Criador do Twitter e da Square, Jack Dorsey em palestra no TED
Criador do Twitter e da Square, Jack Dorsey (Foto: Ryan Lash /TED/Flickr)

Jack Dorsey renunciou ao cargo de diretor executivo (ou CEO) do Twitter, de acordo com um anúncio da empresa. Parag Agrawal, ex-diretor de tecnologia do Twitter, será o novo CEO. Dorsey também manterá sua posição no comitê de diretores da empresa.

Em sua carta de resignação compartilhada no Twitter, Dorsey escreveu:

Publicidade

Dorsey, 34, também é CEO da Square, uma empresa de pagamentos digitais que ele comanda em paralelo ao Twitter.

Dorsey cofundou o Twitter em 2006 e atuou como CEO da empresa até 2008 antes de ser forçado a deixar o cargo. Ele voltou para uma segunda passagem em 2015 após o ex-CEO Dick Costolo deixar o cargo.

Elliott Management, acionista do Twitter, visou retirar Dorsey do cargo em 2020 ao questionar a validade de ele operar duas empresas negociadas em bolsa ao mesmo tempo. Um acordo com a gestão do Twitter foi feito, permitindo que Dorsey estendesse sua permanência na empresa.

Dorsey tornou o Cash App da Square em um recurso importante no mercado de pagamentos de ponto a ponto, pois permite que pessoas comprem cripto facilmente com fiduciárias e enviem pagamentos a amigos ou vendedores.

É importante mencionar que Dorsey e Square estão no cerne do investimento e desenvolvimento em bitcoin (BTC).

Dorsey e o bitcoin

O próprio Dorsey é um fervoroso defensor do bitcoin e a Square ajudou a impulsionar uma nova onda de adesão institucional do bitcoin em 2020 quando adquiriu a criptomoeda para sua tesouraria.

A Square também está criando uma variedade de ferramentas para desenvolvedores que estão trabalhando em produtos de serviços financeiros, incluindo uma carteira de hardware para bitcoin.

Publicidade

Este ano, Dorsey anunciou que a Square está criando um novo braço que irá facilitar “serviços financeiros não custodiais, apermissionados e descentralizados” com foco no bitcoin.

Outros planos incluem o desenvolvimento de uma corretora descentralizada (ou DEX) para o bitcoin, bem como fazendas de mineração da criptomoeda.

No entanto, a pergunta que fica é o que a saída de Dorsey significa para os próprios planos do Twitter em relação a criptomoedas e tecnologia.

Este mês, a rede social afirmou que estava lançando Twitter Crypto, uma equipe especializada que irá explorar aplicações descentralizadas (ou dapps) com o objetivo final de explorar a possibilidade de incorporar tecnologias descentralizadas aos produtos e à infraestrutura da plataforma.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização de Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Governo dos EUA move US$ 4 milhões em Bitcoin apreendido de usuário do Silk Road

Governo dos EUA move US$ 4 milhões em Bitcoin apreendido de usuário do Silk Road

O Bitcoin apreendido pelos EUA em 2021 de um homem condenado por vender Xanax na dark web está em movimento
Imagem da matéria: Sinais mistos deixarão Bitcoin "instável" nos próximos meses, diz Coinbase

Sinais mistos deixarão Bitcoin “instável” nos próximos meses, diz Coinbase

O terceiro trimestre de 2024 começou com um “tom amargo” graças às vendas de Bitcoin da Alemanha e da Mt. Gox, diz a Coinbase Research
Imagem da matéria: Reembolsos de Bitcoin da Mt. Gox serão pagos antes de agosto, diz Kraken

Reembolsos de Bitcoin da Mt. Gox serão pagos antes de agosto, diz Kraken

Mais de uma década depois de perder 850.000 bitcoins, os credores da Mt. Gox poderão ser pagos já na próxima semana, de acordo com a Kraken
Imagem da matéria: Projeto da Solana vai dar bônus de 100% em airdrop de novo token

Projeto da Solana vai dar bônus de 100% em airdrop de novo token

Sanctum, projeto de staking na blockchain Solana, irá dar bônus de 100% para quem esperar seis meses para acessar os tokens