javier milei presidente da argentina
Javier Milei, presidente da Argentina (Foto: Shutterstock)

A decisão do governo argentino de Javier Milei de criar uma regulamentação para a compra e venda de criptomoedas no país gerou críticas de um dos mais famosos maximalistas do Bitcoin. Max Keiser, principal conselheiro cripto do presidente de El Salvador, Nayib Bukele, foi ao X (antigo Twitter) para reprovar a política implementada pelo argentino.

“Javier Milei cometeu seu primeiro grande erro. Ele nunca reservou um tempo para entender o Bitcoin, e agora irá sofrer as consequências”, disse Keiser.

Publicidade

Keiser e sua esposa, Stacy Herbert, têm tido grande influência nas decisões sobre Bitcoin feitas por Nayib Bukele, presidente de El Salvador.

Herbert tem sido apresentada em eventos como a chefe do Escritório Nacional de Bitcoin de El Salvador e fontes próximas afirmam que a empresária tem um papel de liderança nesta autarquia criada por Bukele. 

Já Keiser é conselheiro pessoal de Bukele e trouxe para a mesa de negociação com o presidente a corretora Bitfinex, que fechou acordo para fornecer a infraestrutura de tecnologia dos Volcano Bonds, títulos do tesouro público de El Salvador lastreados em Bitcoin. 

Leia também: Direto de El Salvador: duas perguntas para o maximalista do Bitcoin Max Keiser

A regulação do mercado cripto na Argentina

A Argentina implementou na semana passada um Registro para Prestadoras de Serviços de Ativos Virtuais (VASPs, na sigla em inglês). Agora, plataformas e empresas que negociem criptomeodas precisam passar por um processo de registro das operações.

Publicidade

A Comissão Nacional de Valores Mobiliários da Argentina (CNV), órgão que ficou responsável por regular as exchanges de criptomoedas do país, passou a disponibilizar em seu site um formulário de pedido de registro para as empresas cripto que operam na região.

O prazo para o cadastro é de 45 dias a contar do dia 22 de março, quando houve a publicação do formulário no Diário Oficial do país.

O “Cadastro de Prestadores de Serviços de Ativos Virtuais (PSAV)” foi criado através da recente reforma da lei Lei nº 27.73 sobre lavagem de dinheiro, financiamento do Terrorismo e proliferação de armas de destruição em massa, em meio à visita do Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI) ao país.

Segundo reportagem do CoinDesk, a politica passou a ter efeito imediato. O aplicativo Strike já enviou mensagem aos seus usuários dizendo que a opção de transferências financeiras entre Argentina e Estados Unidos não estará mais disponível.

VOCÊ PODE GOSTAR
Ilustração de mão segurando smartphone com logotipo da Toncoin

Telegram vai permitir compra de anúncios com Toncoin (TON)

Os proprietários de canais com mais de 1.000 assinantes também receberão 50% da receita gerada pelos anúncios exibidos
Mulher olhando celular com logotipo do paypal

PayPal libera uso de stablecoins para pagamentos internacionais

Empresa explicou que clientes podem converter o PayPal USD (PYUSD) em dólares e enviar dinheiro para 160 países
Imagem da matéria: Hackers invadem prefeitura, roubam R$ 6 milhões da Caixa e convertem fundos em criptomoedas

Hackers invadem prefeitura, roubam R$ 6 milhões da Caixa e convertem fundos em criptomoedas

PF faz operação nesta manhã contra grupo que sacou dinheiro da Caixa após invadir o sistema GovConta da prefeitura de Telêmaco Borba (PR)
Receita Federal, greve, Imposto de Renda, IR 2022

Receita Federal fará consulta pública para atualizar regras de declaração de criptomoedas

Receita Federal quer alinhar a Instrução Normativa 1.888/2019 com o modelo internacional de declaração de ativos digitais