Imagem da matéria: Concurso do Itamaraty para diplomata exige conhecimento em blockchain e criptomoedas
Palácio do Itamaraty em Brasília (Foto: Shutterstock)

O Ministério das Relações Exteriores passou a considerar o conhecimento sobre blockchain e criptomoedas como conteúdo obrigatório em concurso para a carreira de diplomata no Brasil.

O edital do concurso para a área foi publicado nesta terça-feira (30) no Diário Oficial da União (DOU) pelo Instituto Rio Branco (IRBr), repartição da Secretaria-Geral das Relações Exteriores.

Publicidade

De acordo com o edital, são 25 vagas abertas para “Terceiro-secretário da carreira de diplomata”. O concurso será realizado em três fases e será aplicado IRBr, com a colaboração do Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES).

Segundo a publicação, os temas relacionados à criptoeconomia — “Criptomoedas, blockchain e os impactos na economia mundial” — serão abordados na primeira e na terceira fase da avaliação com perguntas sobre relações internacionais. 

Nelas, além de questões sobre blockchain e criptomoedas, serão levantadas questões de conceitos básicos sobre política internacional e o papel do Brasil nas relações econômicas globais. Segundo o DOU, desde a evolução da política externa brasileira até as coalizões internacionais, como G-20 e BRICS.

Além das áreas de conhecimentos obrigatórias na maioria dos concursos — Língua Portuguesa, História e Geografia etc, as avaliações vão abordar uma gama de estudos. Isso inclui Economia, Direito, Inglês, Francês, além de redação sobre tema geral, conforme o conteúdo programático.

Publicidade

Concurso para Diplomata

Segundo o DOU, são 25 vagas, sendo cinco para candidatos negros e duas para pessoas com deficiência. O salário inicial para os aprovados e contratados será de R$ 19.199,06.

Conforme o edital, a primeira fase será realizada nas capitais dos 26 estados da Federação e no Distrito Federal e a segunda e terceira fases nas capitais onde houver candidatos aprovados na fase anterior.

As inscrições ficarão abertas de 06 de julho a 09 de agosto e devem ser feitas exclusivamente no site www.iades.com.br. A valor da taxa de inscrição é R$ 224,00.


BitcoinTrade: Negocie criptomoedas com segurança e agilidade!

Cadastre-se agora! Eleita a melhor corretora do Brasil. 95% dos depósitos aprovados em menos de 1 hora! Acesse: bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Ilustração de moeda NOT dourada com logotipo do jogo Notcoin do Telegram

Usuários do Notcoin agora recebem benefícios nos jogos Pixelverse e Musk Empire

O jogo cripto original do Telegram se uniu ao Pixelverse e Musk Empire para oferecer benefícios especiais aos jogadores
Imagem da matéria: Agora você pode guardar seu Bitcoin sob a pele

Agora você pode guardar seu Bitcoin sob a pele

A VivoKey Technologies, com sede em Seattle, oferece carteiras de Bitcoin subdérmicas para transações seguras de criptomoedas usando tecnologia NFC e RFID
Imagem da matéria: De “Bitcoin é uma fraude” a candidato cripto: como Trump mudou para agradar investidores

De “Bitcoin é uma fraude” a candidato cripto: como Trump mudou para agradar investidores

O ex-presidente dos EUA já chamou o Bitcoin de fraude, mas agora se aproxima do setor cripto para angariar votos
Imagem da matéria: Memecoins de Trump aumentam com saída de Biden da corrida presidencial dos EUA em 2024

Memecoins de Trump aumentam com saída de Biden da corrida presidencial dos EUA em 2024

Memecoins baseadas em Solana e Ethereum e inspiradas por Donald Trump explodem no domingo (21) após o anúncio da saída de Biden