Imagem da matéria: MPF abre seleção de artigos sobre criptomoedas; veja como participar
Foto: Shutterstock

O Ministério Público Federal (MPF) vai receber até a última quarta-feira (26) deste mês de julho inscrições de artigos científicos sobre aspectos jurídico-penais relacionados aos criptoativos.

Autores dos textos selecionados estarão automaticamente convidados a palestrar por 20 minutos em evento online, a ser organizado pela Câmara Criminal do MPF (2CCR), também responsável pela seleção.

Publicidade

O objetivo da iniciativa é formar uma coletânea de textos sobre o tema das criptomoedas no aspecto jurídico para serem publicados no portal do MPF. A seleção é direcionada ao público interno e externo, ou seja, podem participar membros e servidores do órgão, estudantes, pesquisadores, operadores do Direito e interessados na temática de forma geral.

Conforme comunicado, serão aceitos textos inéditos, não inéditos (porém atualizados), adaptações de monografias e resumos de dissertações ou teses. Na seleção dos artigos científicos, serão observados critérios de relevância institucional (enfoques relevantes ao MPF), consistência e rigor científicos, atualização temática e bibliográfica e contribuição para o campo de conhecimento.

O procurador da República Tiago Misael de Jesus Martins, coordenador da publicação, afirma que a discussão acadêmica sobre os impactos dos criptoativos no Direito e, especificamente, no âmbito das investigações criminais, é assunto de interesse em todo o mundo.

Para ele, ao organizar uma coletânea de artigos sobre o tema, o MPF contribui para a disseminação do conhecimento e ampliação desse debate.

Publicidade

Em maio deste ano, o Ministério Público Federal já havia realizado ação semelhante

Para participar, os textos devem ser enviados para o e-mail [email protected]. Os requisitos mínimos para submeter um artigo científico estão descritos no site oficial do MPF, e os resultados serão divulgados em até dois meses após o prazo limite das inscrições.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: “Melhor forma de regular tokenização é caminhar junto com mercado”, diz diretor da CVM

“Melhor forma de regular tokenização é caminhar junto com mercado”, diz diretor da CVM

Daniel Maeda destaca o vasto potencial da tokenização e as inúmeras oportunidades para preencher lacunas no mercado
Ministro Fernando Haddad éfotografado em discurso em SP

Site falso que inventou entrevista com Haddad sobre criptomoedas é desmascarado

O site falso que simula o Globo.com pede dados de cartão de crédito e depósito em dinheiro, além de citar o “Banco Nacional do Brasil”, que não existe
Gabriel Galípolo - diretor do banco central

Senado aprova Galípolo para assumir presidência do Banco Central em 2025

Até o fim do ano, haverá um processo de transição de comando na instituição entre Gabriel Galípolo e o atual presidente Roberto Campos Neto
Imagem da matéria: Como os brasileiros estão usando criptoativos em 2024 | Estudo

Como os brasileiros estão usando criptoativos em 2024 | Estudo

O estudo State of Digital Assets in Brazil, produzido pela equipe de Research do MB, aponta que metade da população brasileira usará ativos digitais até 2030