moeda de bitcoin em cima de nota de 50 rublos
(Shutterstock)

A China e a Rússia teriam começado a liquidar algumas transações de energia em Bitcoin e outros ativos digitais, segundo o chefe de pesquisa de ativos digitais da VanEck, Matthew Sigel, em uma publicação no blog da empresa na terça-feira (8), endossando os rumores citados pela Reuters no mês passado.

“Esses são os primeiros sinais de que o Bitcoin está evoluindo de um ativo especulativo para uma ferramenta monetária funcional — especialmente em economias que buscam contornar o dólar e reduzir a exposição aos sistemas financeiros liderados pelos EUA”, disse Sigel.

Publicidade

Ele recomendou que os investidores acompanhem de perto a política do Federal Reserve, o banco central dos EUA, destacando que “ajustes moderados nas expectativas de juros e maior liquidez costumam beneficiar o Bitcoin historicamente”.

Sigel destacou também o índice dólar dos EUA, que mede o valor da moeda americana em comparação com uma cesta de seis moedas principais. Ele “continua sendo um sinal fundamental”, disse ele, antes de acrescentar que qualquer fraqueza sustentada do dólar “pode ​​reforçar a narrativa do Bitcoin como hedge, especialmente em um ambiente de fragmentação geopolítica”.

Outros analistas também são da opinião de que o enfraquecimento do dólar é bom para as criptomoedas, como o Matt Hougan, diretor de investimentos da Bitwise, cujos comentários vão ao encontro dos de Sigel.

De acordo com Hougan, em uma publicação em seu blog na quarta-feira (9), o governo Trump quer um dólar mais fraco, mesmo que isso signifique encerrar seu papel como moeda de reserva mundial.

Publicidade

Ele também aponta que a fraqueza do dólar historicamente se correlaciona com a força do Bitcoin e ressalta: “Minha impressão é que passaremos de uma única moeda de reserva (o dólar) para um sistema de reservas mais fragmentado, com moedas fortes como bitcoin e ouro desempenhando um papel maior do que hoje”.

No mês passado, fontes disseram à Reuters que empresas petrolíferas russas estavam usando USDT, Bitcoin e Ethereum para driblar sanções ocidentais e facilitar o comércio internacional, de acordo com quatro fontes anônimas com conhecimento do assunto.

Falando à Reuters, as fontes relataram que empresas russas de petróleo têm usado essas três criptomoedas para converter yuan chinês e rúpias indianas em rublos.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Novo episódio de ‘Black Mirror’ satiriza traders que fazem lives bizarras por dinheiro

Novo episódio de ‘Black Mirror’ satiriza traders que fazem lives bizarras por dinheiro

A nova temporada de Black Mirror traz a história de um homem desesperado que faz coisas cada vez mais extremas em lives para ganhar dinheiro digital. Soa familiar?
donald trump de braços erguidos

Trump, Fed e Bitcoin: o que está em jogo

Enquanto o presidente Trump explora uma saída antecipada do presidente do Fed, Jerome Powell, analistas compartilham o potencial impacto no Bitcoin
Imagem da matéria: Tether "imprime" mais US$ 1 bilhão em USDT na rede Tron

Tether “imprime” mais US$ 1 bilhão em USDT na rede Tron

Ao longo de 2025, Tether já cunhou um total 8 bilhões de unidades da stablecoin na blockchain de Justin Sun
robert kiyosaki, o pai rico posa par foto dentro de carro

Após acertar previsão de crise, Pai Rico diz quanto o Bitcoin vai valer em 2025

Conhecido pelo livro “Pai Rico, Pai Pobre”, Robert Kiyosaki já havia alertado em janeiro, antes do tarifaço, que o mercado tradicional iria implodir