Imagem da matéria: Os 12 jogos NFT mais aguardados do setor cripto
Ilustração do jogo NFT Deadrop (Imagem: Midnight Society)

A próxima onda de jogos conectados ao universo das criptomoedas e NFTs promete ser um passo importante em relação às experiências simplistas e orientadas por DeFi que definiram a onda inicial de jogos play-to-earn.

Quer apostar? É só dar uma olhada nos jogos abaixo. De Illuvium a Shrapnel e Otherside, esses jogos se parecem com os jogos AAA brilhantes que milhões de jogadores da “Web2” adoram, mas com ativos próprios e negociáveis, economias tokenizadas e novas mecânicas de jogo.

Publicidade

Escolhemos 12 dos jogos mais empolgantes no horizonte, incluindo alguns que já jogamos com acesso antecipado, bem como os próximos jogos NFT de gigantes da indústria tradicional de games. E fique atento, pois atualizaremos e expandiremos esta lista regularmente com novas entradas.

Parallel

Parallel é um jogo de cartas colecionáveis de ficção científica que causou um enorme impacto com seu Beta fechado até agora. A atual fase do jogo está disponível para jogadores de PC e gerou muita falação nas redes sociais. Em cada partida de Parallel, os jogadores podem atuar como uma das cinco facções ou “parallels”, cada um com sua própria estética e estilo de jogo.

O parallel Marcoliano é agressivo e prejudicial, por exemplo, enquanto o parallel de Terra é defensivo e possui habilidades de autocura. O parallel Sudário é imprevisível e místico, o Augencore tem tudo a ver com melhorar as cartas no tabuleiro, e o Kathari brilha quando gera um exército de clones que podem rapidamente dominar o inimigo.

Atualmente, ele está no beta fechado e gratuito para jogar, mas cada jogador precisará de um baralho de 40 cartas. Atualmente, existem decks gratuitos oferecidos que não são NFTs, mas aqueles interessados na propriedade do cartão e na capacidade de ganhar o token Prime do Parallel para vitórias precisarão de um baralho de cartas NFT. O jogo lançou pacotes de baralho de cartas iniciais como NFTs na rede Base da Coinbase, bem como cartões individuais no Ethereum.

Publicidade

Illuvium

Illuvium é uma franquia de fantasia de ficção científica com quatro jogos diferentes em desenvolvimento: Illuvium Arena, Illuvium Overworld, Illuvium Zero e Illuvium Beyond. A franquia está se preparando para ter muito potencial nos gêneros de RPG, autobattler e jogos de cartas — e os gráficos em Overworld já são impressionantes. Ficamos impressionados depois de jogar o teste beta de mundo aberto de Overworld.

E quando se trata de elementos cripto, o Illuvium está se baseando em Immutable X e vende personagens do jogo como NFTs, juntamente com caixas de loot, e usa o token ILV. Illuvium tem seu próprio mercado cripto chamado IlluviDex para ativos de negociação e está agora investindo em integrações cripto.

Deadrop

Deadrop é um jogo de tiro em primeira pessoa (FPS) de ficção científica com elementos de battle royale (BR) e extração. Ele está sendo desenvolvido pelo Midnight Society, um estúdio de jogos dirigido pelo YouTuber e veterano da indústria de jogos Guy “Dr. Disrespect” Beahm e ex-líder de desenvolvimento do Call of Duty, Robert Bowling, entre outros.

Deadrop já causou impacto em parte devido ao grande número de seguidores do Dr. Disrespect no YouTube — e os jogadores parecem estar gostando do jogo até agora.

Publicidade

Em Deadrop, os jogadores devem subir para chegar a um ponto de extração enquanto eliminam outros jogadores ao longo do caminho. O Deadrop ofereceu “snapshots” de acesso antecipado, com acesso aos detentores dos NFTs Founders Pass na Polygon, bem como aos jogadores que compram chaves não NFT de torre. A compilação Snapshot VI de julho ofereceu uma versão ainda maior e melhor da experiência, com o Snapshot VII previsto para ser revelado em Las Vegas no dia 20 de outubro.

Symbiogenesis

A Square Enix, produtora de Final Fantasy e Dragon Quest, está trazendo sua destreza em desenvolver jogos RPG para o mundo Web3 com o Symbiogenesis, um jogo que tem sido descrito como uma experiência narrativa estratégica construída em torno de NFTs. Ele será lançado na Polygon, uma rede de segunda camada do Ethereum.

