Imagem da matéria: "Não vou aceitar acordo que proteja traders de criptomoedas", diz Joe Biden
Presidente dos EUA, Joe Biden (Foto: Shutterstock)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, falou publicamente sobre criptomoedas pela primeira vez — e não foi com um tom positivo. Ao discursar neste domingo (21) no encerramento do encontro da cúpula do G7 em Hiroshima, no Japão, o presidente americano disse:

“Não vou concordar com um acordo que proteja ricos fraudadores de impostos e traders de criptomoedas, colocando em risco a assistência alimentar [para americanos].” Esse trecho do discurso de Biden foi compartilhado pelo canal de TV Sky News (veja abaixo).

Publicidade

A frase foi dita enquanto Biden abordava as negociações em andamento com líderes do congresso americano para resolver a crise orçamentária que atinge o país.

Atualmente, Biden negocia com os congressistas o aumento do teto da dívida federal, à medida que cresce o temor de que o governo possa não conseguir pagar todas as suas contas em junho.

Enquanto republicanos defendem cortes drásticos de gastos em troca de apoio para o aumento do limite da dívida, Biden traça os limites da barganha. 

Em um tweet feito no início de maio, Biden já havia usado uma narrativa parecida a de seu discurso de hoje. Ele defendeu que o congresso deveria cortar gastos acabando com o que chama de “brechas” no recolhimento de impostos que beneficiam os “ricos investidores em criptomoedas”.

Publicidade

Joe Biden vs criptomoedas

A administração de Joe Biden passou a mirar as criptomoedas como uma possível indústria para aumentar a taxação.

Uma proposta de imposto de 30% sobre empresas de mineração de criptomoedas foi o foco de um relatório divulgado pela Casa Branca em 2 de maio, no qual a administração reiterou sua posição de que reduzir os lucros dos mineradores é do interesse das comunidades americanas e do meio ambiente.

A medida afetaria os mineradores de criptomoedas a partir de 2024 e exigiria que essas empresas pagassem ao governo um imposto com base em seus custos associados à eletricidade – começando em 10% e aumentando a cada ano até chegar a 30%.

O orçamento de 2024 da Casa Branca estima que isso poderia ajudar o governo a reduzir seu déficit em US$ 74 milhões no primeiro ano, potencialmente chegando a US$ 444 milhões até o ano fiscal de 2033.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Javier Milei é acusado de fraude por promover a criptomoeda LIBRA

Javier Milei é acusado de fraude por promover a criptomoeda LIBRA

Milei apagou sua postagem no X e se desvinculou do projeto cripto LIBRA, mas não antes de investidores perderem milhões
token do trump

Como Ripple, MoonPay e Mike Novogratz ajudaram a memecoin de Trump a ter sucesso

Os primeiros dias da memecoin oficial do presidente Donald Trump poderiam ter sido muito diferentes se não fosse por um trio de empresas de criptomoedas
Javier Milei gesticulando

Cofundador da empresa por trás do token TRUMP renuncia após acusação de manipular token de Milei

Colapso do token LIBRA intensificou as acusações de insider trading, com analistas on-chain apontando para atividades suspeitas
montagem com símbolo do Bitcoin e bandeira da República Centro-Africana

República Centro-Africana lança memecoin, mas levanta suspeita do mercado

O presidente Faustin-Archange Touadéra disse que $CAR busca unir a população, impulsionar a economia e posicionar o país no cenário global