Bolo dinheiro apreendido pela PF
Bolo de dinheiro apreendido pela PF na operação de hoje (Foto: Divulgação/PF)

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (12) a Operação Bahamut para desarticular uma quadrilha que praticava lavagem de capitais oriundos do tráfico internacional de drogas e de outros delitos. Segundo o G1, oito pessoas foram presas na operação de hoje. Eles faziam parte dos grupos criminosos que movimentaram mais de R$ 2 bilhões desde 2017, praticando a lavagem de dinheiro inclusive com criptomoedas.

Segundo informações da PF, os mandados, expedidos pela 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, estão sendo cumpridos contra alvos nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A Justiça do Rio determinou também o sequestro de bens e valores em nome dos investigados.

Publicidade

Para a operação, foram mobilizados mais de 80 agentes para cumprir 40 mandados de prisão e de busca e apreensão em vários estados.

Alguns alvos da operação ostentavam vida de luxo e residiam em imóveis de alto padrão, além de possuírem veículos importados de elevado valor, bem como realizavam viagens internacionais de maneira constante, explica a PF.

Os acusados usavam empresas de fachada para ocultar o patrimônio ilícito. Ao todo, mais de 20 empresas criadas com essa finalidade foram identificadas, como uma casa de câmbio do Rio de Janeiro, que também é investigada pela internalização de valores provenientes de outros países para o pagamento de traficantes no Brasil.

“Além de transações injustificáveis por intermédio de empresas inexistentes, a Polícia Federal também identificou que os grupos criminosos forneciam o serviço de lavagem de capitais por meio de criptoativos”, diz a PF. Ao todo, ressalta o órgão, foi determinado o bloqueio de aproximadamente R$ 250 milhões, além da constrição de bens móveis e imóveis.

Publicidade

A publicação ressalta que a operação de hoje é desdobramento de operações passadas “contra o tráfico internacional de cocaína pelo modal marítimo do Brasil para a Europa”.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Bitso, Foxbit, MB e Cainvest se unem para lançar stablecoin pareada em real

Bitso, Foxbit, MB e Cainvest se unem para lançar stablecoin pareada em real

Chamada de BRL1, a stablecoin promete facilitar transações entre exchanges e abrir novas oportunidades de uso no mercado global
Chefe de compliance da Binance, Tigran Gambaryan é fotografado na Nigéria

Executivo da Binance tem fiança negada apesar de “cumprir todos os requisitos”, diz família

Tigran Gambaryan sofreu “inúmeros sustos relacionados à saúde”, disse o porta-voz da família
vista aérea da Ponte Estaiada em São Paulo

Veja as propostas dos candidatos à prefeitura de São Paulo para o setor de criptomoedas

O setor de criptomoedas ainda não é amplamente discutido nas campanhas, mas já começa a ganhar espaço nas propostas dos candidatos
Imagem da matéria: Dev de Solana abandona memecoin que ele viralizou ao atear fogo em si mesmo

Dev de Solana abandona memecoin que ele viralizou ao atear fogo em si mesmo

Mikol foi hospitalizado com queimaduras de 3º grau após incendiar-se em uma tentativa de promover sua memecoin TruthOrDare