Imagem da matéria: Itamaraty volta a cobrar conhecimento sobre criptomoedas em concurso para diplomata
Foto: Shutterstock

Entre os conhecimentos exigidos no concurso para carreira de diplomata divulgado pelo Instituto Rio Branco está o domínio sobre criptomoedas, blockchain e os impactos de ambos na economia mundial. As informações estão na edição de terça-feira (15) do Diário Oficial da União.

O concurso é para entrada como terceiro-secretário e são 34 vagas. O candidato deve ser fluente em inglês, francês e espanhol e o salário inicial é de R$ 19.199,96 (valor bruto). Sete vagas são destinadas para pessoas negras e duas vagas para pessoas com deficiência.

Publicidade

As inscrições poderão ser feitas entre os dias 25 de fevereiro e 20 de março por meio do site da empresas IADES, que organiza o concurso. A taxa para poder fazer a prova é de R$ 224.

No conteúdo programático sobre Política Internacional, cobrado na primeira e terceira fase do concurso, o último item é “Criptomoedas, blockchain e os impactos na economia mundial”.

A primeira fase é uma prova objetiva, com questões do tipo certo ou errado. A terceira fase é uma prova escrita.

Criptomoedas nos concursos do Itamaraty

O Ministério das Relações Exteriores passou a considerar o conhecimento sobre blockchain e criptomoedas como conteúdo obrigatório já em junho de 2020. O concurso era para a mesma posição de terceiro-secretário e o conhecimento exigido era descrito exatamente da mesma forma.

VOCÊ PODE GOSTAR
fachada do Deutsche Bank em Düsseldorf, Alemanha

Um dos bancos mais antigos da Alemanha lançará serviços com criptomoedas

Deutsche Bank e o grupo bancário Sparkassen-Finanzgruppe lançarão serviço de custódia e negociação de criptomoedas na Alemanha
logo da memecoin TRUMP com os termos Fight Fight Fight

Memecoin de Trump dispara 9% enquanto ele pede a Israel que não quebre o cessar-fogo

Irã e Israel continuaram a disparar mísseis um contra o outro, apesar de um acordo de cessar-fogo que o presidente Trump deseja manter
ilustração de máquina de mineração de bitcoin por dentro

Bitcoin caminha para maior queda na dificuldade de mineração em 4 anos

Pressão sazonal, efeito pós-halving e desligamento de máquinas levam o hashrate a cair, favorecendo mineradores com custos mais baixos
moedas de xrp e bitcoin

Ripple não irá apelar em caso da SEC sobre vendas de XRP, encerrando processo “de uma vez por todas”

Anúncio veio apenas um dia após a juíza distrital dos EUA Analisa Torres rejeitar uma proposta da Ripple Labs e da SEC