Youtuber americano investiga desaparecimento de Daniel Fraga, o pioneiro do bitcoin no Brasil

Herói ancap brasileiro agora é assunto internacional

Youtuber americano investiga desaparecimento de Daniel Fraga, o piorneiro do bitcoin no Brasil
Daniel Fraga é um dos pioneiros do Bitcoin no Brasil (Foto: Reprodução YouTube)

Um youtuber americano chamado Arthur James McDaniel produziu uma espécie de mini-documentário em inglês sobre a história do pioneiro do bitcoin no Brasil, Dâniel Fraga.

O canal The Gamer From Mars, que é como autor se denomina, postou o vídeo na terça-feira (19) e em 12 horas teve mais de 60 mil visualizações. O roteiro foi escrito por Izzy Nobre, que no passado antagonizava as ideias de Fraga sobre bitcoin, mas acabou reconhecendo que estava errado.



O vídeo começa com a chamada sobre a localização de Fraga, que é desconhecida. Em seguida, em meio a um cenário gravado dentro de uma floresta, o The Gamer afirma que o brasileiro fez muito dinheiro com bitcoin e que ele está milionário, com uma diferença:

“Enquanto muitos dos pioneiros do bitcoin enriquecerem e ficam esbanjando seu dinheiro, um deles está fugindo do governo. Hoje, vamos discutir essa história”, diz.

Depois de situar a história em São Paulo, o vídeo mostra o início de Fraga como youtuber, em 2010, que era dedicado mais a expor a ineficiência da gestão do prefeito da época, Gilberto Kassab.

O canal, ele descreve, poderia ser até considerado simples para os dias de hoje. “Não tinha regularidade nas postagens, nem uma linha definida, nem nada muito extravagante”, explica o The Gamer enquanto mostra o feed dos primeiros vídeos do brasileiro, com vídeos como o de lixo nas ruas, carros apodrecendo, placas sem visualizações, etc.

“No início nada era editado, parecia apenas uma maneira dele documentar o que via no seu cotidiano”, diz o narrador.



Veja o vídeo:

Virada de Fraga

A situação muda quando Fraga nomeia Kassab como o responsável pelo problema em um vídeo publicado em abril de 2010. Daí por diante ele passa a citar constantemente o então prefeito. Poucos meses depois, ele aparece na frente das câmeras pela primeira vez no estilo que o consagrou.

A partir de então, o canal começa a crescer. “É algo que estava banalizado para as pessoas mas que precisava alguém mostrar na internet para dar o ‘clic’ na cabeça de todo mundo”.

Com o tempo, diz o vídeo, Fraga adotou a filosofia política do anarco-liberalismo. Virou um ancap, como se fala no Brasil. Mais do que isso: se tornou talvez a principal voz no Brasil sobre o tema.

Aos poucos as polêmicas de Fraga começaram a crescer também. O primeiro grande problema começou quando Fraga criticou um candidato à prefeitura de Campinas, que o processou. Como uma bola de neve de polêmicas, o brasileiro também criticou o juiz responsável pelo caso, que, por sua vez, também entrou com um processo tentando retirar o vídeo da internet.

Fraga foi então condenado a retirar o vídeo sob pena de multa, mas ele se recusou a fazê-lo. O caso cresceu em popularidade e o juiz decidiu retirar as acusações.

O mini-documentário mostra a escalada de outros conflitos de Fraga na Justiça com políticos, sem que Fraga cedesse. Quando a Justiça revirou sua conta bancária, encontrou menos de R$ 30 para confiscar. Fraga possivelmente havia convertido tudo em bitcoin e, por isso, se convertido em milionário anos depois.

De lá para cá, vieram ainda processos por dois auditores da Receita Federal que foram chamados de ladrões e um pela ex-deputada Cidinha Campos, a qual não conseguiu buscar a reparação pedida na Justiça, justamente por não saber onde está Daniel Fraga.

Em seu canal no YouTube, o conteúdo mais recente é de março de 2017. Mesmo sem atualizações desde então, os vídeos foram visualizados 17 milhões de vezes.


BitcoinTrade: Depósitos aprovados em minutos!

Cadastre-se agora! Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em menos de 5 minutos! Acesse: bitcointrade.com.br