Membros do Parlamento Britânico e ativistas estão pressionando o governo local para que adote uma postura mais rigorosa à crescente indústria cripto, de acordo com o site iNews.
“É o faroeste essa área cinzenta entre investimentos financeiros altamente alavancados de um lado e esses produtos que podem ser fácil e sensivelmente considerados como apostas”, afirmou Richard Holden.
“Precisa haver uma diferenciação mais clara para proteger as pessoas”, acrescentou.
Matt Zarb-Cousin, um ex-assessor de Jeremy Corbyn, ex-líder do Partido Trabalhista, mirou no crescente interesse dos clubes de futebol em fan tokens.
Fan tokens são basicamente criptomoedas ligadas a um time de futebol. Fãs dos maiores times do mundo já gastaram mais de US$ 350 milhões em fan tokens, mas são ativos controversos.
“Uma coisa é clubes de futebol promoverem apostas para fãs, o que pode fazer com que pessoas destruam suas vidas como consequências, mas acho que está em outro nível”, afirmou Zarb-Cousin.
“É ainda pior oferecer um caminho para criptomoedas por meio da pretensão de dar autonomia [às pessoas] em um setor eficaz e completamente não regulados.”
É claro que essa não foi a primeira vez que a indústria cripto gerou críticas no Reino Unido.
A tensa relação entre o Reino Unido e as criptomoedas
Nos últimos 12 meses, o Reino Unido recebeu a indústria cripto com bastante ceticismo.
Em janeiro de 2021, a Autoridade de Conduta Financeira (ou FCA, na sigla em inglês) publicou cinco preocupações sobre a indústria cripto, incluindo a notável falta de proteções a clientes e propagandas enganosas.
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A reguladora também abordou a Binance, uma das maiores e mais conhecidas corretoras de criptomoedas. Em junho, a FCA contou ao Decrypt que tinha um “enorme problema” com a falta de uma sede da Binance.
Em setembro, a FCA reiterou e disse que a Binance era “incapaz” de ser regulamentada após uma entidade britânica da Binance falhar em fornecer informações básicas à reguladora.
Desde então, a Binance está tentando melhorar a situação com a FCA, mas não há evidências que sugerem que suas iniciativas funcionaram.
Quando o assunto são propagandas enganosas, a FCA não é a única autoridade que está preocupada com as criptomoedas.
A Autoridade de Padrões de Propaganda (ou ASA) passou os últimos 12 meses perseguindo Coinbase, Papa John’s e eToro, bem como diversas empresas cripto por conta de suas estratégias de propaganda cripto.
“Consideramos esse como um setor absolutamente fundamental e prioritário para nós. Onde encontrarmos problemas, iremos agir muito rapidamente”, afirmou Miles Lockwood, diretor de queixas e investigações da ASA.
E os times de futebol?
A Binance, Coinbase e marcas bem-estabelecidas, como Papa John’s, enfrentaram supervisão relacionada a cripto no Reino Unido mas, recentemente, Arsenal FC passou por problemas após o lançamento de seu fan token AFC.
Em dezembro de 2021, a supervisora de propagandas baniu os anúncios do token do Arsenal, afirmando que “trivializaram o investimento em criptoativos e obtinham vantagem da falta de experiência ou credulidade dos clientes”.
No entanto, ainda não se sabe se outros times famosos, como Barcelona e Paris Saint-Germain, irão enfrentar algo parecido.
*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.