Moeda de bitcoin e etehreum à frente de tela com logo da Coinbase
Shutterstock

A Autoridade de Padrões de Propaganda (ou ASA, na sigla em inglês) do Reino Unido baniu sete promoções relacionadas a criptomoedas como parte de um amplo foco sobre anúncios cripto possivelmente danosos, de acordo com a BBC.

A ASA tomou promoções de criptomoedas como alvo da Coinbase Europe, eToro, Papa John’s, Luno Money, Exmo Exchange, Payward e Coinburp.

Publicidade

Todos os sete anúncios foram “banidos por irresponsavelmente obter vantagem da falta de experiência de clientes e por falharem em ilustrar o risco do investimento”, afirmou a ASA.

Papa John’s, uma popular rede de pizzas, ofereceu “bitcoins gratuitos equivalentes a £ 10”, além de dizer a clientes que poderiam poupar £ 15 (cerca de US$ 19) se gastassem £ 30 (US$ 39) ou mais em pizza.

A rede de pizza também ligou sua promoção de bitcoin (BTC) ao “Bitcoin Pizza Day”, que marca a primeira vez que o bitcoin foi usado em uma transação (para comprar uma pizza em maio de 2010).

ASA afirmou que essa promoção “trivializou o que era uma decisão financeira séria e possivelmente custosa, principalmente no contexto do público-alvo que provavelmente teriam conhecimento limitado sobre a criptomoeda”.

Publicidade

Apesar de o anúncio da Payward ter um aviso legal, seus cuidados não eram claros. Além disso, ASA disse que “clientes não teriam o tempo de compreender as informações relevantes no aviso legal, se é que fossem lidas”.

A ASA e cripto

Essa não foi a primeira vez que ASA tomou a indústria de criptomoedas como alvo.

A ASA suspendeu o anúncio da Luno em maio deste ano, que afirmou: “Se você está vendo o bitcoin no Metrô, é hora de comprá-lo”. A entidade considerou que essa propaganda era irresponsável.

A supervisora também mirou nos anúncios de Floki Inu no metrô de Londres. Em novembro, o órgão começou a investigar essas publicidades.

Um porta-voz da ASA disse: “Não acho que anúncios de criptomoedas devam estar na rede de transporte. São antiéticos”.

Miles Lockwood, diretor de reclamações e investigações da ASA, também critica anúncios enganosos de criptoativos.

“Clientes precisam saber sobre os riscos de investir em criptoativos e empresas devem garantir que seus anúncios não são enganadores ou socialmente irresponsáveis ao obter vantagem da falta de conhecimento sobre esses produtos complexos e voláteis”, afirmou Lockwood.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

Talvez você queira ler
Desenho de uma caixa sustentada por paraquedas

Dono de corretoras hackeadas promete airdrop “épico” para usuários

Justin Sun comanda a Poloniex e a HTX, ambas corretoras centralizadas afetadas por hacks em novembro
Vitalik Buterin

Vitalik Buterin avalia riscos da inteligência artificial se virar contra humanidade: “Nem Marte será seguro”

Para o criador do Ethereum, o desenvolvimento da IA precisa priorizar a intenção humana de obter resultados positivos, e não apenas a maximização dos lucros
Agentes da PF e Receita cumprindo mandados de apreensão

Polícia Federal derruba quadrilha de doleiros que usava criptomoedas para praticar evasão de divisas

Na estimativa das autoridades, o esquema criminoso movimentou pelo menos R$ 4 bilhões de forma ilegal
Imagem da matéria: Tokens de jogos NFT registram maiores ganhos na semana; RON lidera com alta 28%

Tokens de jogos NFT registram maiores ganhos na semana; RON lidera com alta 28%

Tokens ligados ao universo de jogos cripto, incluindo AXS, RON, ILV e APE, tiveram uma semana de recuperação