rede-Lab).

Além do evento online sobre criptomoedas, outros temas também serão debatidos por meio de sessões abertas ao longo do mês de maio.

Publicidade

Veja abaixo a programação:

  • 13/05/2020 – Soluções Tecnológicas Comerciais aplicadas à Investigação Financeira (Qlik, IBM e SAS);
  • 15/05/2020 – Criptomoedas e Cybercrime (Polícia Federal);
  • 18/05/2020- Lavagem de Dinheiro sob a perspectiva do Judiciário, do Ministério Público e da Polícia Judiciária (Judiciário, Ministério Público e Polícia Civil);
  • 27/05/2020 – Ambiente em Nuvem e Governança de Dados (Ministério da Justiça e Segurança Pública)

Cartilha sobre criptomoedas

Em maio de 2019 vazou na internet a existência de uma cartilha elaborada pela própria Polícia Federal sobre criptomoedas. O material era considerado de uso restrito dos agentes da corporação.

A PF não se pronunciou oficialmente à época sobre a veracidade do documento, mas um agente confirmou à reportagem que a cartilha vazada era verdadeiro.

O documento esclarece que, apesar de não haver regulação sobre esses ativos digitais e existir o risco de seu uso para crimes como lavagem de dinheiro, as criptomoedas “não são ilegais, podendo ser usadas de maneira lícita”.

Para a Polícia Federal, segundo a cartilha, há grandes barreiras a serem enfrentadas com o uso das criptomoedas por criminosos. Uma delas é que não há fronteiras para transferências delas.

Publicidade

BitcoinTrade: O halving está chegando, aproveite o momento!
Confira agora o cronômetro oficial para o Halving! Falta menos de uma semana!
Cadastre-se na BitcoinTrade e posicione-se!

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Veja todos os projetos de lei sobre criptomoedas que tramitam no Brasil

Veja todos os projetos de lei sobre criptomoedas que tramitam no Brasil

Congresso tem projetos sobre CBDC, stablecoins, autocustódia, reserva nacional de Bitcoin e uma nova proposta de marco legal para criptomoedas
Phelipe de Moura Ferreira Mianmar pos apara foto

Brasileiro traficado na Ásia era forçado a se passar por modelo para dar golpes cripto 

O brasileiro Phelipe de Moura Ferreira usou seu perfil no Instagram para contar com sobreviveu nas mãos de criminosos
javier milei presidente da argentina

CriptoGate: Milei pode cair por ter divulgado uma criptomoeda fraudulenta?

Javier Milei, presidente da Argentina, enfrenta tempestade política após ter participado de um golpe – consciente ou não, ainda não há consenso
Imagem da matéria: A semana do Bitcoin: Bybit abala mercado e ETFs sangram — mas instituições seguem otimistas

A semana do Bitcoin: Bybit abala mercado e ETFs sangram — mas instituições seguem otimistas

O preço do Bitcoin permaneceu abaixo de US$ 100 mil nesta semana em meio a temores inflacionários e aos impactos do hack da Bybit