Fachada de um prédio da BlackRock na Califórnia, EUA
Shutterstock

Uma mudança na estrutura do ETF de Bitcoin à vista proposto pela BlackRock, cujo pedido está sob análise da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), pode abrir a porta do novo produto para bancos de Wall Street.

Isso porque os participantes autorizados (ou AP na sigla em inglês) poderiam também criar cotas no fundo com dinheiro, o que abriria a porta do ETF de Bitcoin para bancos que não podem deter criptomoedas diretamente. Em resumo, explica o site CoinDesk, os APs poderiam trocar dinheiro por BTC por um intermediário e armazená-los no provedor de custódia do ETF.

Publicidade

A discussão sobre a mudança no eventual produto da BlackRock consta em um memorando de uma reunião de 28 de novembro envolvendo membros da gestora, da SEC e da Nasdaq.

A SEC tem atualmente 13 pedidos para aprovação de um ETF de Bitcoin à vista. A expectativa do mercado é que a agência comece a aprovar em janeiro a aprovação dos fundos. Em vista disso, a BlackRock atraiu um investimento inicial de US$ 100 mil no seu “iShares Bitcoin Trust”.

Contudo, comenta o Coindesk, uma visão comum até agora era que os grandes APs não seriam bancos, mas gigantes formadoras de mercado com experiência em criptomoedas como Jane Street, Jump Trading e Virtu, por exemplo.

Mas tudo isso ainda não passa de discussão e depende de a SEC aceitar esse modelo duplo, como explicou o CEO da CF Benchmarks, Sui Chung, em uma entrevista. Segundo a publicação, Chung disse que caso isso ocorra a liquidez aumentaria potencialmente.

Publicidade

“E embora empresas comerciais como Jane Street, etc. sejam grandes e especialistas, elas fundamentalmente não têm mais de um trilhão de dólares, o que os grandes bancos americanos têm”, finaliza.

VOCÊ PODE GOSTAR
bitcoin preso a correntes

Angola proíbe mineração de criptomoedas e China repercute

Embaixada pediu aos chineses que vivem no país sul-africano para não apoiarem ou se envolverem com mineração
moeda de bticoi nsob nota de dólar

Token Runecoin da rede Bitcoin atinge alta histórica antes de listagem na OKX

A exchange centralizada OKX é a mais recente a adotar as Runes, realizando uma campanha de recompensas em Runecoin antes da listagem
Imagem da matéria: Renato Moicano: Lutador ganha fãs promovendo o Bitcoin e as "6 lições" de Ludwig von Mises

Renato Moicano: Lutador ganha fãs promovendo o Bitcoin e as “6 lições” de Ludwig von Mises

Famoso no mundo das lutas, Renato Moicano agora também conta com fãs do mercado financeiro e criptomoedas
Imagem da matéria: Governo dos EUA está investigando Jack Dorsey por negócios com Bitcoin

Governo dos EUA está investigando Jack Dorsey por negócios com Bitcoin

Relatório afirma que a Block supostamente processou transações de criptomoedas de grupos terroristas e de países sancionados