Imagem da matéria: McAfee alerta sobre novo malware que rouba poder computacional para mineração de criptomoedas; Brasil na lista de infectados

A McAfee Labs, empresa americana de informática e softwares de segurança, divulgou nesta segunda-feira (12) a descoberta de um malware chamado ‘WebCobra’ que, segundo os pesquisadores, é mais um da família dos “cryptojacking”, programas que usam o poder computacional alheio para mineração de criptomoedas.

De acordo com o comunicado da empresa, o novo malware detectado é oriundo da Rússia e age silenciosamente em segundo plano deixando apenas uma pista de que algo na máquina está errado: a queda no desempenho do computador.

Publicidade

O aumento acentuado nos preços de algumas criptomoedas, principalmente no ano passado, foi o que inspirou uma nova onda de criminosos cibernéticos que usam malwares para roubar poder de processamento.

Eles têm sucesso principalmente em computadores não protegidos com antivírus, e geralmente mineram às escondidas as criptomoedas Monero e Zcash.

Brasil, África do Sul e EUA já têm indícios de infecção

Embora o malware tenha se originado na Rússia, os pesquisadores afirmam que ele já foi detectado em todo o mundo, sendo o maior número de infecções no Brasil, na África do Sul e nos Estados Unidos, diz o comunicado.

A McAfee Labs diz que o ‘WebCobra’ se instala silenciosamente sem que o usuário perceba. Ele foi programado para ser executado conforme circunstâncias:

Publicidade

“Esse malware de mineração de criptomoedas é incomum, pois descarta um minerador diferente dependendo da configuração da máquina que ele infecta”, disse a empresa, que explicou:

“Em sistemas x86, ele injeta o código da mineradora Cryptonight e registra todas as ações com ‘Process Monitor’ e nos sistemas x64, ele verifica a configuração da GPU, faz o download e executa o minerador Zcash da Claymore a partir de um servidor remoto”.

Os malwares de mineração de criptomoedas continuarão a evoluir à medida que os cibercriminosos se aproveitam desse caminho relativamente fácil para conseguir dinheiro.


BitcoinTrade

Baixe agora o aplicativo da melhor plataforma de criptomoedas do Brasil
Cadastre-se e confira todas as novidades da ferramenta, acesse: www.bitcointrade.com.br

Talvez você queira ler
Dedo indicador apoia bolo de dinheiro em forma digital

FMI publica manual de CBDC e cobra maior proatividade de países na criação de moedas digitais 

A diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, sugeriu aos países que façam um esforço mais proativo para desenvolver suas CBDCs
cz fundador da exchange de criptomoedas binance

Desempregado, CZ diz estar “aproveitando” tempo livre e recomenda livros nas redes sociais

O ex-CEO da Binance falou sobre estoicismo e também relembrou frases antigas como “cuidado com o que você deseja”
tela de laptopmostra logotipo do site Coindesk

CoinDesk é comprado por exchange do ex-presidente da bolsa de Nova York

O site de notícias cripto pertencia até então ao Digital Currency Group; os valores da negociação desta semana não foram divulgados
Jesse Powell posa para foto de terno e gravata

“SEC é o maior empecilho dos EUA”, ataca criador da exchange Kraken

Jesse Powell acusou a SEC de extorsão depois que o regulador apresentou novas acusações à exchange de criptomoedas, incluindo mistura de fundos de clientes