Imagem da matéria: Maior Exchange de Criptomoedas do Japão Bloqueia Novas Contas após Regulação
(Foto: Shutterstock)

A bitFlyer, maior exchange de criptomoedas do Japão, bloqueou o cadastro de novos usuários após o governo requisitar mudanças no sistema contra lavagem de dinheiro e identificação de clientes.

A exigência, feita na quinta-feira (19), envolve cinco empresas de criptoativos. A Agência de Serviços Financeiros do país espera ter as mudanças aplicadas nesta semana. A companhia anunciou em tuíte a interrupção de novos clientes nesta sexta-feira (22).

Publicidade

Analistas avaliam que a bitFlyer foi ágil na aplicação da exigência devido à matéria do jornal japonês Mainichi Shimbun, segundo a qual centenas de milhares de dólares transferidos por exchanges de criptomoedas estariam ligados à lavagem de dinheiro.

De acordo com reportagem da CCN, entidades financeiras do governo do Japão requisitaram à Força-Tarefa de Ação Financeira (FATF, em inglês) que elaborasse uma regulação unificada para todas companhias de criptomoedas em nível internacional. O foco dos japoneses é controlar o comércio de criptomoedas totalmente anônimas.

Desde o início do ano, o país vem bloqueando negociações de altcoins como Monero, Zcash, e Dash para evitar lavagem de dinheiro e financiamento do crime, como tráfico de drogas. Um porta-voz da Agência de Serviços Financeiros pediu atitudes das principais economias mundiais para elaborar regulamentações de abrangência global.

É quase impossível para o Japão lidar com o problema sozinho. Ainda que o comércio seja restrito unicamente a transferências domésticas ou o monitoramento seja ampiado, ainda não é suficiente para conter lavagem de dinheiro. Seria melhor se todo o grupo de 20 nações emergentes e industriais (G20) tomasse os mesmos passos quanto à regulamentação.

A Agência de Serviços Financeiros do Japão vem tendo boas relações com operadoras de criptoativos, o que pode explicar, em parte, a rápida adoção das alterações requisitadas pelo órgão. As exchanges afetadas pelas mudanças desejam, de forma geral, serem respaldadas pela legislação local.

Publicidade

No futuro, exchanges na Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos vão pretendem se reunir com autoridades para formular regulamentações que vão ao encontro das intenções de ambas as partes.

Leia também: Controlador da Mt. Gox não Poderá mais Despejar Bitcoins no Mercado

BitcoinTrade

A BitcoinTrade é a melhor solução para compra e venda de criptomoedas.
Negocie Bitcoin, Ethereum e Litecoin com total segurança e liquidez.
Acesse agora ou baixe nosso aplicativo para iOs ou Android:
https://www.bitcointrade.com.br/

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Retornos de staking do Ethereum podem superar taxas de juros dos EUA e impulsionar preços

Retornos de staking do Ethereum podem superar taxas de juros dos EUA e impulsionar preços

Segundo especialistas, espera-se que um “efeito duplo” reduza a diferença entre os retornos de staking de ETH e as taxas tradicionais sem risco nos próximos trimestres
Sheik das criptomoedas Francisley Valdevino

“Sheik das Criptomoedas” é condenado a 56 anos de prisão por golpe da Rental Coins

Juiz disse na decisão que Francisley Valdevino da Silva agiu com “total desprezo em relação às pessoas que aplicavam suas economias”
mark cuban

Mark Cuban ama Dogecoin, mas diz que qualquer outra memecoin é “rug pull”

Estrela do Shark Tank admite estar tentado a entrar no jogo das memecoins, mesmo reconhecendo que pode ser apenas uma “dança das cadeiras”
Imagem da matéria: "Regulação bem feita é aquela que ouve o mercado", diz executivo da CVM

“Regulação bem feita é aquela que ouve o mercado”, diz executivo da CVM

Pedro Castelar ressaltou em entrevista que parceria entre o setor público e privado é essencial para uma regulação eficaz do mercado cripto brasileiro