Imagem da matéria: Negócios cripto de Trump estão tornando regulação "mais complicada", diz presidente do Comitê de Serviços Financeiros
Shutterstock

O presidente do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos EUA, French Hill (Republicano do Arkansas), afirmou nesta segunda-feira (31) que os negócios pessoais com criptomoedas do presidente Donald Trump e de sua família tornaram a elaboração de legislações para esse setor emergente “mais complicada”, em uma rara crítica às atividades pessoais do presidente feita por um membro importante da liderança republicana no Congresso.

Hill mencionou especificamente os projetos de memecoin e stablecoin do presidente como dois empreendimentos que impactaram negativamente o trabalho dos legisladores que estão correndo para criar regras para a indústria de ativos digitais.

Publicidade

“Eles tornaram nosso trabalho mais complicado”, disse Hill aos repórteres na segunda-feira, referindo-se a esses projetos.

Desde que voltou ao poder, Trump e seu círculo próximo expandiram rapidamente seus portfólios de criptoativos ao mesmo tempo em que o presidente está definindo políticas que afetam diretamente esses mesmos ativos e setores. Nos últimos meses, Trump e seus parceiros de negócios lançaram uma memecoin na rede Solana e uma plataforma de finanças descentralizadas (DeFi) na Ethereum chamada World Liberty Financial, que recentemente anunciou sua própria stablecoin.

Memecoins são ativos cripto especulativos que derivam seu valor de significados culturais — e que a SEC recentemente comparou a “colecionáveis” — enquanto stablecoins são ativos digitais projetados para manter um valor estável atrelado ao dólar americano.

Trump e sua família já lucraram centenas de milhões de dólares com esses empreendimentos; os ganhos não realizados dos mesmos projetos estão na casa dos bilhões.

As empresas já existentes de Trump também aumentaram agressivamente sua exposição ao setor de cripto no mesmo período. Na semana passada, a empresa responsável pela rede social Truth Social, do presidente, anunciou uma parceria com a Crypto.com para oferecer ETFs de criptomoedas.

Publicidade

Negócios em família

Na manhã desta segunda-feira, os filhos do presidente, Eric e Don Jr., fecharam um acordo para lançar seu próprio negócio de mineração de Bitcoin.

Ao mesmo tempo, o presidente assinou várias ordens executivas com impacto direto na indústria de criptomoedas. Além disso, funcionários da Casa Branca estão atualmente, sob sua direção, colaborando com republicanos no Congresso para ajudar a moldar peças-chave de legislação que irão criar, pela primeira vez, um regime regulatório americano para criptoativos.

No início deste mês, o czar de IA e cripto do presidente, David Sacks, minimizou os empreendimentos pessoais de Trump no setor cripto, classificando-os como “irrelevantes” para a regulação do setor.

Mas parece que a paciência entre os republicanos no Congresso em relação à dimensão desses esquemas lucrativos está diminuindo. O Comitê de Serviços Financeiros da Câmara deve analisar sua versão da proposta de legislação sobre stablecoins, chamada STABLE Act, nesta quarta-feira, e em breve considerará uma nova versão de um projeto de lei sobre estrutura de mercado, segundo declarações feitas por Hill na segunda-feira.

Publicidade

Um projeto de lei paralelo sobre stablecoins também está tramitando no Senado. Se aprovadas, essas leis ofereceriam pela primeira vez um caminho claro para a segurança jurídica de uma variedade de projetos e empresas cripto, com base no cumprimento das novas regras que estão sendo finalizadas. Espera-se que sua aprovação traga uma onda de investimentos e apoio ao setor cripto por parte de instituições financeiras tradicionais, que até agora estavam à margem.

Embora esses projetos tenham apoio bipartidário, os negócios pessoais de Trump oferecem aos democratas resistentes uma forma conveniente de protestar contra sua aprovação.

Na semana passada, a senadora Elizabeth Warren (Democrata de Massachusetts) denunciou a stablecoin USD1 da World Liberty Financial, apoiada por Trump, como uma “fraude” e associou o projeto à legislação cripto pendente.

“O Congresso precisa agir e consertar o projeto de lei atual sobre stablecoins que está em tramitação no Senado e que tornará mais fácil para Trump — e Elon Musk — assumirem o controle do seu dinheiro”, declarou.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Cyllas Elia, CEO do 2GO Bank

Caso 2Go Bank: Policial e empresários são denunciados por lavar dinheiro para o PCC

Os denunciados atuavam por meio do fracionamento de transações, criptomoedas e ‘laranjas’
Brian Armstrong é fotografado durante evento

EUA: Parlamentar rejeita pedido da Coinbase por stablecoins com rendimento

O presidente do Comitê de Serviços Financeiros, French Hill, afirmou que não há consenso no Congresso para permitir stablecoins que geram juros aos detentores
moeda de XRP Ripple e BTC Bitcoin

Alta do XRP pode ser sinal para valorização do Bitcoin, diz análise

Pelo menos três eventos desde 2017 mostraram que o BTC bateu recorde de preço após alta da criptomoeda nativa da Ripple
Brad Garlinghouse CEO da Ripple e XRP

CEO da Ripple espera que um ETF de XRP seja lançado nos EUA até o final do ano

Brad Garlinghouse também afirmou que uma IPO da Ripple Labs é possível, mas que no momento não é prioridade