Um painel formado por vários ministérios e convocado pelo Ministério das Finanças da Índia em abril para estudar e sugerir medidas para o governo lidar com moedas digitais, incluindo bitcoin, teria dado ao governo suas recomendações oficiais. O Financial Express informou que:
[O painel] recomendou ao governo que tome medidas imediatas para impedir o uso de VCs [moedas virtuais], como bitcoins, para proteger as pessoas de potenciais fraudes e reduzir a lavagem de dinheiro.
Antes de enviar seu relatório ao governo, o painel buscou opiniões do público, assim como a opinião de startups da área. Recentemente, realizou uma reunião em que os interessados foram consultados, afirmou a ministra de Estado das Finanças, Arjun Ram Meghwal, na semana passada, acrescentando que analisou vários aspectos das moedas digitais, como o uso do bitcoin.
O painel também propôs que, se o uso das moedas digitais continuar, o governo tem a opção de interromper suas transações através da regulação de estabelecimentos comerciais e intermediários, disseram as fontes ao noticiário.
Leia Também: Investidor Bilionário, Marks, Diz que Bitcoin é “Esquema de Pirâmide”
Criptomoedas já estão em crescimento na India
Enquanto isso, a adoção de bitcoin na Índia está crescendo rapidamente, especialmente em cidades como Bangalore, onde a Unocoin, uma das maiores exchanges de bitcoins do país está localizada. A empresa disse à Bitcoin.com que mais de 50 novos comerciantes se inscreveram para aceitar o bitcoin este mês. De acordo com uma pesquisa recente, profissionais da maioria das indústrias ouviram falar de bitcoin, mesmo que não o tenham usado.
Um funcionário do governo disse que os intermediários têm anunciado regularmente a criptomoeda e o silêncio do governo sobre eles “pode ser interpretado como uma permissão para tais atividades”, explicou o Financial Express, acrescentando que:
O painel sugeriu que o governo deveria lançar uma campanha para desencorajar as pessoas a comprarem moedas digitais e impedir propagandas por intermediários de moedas digitais.