daniel fragra
Daniel Fraga é um dos pioneiros do Bitcoin no Brasil (Foto: Reprodução YouTube)

O youtuber anarcocapitalista Daniel Fraga — pioneiro do Bitcoin no Brasil que desapareceu de forma misteriosa em 2017 — deu sinal de vida no Youtube. A informação foi publicada inicialmente em um grupo do Facebook sobre criptomoedas.

Fraga inseriu recentemente em seu canal, com 139 mil inscritos, um link para o site ‘whybitcoincash.com/pt’. O endereço, conforme consulta no Whois, foi registrado no dia 15 de janeiro deste ano, o que indica que o youtuber entrou na plataforma neste ano.

Publicidade

O whybitcoincash pertence a Kim Dotcom, criador do extinto Megaupload. O site basicamente é um panfleto virtual em prol do Bitcoin Cash (BCH), hard fork do Bitcoin (BTC) promovido por Roger Ver. Ao longo da página, há frases como o “Bitcoin não vai de encontro com a expectativa do mercado” e o “Bitcoin Cash acredita na visão original para o Bitcoin pelo Satoshi Nakamoto”.

A última vez que Fraga deu sinal de vida foi em em novembro do ano passado, quando movimentou sua conta na LocalBitcoins, plataforma que permite trocas P2P de bitcoins.

Fama e desaparecimento

Fraga ganhou fama por não ter papas na língua ao falar sobre assuntos como política e economia e por ter comprado BTC quando a criptomoeda valia apenas R$ 12 a unidade.

Por causa dos comentários ácidos, o youtuber virou alvo de processos movidos por diversas autoridades, como prefeitos, deputadas, auditores da Receita e até juízes.

Publicidade

A União Federal chegou a entrar com uma ação pedindo a remoção de três vídeos publicados por ele no YouTube, o que foi atendido pela Justiça. As cópias feitas por outros youtubers, no entanto, não precisaram ser removidas e continuam disponíveis na plataforma, conforme decisão de dezembro de 2020 do Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

Foi essa perseguição do Estado que, segundo entusiastas do mercado cripto, fez Fraga desaperecer. No início do ano passado, um youtuber norte-americano falou sobre o sumiço do anarcocapitalista em um mini-documentário: “Enquanto muitos dos pioneiros do bitcoin enriquecerem e ficam esbanjando seu dinheiro, um deles está fugindo do governo”, falou, em referência ao brasileiro.

Fãs comemoram

O sinal de vida dado por Fraga deixou os fãs do anarcocapitalista felizes da vida. “Vivo e lúcido como sempre. Fraga é uma das poucas pessoas que admiro”, escreveu no Facebook um perfil identificado como Friedrich Wilhelm Viktor IV.

O usuário Raysom Delgado comentou que ficou “feliz em saber que ele está vivo”; já Edgar Moraes falou que ficou contente ao descobrir que o “craque está vivo”.

Publicidade

Outros, no entanto, criticaram o fato de Fraga fazer publicidade do Bitcoin Cash. “Fazendo propaganda do BCH é f#d@. Eu só confio na original”, comentou Rafael Ferreira

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Bitcoin continua a performar melhor que mercado de ações, revela pesquisa

Bitcoin continua a performar melhor que mercado de ações, revela pesquisa

Firma de análises Canaccord aponta que Bitcoin apresenta uma alta de 140% no período de um ano (year-to-year), contra 30% do S&P 500
Imagem da matéria: Dois estudos cravam: Bitcoin tende a subir com força após eventos de impacto global

Dois estudos cravam: Bitcoin tende a subir com força após eventos de impacto global

Levantamento da BlackRock e estudo de firma de análises apontam que o Bitcoin tender a subir após episódios de repercussão mundial
moedas de bitcoin e letras ETF

Banco mais antigo dos EUA quer oferecer custódia de Bitcoin para ETFs

O BNY Mellon estuda desde 2022 uma técnica para criar uma infraestrutura de custódia de criptomoedas
CEO do JPMorgan, Jamie Dimon, é fotografado

CEO do JPMorgan se gaba de banco ser um dos maiores usuários “reais” de blockchain

Jamie Dimon disse que seu banco é um dos “maiores” usuários do blockchain, mas ele ainda odeia o Bitcoin