Imagem da matéria: Maior Exchange de Criptomoedas do Japão Bloqueia Novas Contas após Regulação
(Foto: Shutterstock)

A bitFlyer, maior exchange de criptomoedas do Japão, bloqueou o cadastro de novos usuários após o governo requisitar mudanças no sistema contra lavagem de dinheiro e identificação de clientes.

A exigência, feita na quinta-feira (19), envolve cinco empresas de criptoativos. A Agência de Serviços Financeiros do país espera ter as mudanças aplicadas nesta semana. A companhia anunciou em tuíte a interrupção de novos clientes nesta sexta-feira (22).

Publicidade

Analistas avaliam que a bitFlyer foi ágil na aplicação da exigência devido à matéria do jornal japonês Mainichi Shimbun, segundo a qual centenas de milhares de dólares transferidos por exchanges de criptomoedas estariam ligados à lavagem de dinheiro.

De acordo com reportagem da CCN, entidades financeiras do governo do Japão requisitaram à Força-Tarefa de Ação Financeira (FATF, em inglês) que elaborasse uma regulação unificada para todas companhias de criptomoedas em nível internacional. O foco dos japoneses é controlar o comércio de criptomoedas totalmente anônimas.

Desde o início do ano, o país vem bloqueando negociações de altcoins como Monero, Zcash, e Dash para evitar lavagem de dinheiro e financiamento do crime, como tráfico de drogas. Um porta-voz da Agência de Serviços Financeiros pediu atitudes das principais economias mundiais para elaborar regulamentações de abrangência global.

É quase impossível para o Japão lidar com o problema sozinho. Ainda que o comércio seja restrito unicamente a transferências domésticas ou o monitoramento seja ampiado, ainda não é suficiente para conter lavagem de dinheiro. Seria melhor se todo o grupo de 20 nações emergentes e industriais (G20) tomasse os mesmos passos quanto à regulamentação.

A Agência de Serviços Financeiros do Japão vem tendo boas relações com operadoras de criptoativos, o que pode explicar, em parte, a rápida adoção das alterações requisitadas pelo órgão. As exchanges afetadas pelas mudanças desejam, de forma geral, serem respaldadas pela legislação local.

Publicidade

No futuro, exchanges na Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos vão pretendem se reunir com autoridades para formular regulamentações que vão ao encontro das intenções de ambas as partes.

Leia também: Controlador da Mt. Gox não Poderá mais Despejar Bitcoins no Mercado

BitcoinTrade

A BitcoinTrade é a melhor solução para compra e venda de criptomoedas.
Negocie Bitcoin, Ethereum e Litecoin com total segurança e liquidez.
Acesse agora ou baixe nosso aplicativo para iOs ou Android:
https://www.bitcointrade.com.br/

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: BNDES planeja lançar em agosto o piloto da Rede Blockchain Brasil

BNDES planeja lançar em agosto o piloto da Rede Blockchain Brasil

Blockchain deve chegar com casos de uso: diploma digital pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e uma cadeia de custódia de provas
Imagem da matéria: Fundador do Telegram diz que manterá seus tokens do Notcoin até multiplicarem por 100

Fundador do Telegram diz que manterá seus tokens do Notcoin até multiplicarem por 100

Pavel Durov detém 1% do maior token de jogo deste ano, doado pelos jogadores. E ele não está vendendo seus Notcoin – não agora, pelo menos
Bitcoin e grafico de mercado

Traders de Bitcoin miram US$ 74 mil já na próxima semana com nova onda de fluxo positivo para ETFs

Com ETFs registrando quatro dias seguidos de entradas e dados de inflação nos EUA abaixo do esperado, o Bitcoin já começou a retomar a alta e superou os US$ 66 mil
Imagem da matéria: El Salvador lança site de Bitcoin e revela quantas criptomoedas possui hoje; confira

El Salvador lança site de Bitcoin e revela quantas criptomoedas possui hoje; confira

Segundo os dados do mempool, El Salvador comprou 30 bitcoins no último mês