Imagem da matéria: Não existirão mais programadores (humanos) em cinco anos, prevê empresário
Quantidade de devs na área de criptomoedas diminuiu quase pela metade (Foto: Shutterstock)

Emad Mostaque, fundador e CEO da empresa Stability AI, tem uma previsão provocativa à medida que a Inteligência Artificial (AI, no inglês) transforma cada vez mais o nosso mundo: “Não haverá mais programadores humanos daqui a cinco anos.” O executivo futurista parece imaginar um futuro próximo moldado pelas capacidades da AI.

Mostaque falou sobre o status atual da indústria de AI e sua visão em uma entrevista com o futurista Peter Diamandis para o Podcast Moonshots and Mindsets. E essa visão, disse ele, só pode avançar até os próximos cinco anos (2028).

Publicidade

O futuro não parece muito brilhante para programadores humanos, concluiu Mostaque — e há algumas evidências para apoiar seu argumento.

Segundo dados do GitHub, “41% de todo o código atualmente já é gerado por AI”, observou Mostaque. Um fato ainda mais interessante, “em três meses ultrapassamos o Bitcoin e o Ethereum (no Github) e desenvolvemos uma popularidade (na plataforma)”, um testemunho da crescente popularidade da AI sobre as criptomoedas.

A Stability AI é a empresa por trás do Stable Diffusion, o gerador de imagens de código aberto mais popular do mundo. As ambições da empresa, no entanto, incluem uma ampla gama de projetos, abrangendo vários setores, desde a construção de modelos para dobramento de proteínas, análise de DNA e reações químicas até modelos de linguagem e processamento de dados audiovisuais.

A Stability AI diz que visa construir a base para um “sistema operacional da sociedade.”

Olhando para o futuro imediato, Mostaque prevê mudanças inovadoras na nossa comunicação e acesso à informação.

“Até o final do próximo ano”, diz ele, “acredito que você terá o ChatGPT no seu celular sem internet (conexão).” Com modelos de AI totalmente integrados nos smartphones, nossas interações conversacionais podem sofrer uma transformação radical.”

Publicidade

Apesar dos rápidos avanços na AI, as preocupações sobre o seu potencial impacto no mundo persistem. A Stability AI está trabalhando diretamente neste desafio através da construção de modelos personalizados. Seu objetivo é permitir que cada indivíduo, empresa ou cultura tenha um sistema de AI que reflita suas próprias narrativas e perspectivas únicas.

Descentralizar a AI é a chave para sua estratégia, explica Mostaque, garantindo que a tecnologia beneficie os indivíduos em vez de trabalhar contra eles — bastante semelhante ao ethos do universo cripto.

Mostaque destacou o compromisso de sua empresa com a transparência e sua crença na democratização do acesso à tecnologia de AI. Além do Stable Diffusion, a equipe de Mostaque disponibilizou grandes modelos linguísticos em código aberto que, segundo ele, já foram baixados mais de 25 milhões de vezes.

Robôs roubando empregos?

É claro que as preocupações em torno da segurança nos empregos também surgem, é inevitável. Nessa frente, Emad Mostaque pinta um quadro diferente. Como Vitalik Buterin, o cofundador da Ethereum que uma vez combateu os temores de eliminação de empregos proclamando a Ethereum como uma “destruidora de empregos, criadora de empregos melhores”, Mostaque aborda a revolução da AI com otimismo semelhante. Ele vê a AI como uma ferramenta que aumenta o potencial humano, não uma ameaça que o aniquila.

“Humanos são humanos. Forneça a informação que cria o maior valor, e você vai mudar o mundo.”

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.