Moeda de bitcoin e etehreum à frente de tela com logo da Coinbase
Shutterstock

A Autoridade de Padrões de Propaganda (ou ASA, na sigla em inglês) do Reino Unido baniu sete promoções relacionadas a criptomoedas como parte de um amplo foco sobre anúncios cripto possivelmente danosos, de acordo com a BBC.

A ASA tomou promoções de criptomoedas como alvo da Coinbase Europe, eToro, Papa John’s, Luno Money, Exmo Exchange, Payward e Coinburp.

Publicidade

Todos os sete anúncios foram “banidos por irresponsavelmente obter vantagem da falta de experiência de clientes e por falharem em ilustrar o risco do investimento”, afirmou a ASA.

Papa John’s, uma popular rede de pizzas, ofereceu “bitcoins gratuitos equivalentes a £ 10”, além de dizer a clientes que poderiam poupar £ 15 (cerca de US$ 19) se gastassem £ 30 (US$ 39) ou mais em pizza.

A rede de pizza também ligou sua promoção de bitcoin (BTC) ao “Bitcoin Pizza Day”, que marca a primeira vez que o bitcoin foi usado em uma transação (para comprar uma pizza em maio de 2010).

ASA afirmou que essa promoção “trivializou o que era uma decisão financeira séria e possivelmente custosa, principalmente no contexto do público-alvo que provavelmente teriam conhecimento limitado sobre a criptomoeda”.

Publicidade

Apesar de o anúncio da Payward ter um aviso legal, seus cuidados não eram claros. Além disso, ASA disse que “clientes não teriam o tempo de compreender as informações relevantes no aviso legal, se é que fossem lidas”.

A ASA e cripto

Essa não foi a primeira vez que ASA tomou a indústria de criptomoedas como alvo.

A ASA suspendeu o anúncio da Luno em maio deste ano, que afirmou: “Se você está vendo o bitcoin no Metrô, é hora de comprá-lo”. A entidade considerou que essa propaganda era irresponsável.

A supervisora também mirou nos anúncios de Floki Inu no metrô de Londres. Em novembro, o órgão começou a investigar essas publicidades.

Um porta-voz da ASA disse: “Não acho que anúncios de criptomoedas devam estar na rede de transporte. São antiéticos”.

Miles Lockwood, diretor de reclamações e investigações da ASA, também critica anúncios enganosos de criptoativos.

“Clientes precisam saber sobre os riscos de investir em criptoativos e empresas devem garantir que seus anúncios não são enganadores ou socialmente irresponsáveis ao obter vantagem da falta de conhecimento sobre esses produtos complexos e voláteis”, afirmou Lockwood.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
avião despejando tokens - airdrop

Berachain lança rede e começa a distribuir US$ 1,1 bilhão em tokens

Criada a partir de um projeto de NFT de 2021, Berachain arrecadou mais de US$ 100 milhões para viabilizar sua blockchain
close em olho humano

Deputado consulta Lewandowski sobre “venda de íris” no Brasil por criptomoedas

O deputado federal Capitão Alberto Neto enviou perguntas sobre o tema ao ministro da Justiça, em meio à atividade recente da World no Brasil
critpomoedas em cima de bandeira da Índia

Índia revê regulamentação das criptomoedas, mas sem redução de impostos

Os legisladores na Índia parecem estar relaxando em relação às criptomoedas — mas não há sinal de alívio para os traders
tela de celular mostra logo da deepseek

DeepSeek pode democratizar a IA com sua proposta gratuita e open source, afirma pesquisadora

Ana Freitas, pesquisadora sobre IA, afirma que resultados práticos do DeepSeek são indistinguíveis dos líderes ChatGPT e Claude