Imagem da matéria: Paquistão se prepara para legalizar o bitcoin em meio à crise econômica
Foto: Shutterstock

Uma Assembleia Estadual no Paquistão aprovou uma resolução esta semana exigindo leis para a propriedade de criptomoedas e mineração de Bitcoin, twittou Zia Ullah Bangash, uma conselheira do governo, na quarta-feira.

“Apelamos ao governo central para que considere cuidadosamente nossa proposta para legalizar as criptomoedas”, dizia a resolução.

Publicidade

A moção foi aprovada por vários assessores e ministros e dirigida ao ministro-chefe da província de Khyber Pakhtunkhwa, uma região montanhosa no norte do Paquistão. Foi assinado por unanimidade, o que significa que a resolução não foi recebida com qualquer reação ou oposição de outros membros do parlamento.

O Paquistão, onde vivem 212 milhões de habitantes, enfrenta uma economia degradante e está perpetuamente em “alerta máximo” na fronteira com a Índia. Ele enfrenta “sérios problemas econômicos”, de acordo com o think tank de política do Oriente Médio MEI, e viu um declínio em sua produção econômica este ano de acordo com o Banco Mundial.

Mas as criptomoedas oferecem uma saída, pelo menos de acordo com alguns ministros paquistaneses. Eles afirmam que o ambiente naturalmente frio da região de Khyber Pakhtunkhwa, a energia barata e a disponibilidade de mão de obra são a tríade clássica de todas as condições necessárias para minerar Bitcoin e outras criptomoedas de forma lucrativa.

Os mineradores também precisam de leis de propriedade se quiserem lucrar com seus esforços. Atualmente, a propriedade de Bitcoin é ilegal no Paquistão e ações rígidas foram tomadas no passado contra os culpados. Dois indivíduos foram até mesmo presos no início deste ano depois de serem encontrados negociando criptomoedas – estabelecendo um precedente para outros players do mercado. Mas a resolução visa mudar isso.

Por outro lado, alguns indivíduos estão lutando por seus direitos e pela indústria de criptomoedas. Waqar Zaka, autodenominado criptoinfluenciador conhecido no país por seu trabalho no setor, disse hoje que instalou uma fazenda de mineração no país, antes de um processo judicial pendente contra ele.

Publicidade

Publicações locais, desde então, anunciaram a fazenda de mineração de Zaka e seus esforços em pressionar por uma resolução em Khyber Pakhtunkhwa para impulsionar a economia local.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co

VOCÊ PODE GOSTAR
Glaidson durante depoimento à CPI das Pirâmides

Justiça nega pedido do “Faraó do Bitcoin” para retornar a presídio no Rio

Juiz citou vulnerabilidade dos presídios do Rio de Janeiro, onde só em 2024 foram apreendidos 7,5 mil celulares e larga quantidade de drogas
martelo de juiz e criptomoedas sobre mesa

STJ anula provas contra Sbaraini obtidas por quebra de sigilo bancário

Ministros acolheram a tese da empresa de que foi ilegal o ato da Polícia Federal de solicitar quebra de sigilo sem autorização judicial
Imagem da matéria: Golpista rouba R$ 1,8 milhão em criptomoedas se passando por motorista da Uber

Golpista rouba R$ 1,8 milhão em criptomoedas se passando por motorista da Uber

O homem afirmou que seu celular estava com defeito, pediu o telefone da vítima emprestado e transferiu os fundos da conta Coinbase
Ilustração de moeda NOT dourada com logotipo do jogo Notcoin do Telegram

Segure e ganhe: Notcoin vai recompensar usuários que manterem parados tokens do Telegram

A plataforma Earn tem como objetivo incentivar os detentores de tokens vinculados a jogos e aplicativos do Telegram. Veja como funciona.