Tela de computador que mostra moeda de bitcoin em meio a traços matrix
Shutterstock

Um homem do Alabama, estado nos EUA, se declarou culpado na segunda-feira (10) por ajudar a hackear a conta no X da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) em janeiro de 2024, em uma tentativa de enganar o mercado sobre aprovações de ETFs à vista de Bitcoin — dias antes de eles de fato serem aprovados pelos reguladores.

Eric Council, de 25 anos, morador da cidade de Athens, admitiu que era culpado de conspiração para cometer roubo de identidade qualificado e fraude de dispositivo de acesso no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito de Columbia, segundo a Bloomberg.

Publicidade

A confissão de culpa de Council ocorre 13 meses após a SEC aprovar os ETFs de Bitcoin à vista. O aguardado lançamento, que abriu caminho para a entrada de bilhões de dólares em capital institucional no mercado cripto, foi antecipado por uma declaração falsa no dia anterior, afirmando que um grupo de ETFs já havia sido aprovado.

Quando o suspeito por invadir a rede social da SEC para fazer o anúncio falso foi preso pelo FBI em outubro do ano passado, as autoridades alegaram que Council alavancou uma técnica de “troca de SIM”. Ele obteve controle de um número de telefone pertencente a um funcionário da SEC, o que lhe permitiu obter acesso não autorizado à conta de rede social da instituição.

O suposto esquema envolvia a criação de uma identidade falsa usando informações pessoais roubadas e, em seguida, a compra de um novo cartão SIM vinculado à conta de celular de um funcionário da SEC.

A postagem falsa vinculada ao Council, que imediatamente gerou perguntas sobre os procedimentos de segurança de informações da SEC, fez o preço do Bitcoin disparar. Em 9 de janeiro, o preço do Bitcoin saltou para US$ 47.700 antes de cair para US$ 45.600.

Publicidade
(Reprodução/X)

O ex-presidente da SEC, Gary Gensler, rapidamente desmentiu a declaração falsa, que foi repetida pela agência, dizendo que sua conta X havia sido comprometida.

As autoridades alegam que Council fez investigações suspeitas após o incidente: “Como posso ter certeza se estou sendo investigado pelo FBI?” e “Quais são os sinais de que você está sob investigação pela polícia ou pelo FBI, mesmo que não tenha sido contatado por eles?”

O jovem de 25 anos pode pegar até 15 anos de prisão por falsificação de identidade e três anos por se passar por uma agência federal.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
ilustração correlação entre ouro e bitcoin

Hashdex vai lançar ETF que combina ouro e Bitcoin na B3

A gestora brasileira Hashdex se juntou à Buena Vista Capital para lançar um ETF de Bitcoin e Ouro para proteção contra tempos de incerteza econômica
Ilustração de tokens SEI , da Sei Network

Token SEI decola 47% após Wyoming anunciar sua stablecoin; entenda

Analistas disseram que o forte crescimento on-chain da Sei nos meses anteriores pode ajudar a sustentar seus recentes ganhos de preço
celular mostra log do Fed,ao fundo busto de Jerome Powell desfocado

“É algo muito positivo”: presidente do Fed apoia projetos de lei sobre cripto nos EUA

Jerome Powell indicou que os EUA se beneficiariam com regras mais claras para o setor cripto
Hacker de bitcoin e criptomoedas mexendo no notebook

Polícia prende suspeito de hackear contas reservas mantidas no Banco Central

Segundo as investigações, o próprio funcionário da C&M Software deu acesso aos criminosos a sua máquina de trabalho