FTX, SBF
FTX entrou em colapso em novembro de 2022 (Foto: Shutterstock)

Os leitores brasileiros poderão em breve conferir os detalhes do colapso da corretora de criptomoedas FTX, criada por Sam Bankman-Fried, já que chega nos próximos meses a edição em português do livro “Sem Limites — Ascensão e Queda de Sam Bankman-Fried”, do escritor norte-americano Michael Lewis. A obra será publicado pela editora HarperCollins, segundo informações do jornal O Globo.

O livro de Lewis, além de contar a história do colapso da FTX, também foca na ascensão e queda de SBF, considerado culpado por um júri americano de sete acusações de fraude e conspiração por conta da quebra da corretora no final de 2022.

Publicidade

O escritor o conheceu durante o auge da empresa, ou seja, quando Sam era “o bilionário mais jovem do mundo e o Deus das criptomoedas”, conforme descreve em seu site.

“CEOs, celebridades e líderes de pequenos países competiram por seu tempo e dinheiro depois que ele foi catapultado, praticamente da noite para o dia, para a lista de bilionários da Forbes. Quem era esse cara amarrotado de shorts cargo e meias brancas moles, cujos olhos se contorciam nas reuniões do Zoom enquanto ele jogava videogame paralelamente?”, diz um trecho sobre a obra.

Para Lewis, o livro se propõe a responder a essa pergunta, levando os leitores à mente de SBF, “cuja ascensão e queda oferecem uma educação em negociação de alta frequência, criptomoedas, filantropia, falências e sistema judiciário”.

Michael Lewis é autor de outras obras de sucesso como ‘A jogada do século’ (The Big Short, 2011), livro que inspirou o filme ‘A Grande Aposta’, lançado em 2015, dirigido por Adam McKay e com 5cinco indicações ao Oscar.

Publicidade
(Reprodução/O Globo)

O caso da FTX

Em novembro, Sam Bankman-Fried foi considerado culpado por um júri americano de sete acusações de fraude e conspiração, após o colapso da corretora de criptomoedas no final de 2022. Até então, a FTX era uma das maiores exchanges do mundo, mas entrou em uma grave crise após a suspeita de que a empresa usava ilegalmente fundos de clientes.

Após dias de pânico, um possível resgate pela Binance trouxe esperança ao mercado, mas no dia 9 de novembro a corretora chinesa desistia do negócio e fazia ruir de vez qualquer tentativa da FTX sobreviver. Dois dias depois, a empresa entraria com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos.

Hoje, todo o grupo FTX — incluindo a empresa irmã Alameda Research — está quebrado e seu fundador, Sam Bankman-Fried, está preso e condenado. Sua sentença será divulgada na semana que vem.

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoin com fundo azul

Manhã Cripto: Bitcoin começa o dia acima de US$ 109 mil após EUA adiar a imposição de novas tarifas

As principais altcoins também se recuperaram após o governo Trump adiar imposição de tarifas comerciais para agosto
coração preso a uma ratoeira

Golpe do Amor: Mulher perde imóvel para homem que se dizia “mestre do Bitcoin”

O relacionamento que pode ter culminado no famoso “golpe do amor” começou após trocas de mensagens no TikTok
bitcoin sobre bandeira dos eua

Isenções fiscais para criptomoedas voltam ao debate com novo projeto no Senado dos EUA

A senadora Cynthia Lummis apresentou nesta quinta-feira (3) um projeto de lei de benefícios fiscais para criptomoedas que o setor esperava ver no pacote de reconciliação de Trump
eric trump fala em evento bitcoin

Mineradora ligada aos filhos de Trump levanta R$ 1,1 bilhão para comprar Bitcoin

Recurso será usado para reforçar o caixa em BTC e modernizar equipamentos de mineração da American Bitcoin