Imagem da matéria: Concurso do Itamaraty para diplomata exige conhecimento em blockchain e criptomoedas
Palácio do Itamaraty em Brasília (Foto: Shutterstock)

O Ministério das Relações Exteriores passou a considerar o conhecimento sobre blockchain e criptomoedas como conteúdo obrigatório em concurso para a carreira de diplomata no Brasil.

O edital do concurso para a área foi publicado nesta terça-feira (30) no Diário Oficial da União (DOU) pelo Instituto Rio Branco (IRBr), repartição da Secretaria-Geral das Relações Exteriores.

Publicidade

De acordo com o edital, são 25 vagas abertas para “Terceiro-secretário da carreira de diplomata”. O concurso será realizado em três fases e será aplicado IRBr, com a colaboração do Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES).

Segundo a publicação, os temas relacionados à criptoeconomia — “Criptomoedas, blockchain e os impactos na economia mundial” — serão abordados na primeira e na terceira fase da avaliação com perguntas sobre relações internacionais. 

Nelas, além de questões sobre blockchain e criptomoedas, serão levantadas questões de conceitos básicos sobre política internacional e o papel do Brasil nas relações econômicas globais. Segundo o DOU, desde a evolução da política externa brasileira até as coalizões internacionais, como G-20 e BRICS.

Além das áreas de conhecimentos obrigatórias na maioria dos concursos — Língua Portuguesa, História e Geografia etc, as avaliações vão abordar uma gama de estudos. Isso inclui Economia, Direito, Inglês, Francês, além de redação sobre tema geral, conforme o conteúdo programático.

Publicidade

Concurso para Diplomata

Segundo o DOU, são 25 vagas, sendo cinco para candidatos negros e duas para pessoas com deficiência. O salário inicial para os aprovados e contratados será de R$ 19.199,06.

Conforme o edital, a primeira fase será realizada nas capitais dos 26 estados da Federação e no Distrito Federal e a segunda e terceira fases nas capitais onde houver candidatos aprovados na fase anterior.

As inscrições ficarão abertas de 06 de julho a 09 de agosto e devem ser feitas exclusivamente no site www.iades.com.br. A valor da taxa de inscrição é R$ 224,00.


BitcoinTrade: Negocie criptomoedas com segurança e agilidade!

Cadastre-se agora! Eleita a melhor corretora do Brasil. 95% dos depósitos aprovados em menos de 1 hora! Acesse: bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Worldcoin lança blockchain própria onde "humanos verificados têm prioridade"

Worldcoin lança blockchain própria onde “humanos verificados têm prioridade”

Usando tecnologia da Optimism, a World Chain será uma rede dedicada e que preserva a privacidade dos usuários da Worldcoin
Imagem da matéria: Lobistas cripto processam reguladores dos EUA por nova regra que ameaça setor DeFi

Lobistas cripto processam reguladores dos EUA por nova regra que ameaça setor DeFi

A ação judicial é a mais recente de uma série de movimentos proativos da indústria de criptomoedas contra a SEC
Imagem da matéria: ETF de Bitcoin da BlackRock encerra sequência de 71 dias de entradas

ETF de Bitcoin da BlackRock encerra sequência de 71 dias de entradas

Após entrar no top 10 de ETFs com a maior sequência de entradas diárias, o ETF da BlackRock deu uma pausa
Imagem da matéria: Jogue e ganhe Bitcoin: os melhores jogos para iOS e Android que pagam BTC

Jogue e ganhe Bitcoin: os melhores jogos para iOS e Android que pagam BTC

Você pode acumular satoshis enquanto joga jogos Bitcoin no iOS e Android – e isso é realmente divertido