Imagem da matéria: Propaganda de fan token do Arsenal é suspensa no Reino Unido
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A Autoridade de Padrões de Propaganda do Reino Unido (ou ASA, na sigla em inglês) baniu duas propagandas para o fan token $AFC do Arsenal FC, afirmando que o time de futebol estava enganando fãs sobre os riscos associados às criptomoedas.

ASA disse que os anúncios “trivializaram o investimento em criptoativos e obtinham vantagem da falta de experiência ou credulidade dos clientes” e “falhou em ilustrar o risco do investimento”, além de não deixar claro que o token era um criptoativo.

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Em resposta, o Arsenal FC irá recorrer a uma revisão independente da decisão da ASA.

“Levamos bem a sério nossa responsabilidade em relação ao marketing para nossos fãs. Consideramos com cuidado as comunicações aos fãs em relação a nossas promoções e fornecemos informações relacionadas a riscos financeiros”, afirmou um porta-voz do time de futebol ao The Guardian.

De acordo com Tim Payton, líder do Arsenal Supporters Trust, o time não está fazendo o suficiente. Ele afirmou que o Arsenal deveria ter um “maior dever de responsabilidade em relação a seus fãs”.

Fan tokens

Em meio à controvérsia, fan tokens de futebol dispararam em popularidade este ano.

Fãs dos maiores times de futebol do mundo já gastaram mais de US$ 350 milhões em fan tokens.

De acordo com a BBC, 24 clubes das maiores ligas europeias (como a premier League na Inglaterra e La Liga na Espanha) lançaram fan tokens.

Grande parte dos fãs tokens são apenas criptomoedas específicas de clubes, mas outros (como Manchester City) também estão vendendo tokens não fungíveis (ou NFTs).

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Socios, uma empresa que está no centro da febre dos fan tokens, vendeu cerca de £ 300 milhões de moedas do clube até agora.

Ainda assim, apesar do crescimento de fan tokens, diversos fãs de futebol falaram sobre a intrusão das criptomoedas em seu lindo esporte.

“Meu conhecimento sobre o mercado de criptomoedas é, no mínimo, vago e sou provavelmente um exemplo de um grande número de típicos apoiadores de futebol que não são traders no mercado cripto”, afirmou Sue Watson, fã do West Ham FC, à BBC.

“Algumas pessoas vão ganhar muito dinheiro com isso, mas é quase certeza de que não será o fã comum de futebol por aí”, afirmou Martin Calladine, escritor de futebol, também à BBC.

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Em outubro, “This is Anfield”, uma plataforma independente de notícias relacionadas ao Liverpool FC, publicou um artigo intitulado “Por que Liverpool FC deve continuar evitando uma parceria de fan tokens com a Socios”.

“É negociação de criptomoedas mascarada de envolvimento com fãs. A presença dos fãs fiéis fornece uma pequena quantia de estabilidade, mas o valor irá oscilar bastante com base nas ações dos traders que não são fãs”, segundo o artigo.

A decisão da ASA vem em meio a uma grande repressão a anúncios de criptomoedas da agência, que considera uma “área crucial e de propriedade” para sua supervisão.

“Onde encontrarmos problemas, iremos reprimir bastante e de forma rápida”, afirmou Miles Lockwood, diretor de denúncias e investigações da ASA, em entrevista ao Financial Times.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

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