logos da SEC e da Ripple - XRP
(Shutterstock)

O longo processo da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) contra a Ripple Labs pode estar próximo do fim. Segundo informações divulgadas nesta quinta-feira (13) no X pelo jornalista da Fox Business Charles Gasparino, uma das questões centrais ainda em discussão é se o XRP pode ser classificado como uma commodity e não como um valor mobiliário e que por isso o caso do Ethereum é essencial para a decisão final.

“O ETH foi claramente emitido como uma ICO; suas características na emissão não eram diferentes do XRP — ambos usados para financiar a construção de uma plataforma. No entanto, a Ripple foi processada e o Ethereum não, pois o ETH havia se transformado em uma commodity”, afirmou Gasparino.

Publicidade
(Reprodução/X)

A SEC tem tratado o Ethereum como uma commodity e agora avalia se o mesmo pode ser feito com o XRP. De acordo com a repórter da Fox Business Eleanor Terrett, o impasse atual gira em torno de negociações entre a equipe jurídica da Ripple e a SEC para definir os termos do acordo final.

Um dos pontos em discussão é a multa de US$ 125 milhões imposta à Ripple em agosto de 2023, juntamente com a proibição de vender XRP para investidores institucionais.

Terrett destacou que a Ripple questiona a necessidade de tal penalidade, considerando que a nova liderança da SEC tem buscado reverter medidas anteriores contra empresas cripto.

O argumento, me disseram, é que se a nova liderança da SEC está limpando a lousa de execução para todas as empresas de criptomoedas previamente visadas, porque acredita que a clareza regulatória resolverá o problema subjacente, por que a Ripple ainda deveria ser penalizada? Aceitar a decisão de Torres como está significaria que a Ripple está essencialmente concordando em admitir irregularidades — mas agora a própria SEC aparentemente não tem certeza se alguma irregularidade ocorreu”, escreveu Terret no X na quarta-feira (12).

Publicidade
(Reprodução/X)

SEC x Ripple (XRP)

A batalha judicial começou em dezembro de 2020, quando a SEC acusou a Ripple de levantar US$ 1,3 bilhão por meio da venda de XRP, classificando-o como um valor mobiliário não registrado. Em julho de 2023, a juíza Analisa Torres decidiu que as vendas de XRP não violavam as leis de valores mobiliários, salvo as vendidas para investidores institucionais.

A mudança de postura da SEC começou após a renúncia de Gary Gensler em dezembro de 2024, sendo substituído por Paul Atkins, um defensor das criptomoedas. Desde então, a agência tem revisto diversas diretrizes e retirado processos contra empresas do setor.

VOCÊ PODE GOSTAR
corretora de criptomoedas coinbase

Coinbase vai suspender as negociações das memecoins Floki, Turbo e Giga em Nova York

O preço das memecoins não mudaram muito, apesar do anúncio
Imagem da matéria: Trump planeja assinar ordem para acabar com desbancarização de empresas cripto

Trump planeja assinar ordem para acabar com desbancarização de empresas cripto

Ordem de Trump buscará revogar explicitamente as regras e iniciativas regulatórias associadas à chamada “Operação Chokepoint 2.0”
Imagem da matéria: Atia’s Legacy: Axie Infinity anuncia novo jogo MMO para celular

Atia’s Legacy: Axie Infinity anuncia novo jogo MMO para celular

Os criadores do jogo play-to-earn Axie Infinity revelaram um novo título MMO chamado Atia’s Legacy, que entrará em fase de testes alfa em breve
Criptomoedas sob bandeira da Rússia

BC da Rússia quer liberar criptomoedas para investidores milionários

O Banco Central da Rússia (CBR) propôs ao governo um sandbox regulatório de três anos para cripto, restrito a investidores qualificados