Kabosu, a cachorrinha Shiba Inu que inspirou a Dogecoin
Kabosu é o focinho por detrás do meme (Foto: Reprodução/Instagram)

Kabosu, a simpática cachorrinha da raça Shiba Inu que inspirou memes e virou a cara da criptomoeda Dogecoin, morreu nesta sexta-feira (24) no Japão, segundo informações de sua dona em um blog dedicado ao animalzinho.

“Hoje, 24 de maio às 7h50, Kabosu caiu em um sono profundo”, escreveu a professora japonesa Atsuko Sako. A causa da morte não foi informada, mas há anos ela sofria de doença crônica e já era muito idosa. Conforme descreve Atsuko, “ela faleceu silenciosamente”.

Publicidade

A conta oficial da Dogecoin no X, compartilhou a notícia, pedindo aos fãs que mantenham o espírito de Kabosu no coração. 

“Hoje, Kabosu, amiga e inspiração compartilhada da nossa comunidade, faleceu pacificamente, nos braços de sua pessoa. O impacto que este cão causou em todo o mundo é imensurável. Ela era um ser que conhecia apenas a felicidade e o amor sem limites”.

Na tarde do próximo domingo (26), Atsuko irá fazer uma cerimônia em memória a Kabosu, no Flower Kaori em Kotsu no Mori, cidade de Narita.

Como Kabosu virou meme

Kabosu foi adotada de um abrigo em 2008, depois de ser entregue a uma organização voluntária quando estava prestes a ser sacrificada, explica o blog Doubutsu. Lá ela ficou aguardando uma adoção. Após ser adotada, Atsuko tirou uma série de fotos e postou na internet para seus familiares e amigos.

Publicidade

Por volta de 2010, de forma aleatória, as imagens viraram memes, sendo acompanhadas de frases engraçadas e irônicas. Foi neste momento que as criptomoedas entraram em cena.

Em 2013, os programadores Jackson Palmer e Billy Markus tiveram a ideia de criar a Dogecoin, uma criptomoeda satírica, com oferta infinita. Para ilustrar a moeda, escolheram o meme que já dominava a internet: uma foto de Kabosu com olhar ressabiado.

A piada ganhou vida própria, quando uma comunidade de pessoas passou a investir de forma séria na criptomoeda. E tudo foi para a estratosfera quando Elon Musk virou um fã da memecoin.

A cachorrinha deu um susto nos fãs no final de 2022 ao ficar doente. Na época, Atsuko disse que a cachorrinha estava com leucemia crônica e que havia parado de comer e beber água por conta própria. Mas Kabosu foi forte e voltou a se alimentar e se hidratar sozinha, animando seus milhares de seguidores.

VOCÊ PODE GOSTAR
Martin Shkreli o Pharma Bro, posa para foto em banco de praça

“Pharma Bro” assume estar por trás da DJT, polêmica memecoin inspirada em Trump

Martin Shkreli, o “Pharma Bro”, disse ter mil provas de que criou o token DJT com o filho de Donald Trump
Imagem da matéria: Como investir em criptomoedas durante um Bull Market | Opinião

Como investir em criptomoedas durante um Bull Market | Opinião

Uma maneira eficaz de lidar com o Bull Market e investir com sabedoria é através da técnica de DCA – Dollar Cost Average
Imagem da matéria: Drake perde R$ 2,7 milhões em Bitcoin apostando nas finais da NBA

Drake perde R$ 2,7 milhões em Bitcoin apostando nas finais da NBA

Drake gastou um monte de Bitcoin com o Mavericks — e ele também pode perder a mesma quantia nas finais da Copa Stanley da NHL
Círculo formado por criptomoedas com bitcoin no centro

Taiwan cria associação de criptomoedas em avanço para autorregulação

24 empresas de criptomoedas que se comprometeram ao combate à lavagem de dinheiro entraram na Associação de Provedores de Serviços de Ativos Virtuais de Taiwan