A Square Enix passou meses divulgando detalhes da experiência, compartilhando artes conceituais que passam uma vibe bem Final Fantasy, bem como vislumbres dos NFTs de foto de perfil (PFPs) que farão parte da experiência. E o cenário distópico pós-desastre ambiental parece estar de acordo com os pontos fortes da produtora. Até aqui, no entanto, não temos uma noção clara de como vai ser o visual e a jogabilidade do game — mas a perspectiva é de que será uma experiência empolgante.

Shrapnel

https://www.youtube.com/watch?v=KNTVpHT-Xgk

O Shrapnel é um jogo de extração de FPS de ficção científica em desenvolvimento que oferecerá ativos no jogo como NFTs, bem como muitas oportunidades para a criação de conteúdo NFT gerado pelo usuário. O conteúdo do Shrapnel será negociável graças ao seu recurso GameBridge, e o game usa sua própria sub-rede Avalanche e o token SHRAP.

O Shrapnel ofereceu recentemente testes de acesso antecipado na GDC em março, bem como na conferência Consensus em abril. A jogabilidade parece ser excelente e cinematográfica até agora, tornando-se um dos jogos baseados em criptoativos mais bem avaliados até agora.

Publicidade

My Pet Hooligan

My Pet Hooligan (MPH) é um jogo de tiro de ficção científica estilizado em terceira pessoa da AMGI Studios. Em MPH, os jogadores jogam como coelhos bípedes de cores vivas, e o jogo oferece modos de jogo de equipe deathmatch e battle royale, com base no que vimos do atual teste de acesso antecipado fechado em julho.

O MPH tem uma variedade de integrações cripto e com NFTs, incluindo rabbit e robot NFTs, bem como o token KARROT. Como o Illuvium e o Shrapnel, o MPH está se voltando para os elementos cripto dentro do jogo. Seus desenvolvedores vêm de empresas como Disney e Pixar, e o movimento único e a estética peculiar do jogo certamente encantarão alguns jogadores. Mesmo ainda em fase de pré-lançamento, é um dos jogos Web3 mais promissores que já jogamos até hoje.

Champions Tactics: Grimoria Chronicles

A Ubisoft, uma das maiores produtoras de videogames do mundo, está testando novos jogos no espaço Web3 há anos — e está trabalhando em um jogo totalmente novo usando essa tecnologia. O criador de Assassin’s Creed e Just Dance anunciou Champions Tactics: Grimoria Chronicles, um novo RPG tático PvP (RPG) na blockchain Oasys.

Não temos muitos detalhes concretos do jogo até o momento. O Champions Tactics terá uma temática de fantasia, e o teaser trailer mostra silhuetas do que parecem ser figuras de mesa de um mago e guerreiros, sugerindo uma tradução literal de RPGs físicos para o reino digital. A Ubisoft também aponta para um “drop gratuito de lançamento” para testar o jogo no PC. Seja qual for a forma do jogo, com certeza será um grande lançamento.

Wildcard

Wildcard é um jogo de arena player-versus-player em alpha que combina elementos de um jogo de cartas, arena de batalha multiplayer online (MOBA) e autobattler. Os jogadores devem estrategicamente “jogar” cartas na arena, que se transformam em vários personagens que lutarão automaticamente contra os próprios personagens baseados em cartas dos inimigos. 

Um dos criadores do Wildcard, Paul Bettner, criou anteriormente o jogo de grande sucesso Word With Friends. Ele também é muito ativo no Twitter e tem recebido feedback dos jogadores. O Wildcard está lançando seus NFTs via Polygon. No momento em que este artigo foi escrito, o Wildcard lançou apenas seu Wildpass, um passe de membro NFT prometendo aos detentores “acesso ao universo Wildcard.”

Publicidade

Otherside

O Bored Ape Yacht Club ajudou a inflamar o boom das PFPs, mas a criadora Yuga Labs se vê cada vez mais como uma empresa de jogos — e após experiências mais curtas e simples como o Dookey Dash e o HV-MTL Forge, Otherside é a grande aposta de US$ 4 bilhões da startup de Web3.

