Imagem da matéria: "Não vou aceitar acordo que proteja traders de criptomoedas", diz Joe Biden
Presidente dos EUA, Joe Biden (Foto: Shutterstock)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, falou publicamente sobre criptomoedas pela primeira vez — e não foi com um tom positivo. Ao discursar neste domingo (21) no encerramento do encontro da cúpula do G7 em Hiroshima, no Japão, o presidente americano disse:

“Não vou concordar com um acordo que proteja ricos fraudadores de impostos e traders de criptomoedas, colocando em risco a assistência alimentar [para americanos].” Esse trecho do discurso de Biden foi compartilhado pelo canal de TV Sky News (veja abaixo).

Publicidade

A frase foi dita enquanto Biden abordava as negociações em andamento com líderes do congresso americano para resolver a crise orçamentária que atinge o país.

Atualmente, Biden negocia com os congressistas o aumento do teto da dívida federal, à medida que cresce o temor de que o governo possa não conseguir pagar todas as suas contas em junho.

Enquanto republicanos defendem cortes drásticos de gastos em troca de apoio para o aumento do limite da dívida, Biden traça os limites da barganha. 

Em um tweet feito no início de maio, Biden já havia usado uma narrativa parecida a de seu discurso de hoje. Ele defendeu que o congresso deveria cortar gastos acabando com o que chama de “brechas” no recolhimento de impostos que beneficiam os “ricos investidores em criptomoedas”.

Publicidade

Joe Biden vs criptomoedas

A administração de Joe Biden passou a mirar as criptomoedas como uma possível indústria para aumentar a taxação.

Uma proposta de imposto de 30% sobre empresas de mineração de criptomoedas foi o foco de um relatório divulgado pela Casa Branca em 2 de maio, no qual a administração reiterou sua posição de que reduzir os lucros dos mineradores é do interesse das comunidades americanas e do meio ambiente.

A medida afetaria os mineradores de criptomoedas a partir de 2024 e exigiria que essas empresas pagassem ao governo um imposto com base em seus custos associados à eletricidade – começando em 10% e aumentando a cada ano até chegar a 30%.

O orçamento de 2024 da Casa Branca estima que isso poderia ajudar o governo a reduzir seu déficit em US$ 74 milhões no primeiro ano, potencialmente chegando a US$ 444 milhões até o ano fiscal de 2033.

VOCÊ PODE GOSTAR
ilustração do famoso sapo pepe

PEPE salta 19% e bate recorde após boato de listagem na Coinbase e hype da GameStop

As últimas 24 horas foram uma tempestade perfeita para Pepe: Roaring Kitty voltou causando um boom das memecoins, ao mesmo tempo que se espalhou rumores de listagem na Coinbase
Imagem da matéria: O poder dos RWA: executivo explica por que faz sentido tokenizar ativos do mundo real

O poder dos RWA: executivo explica por que faz sentido tokenizar ativos do mundo real

Fabrício Tota, diretor do MB, discutiu no Ethereum Rio como empresas podem tirar o máximo proveito da tecnologia blockchain através da tokenização
martelo de juiz com logo da binance no fundo

Governo dos EUA contrata empresa para monitorar a Binance

A Forensic Risk Alliance venceu a disputa contra a Sullivan & Cromwell, que atuou no caso FTX
Imagem da matéria: Solana salta quase 5% e deixa Bitcoin e Ethereum para trás

Solana salta quase 5% e deixa Bitcoin e Ethereum para trás

Solana é a moeda que mais valoriza entre as 10 principais do mercado; BTC e ETH sofrem leves quedas nesta tarde