Participação da Binance US no mercado americano evapora e analista vê “colapso” da corretora

Unidade americana da exchange possui agora 1,5% do mercado dos EUA, após iniciar o ano com 8%; queda acontece em meio a ações dos reguladores contra a empresa
Imagem da matéria: Participação da Binance US no mercado americano evapora e analista vê "colapso" da corretora

Foto: Shutterstock

À medida que o principal órgão regulador do mercado de criptomoedas dos EUA – a SEC – bate à porta, a participação de mercado da unidade Binance US no mercado americano está diminuindo para quase nada.

Nesta terça-feira (20), a empresa de dados blockchain Kaiko publicou uma pesquisa mostrando que a participação de mercado da unidade Binance US caiu para 1,5% no país, frente aos 8% que possuía no início deste ano.

Publicidade

A pesquisa também mostra um declínio na participação de mercado da Coinbase, a principal exchange nos EUA, que viu sua participação cair de 56% para 50%. Com isso, o grupo formado pelos outros players locais passou de 35% para 48% de participação.

The U.S. #crypto exchange market is more fraught than ever.

👉 https://t.co/pup2WYms9R market share dropped to 1%
👉 Coinbase's down to 50% since start of 2023
👉 other exchanges making gains (LMAX, Bitstamp, Kraken) pic.twitter.com/ojX5gsUvvi

— Kaiko (@KaikoData) June 20, 2023

“O que estamos vendo aqui é o colapso da Binance US”, disse o diretor de pesquisa da Kaiko, Clara Medalie em uma ligação com analistas. “Esta é uma queda maciça na atividade do mercado exclusivamente ligada aos processos da SEC.”

Ambas as empresas se encontram diretamente na mira da SEC, sujeitas a processos judiciais divulgados semanas atrás. Mas o processo da SEC contra a Binance também inclui seu criador, Changpeng “CZ” Zhao, e a BAM Trading, a empresa operacional da Binance US, que é afiliada do grupo internacional da empresa.

Entre a série de acusações incluídas na queixa da SEC contra a Binance, a agência alega que a Binance US facilitou a prática de wash trading em sua plataforma. As negociações falsas foram supostamente conduzidas pelo criador de mercado Sigma Chain, uma entidade controlada-por CZ.

Publicidade

O volume de negociação na Binance US está em declínio desde 6 de junho, um dia após o processo da SEC.

Nessa data, a bolsa com sede nos EUA registrou cerca de US$ 250 milhões em volume de negócios. Na segunda-feira seguinte, o volume negociado na exchange havia caído para pouco mais de US$ 13 milhões, caindo 94%. O valor representa o menor volume negociado em pelo menos um ano.

No último sábado, a SEC e a BAM Trading fecharam um acordo que impede o congelamento de ativos na plataforma, em troca de maior transparência. Com a aprovação pendente de um juiz federal que supervisiona o caso, o acordo também garante que a moeda fiduciária e os ativos digitais pertencentes aos clientes da Binance nos EUA permaneçam nos país.

Traduzido com autorização do Decrypt