Anunciado como um jogo de metaverso, a Yuga Labs vendeu mais de US$ 300 milhões em terrenos baseados em NFT para o jogo, e os executivos disseram ao Decrypt que eles imaginam um mundo de jogo compartilhado que permita aos usuários construir jogos e conteúdo ao lado das próprias experiências temáticas de Apes da Yuga.

Os primeiros testes de jogo para os detentores de NFTs impressionaram com a enorme escala da experiência, com vários milhares de jogadores todos compartilhando o mesmo mundo nesta primavera. Veremos se a visão da Yuga para o metaverso se mostra convincente em meio à crescente apatia em torno do conceito mais amplo.

Gran Saga: Unlimited

Gran Saga: Unlimited (GSU) é um RPG multiplayer online (MMORPG) com elementos de fantasia que está sendo desenvolvido pela Metapixel. Em julho de 2023, o GSU ofereceu um teste de jogo comunitário onde os jogadores podiam selecionar um personagem de um dos cinco tipos e subir de nível por meio de uma série de missões e invasões. Como a maioria dos MMORPGs, o GSU tem causadores de danos, personagens tanques (que absorvem danos), curandeiros e magos.

A estética do jogo é meio que uma mistura de World of Warcraft e Genshin Impact. A base do GSU gira em torno de ajudar a IA do jogo — representada como uma personagem chamada Lillith — a eliminar vários erros e “bugs” no mundo de fantasia do jogo, tornando-o uma mistura fascinante de fantasia e ficção científica. O GSU oferecerá aos usuários vários itens no jogo como NFTs Aptos, que podem ser negociados com outros jogadores.

Star Atlas

O Star Atlas é um dos jogos Web3 mais ambiciosos em desenvolvimento e visa oferecer um vasto jogo de simulação espacial construído em torno de NFTs na rede Solana. Pense nele como o Star Citizen ou EVE Online, mas com ativos de propriedade dos jogadores e uma economia tokenizada.

Isso não é pouca coisa, então não é surpresa que os desenvolvedores planejem passar anos construindo o universo do jogo. No entanto, já começamos a ver vislumbres do que será possível, com o lançamento de uma demo pré-alfa jogável na Epic Games Store que foi atualizada e expandida ao longo do tempo, além de atualizações frequentes de desenvolvimento.

Se o Star Atlas conseguir cumprir as suas ambições, poderá ser um dos pesos pesados no mundo dos games Web3. No entanto, demissões recentes podem apontar para desafios em executar essa visão — ou, pelo menos, potenciais atrasos em fazê-lo.

MapleStory Universe

Arte promocional do MapleStory Universe (Imagem: Nexon)

O MapleStory — o MMORPG 2D lançado em 2003 — terá um jogo spinoff habilitado para NFTs chamado MapleStory Universe. O MapleStory é uma franquia amada, cuja estética pixelada colorida e fofa atraiu uma comunidade grande e fervorosa.

Agora, o MapleStory Universe usará a Polygon para seus elementos NFT e, eventualmente, oferecerá seu próprio token, de acordo com os comentários de um representante da Nexon ao Decrypt. A Nexon construirá sua própria “Supernet” na Polygon para dar suporte ao back-end cripto do título. O jogo está em desenvolvimento desde 2022 e ainda não tem data de lançamento.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Fachada da Comisión Nacional de Valores Argentina (CNV

Argentina recebe pedido de registro de 35 exchanges de criptomoedas; saiba quais são

Quem não se cadastrou na Comissão Nacional de Valores Mobiliários até a última terça-feira (3) não poderá operar com criptomoedas no país
Donald Trump posa para foto em evento político nos EUA

Trump se apresenta como ‘criptopresidente’ em evento de arrecadação de fundos

O candidato presidencial republicano dobrou sua postura pró-cripto durante evento em São Francisco, EUA
Imagem da matéria: Microstrategy e Michael Saylor irão pagar US$ 40 milhões em acordo de processo fiscal

Microstrategy e Michael Saylor irão pagar US$ 40 milhões em acordo de processo fiscal

Procurador-geral disse em 2022 que Saylor se envolveu em um “esquema fraudulento” para evitar o pagamento de impostos
Ilustração mostra logotipo Solana à frente de gráfico de trading

Fundação Solana pune validadores acusados de “ataque do sanduíche”

Os ataques do sanduíche (sandwich attacks) vão contra as regras estabelecidas pela Fundação; Entenda