Imagem da matéria: IQ Option diz no próprio site não poder operar no Brasil e anuncia parceiro local
Foto: Shutterstock

A IQ Option, plataforma de opções binárias que opera sem o aval da CVM, anunciou no próprio site que está proibida de operar no Brasil. Contudo, diz ter firmado contrato com uma empresa regulada no país. O aviso legal de termos e condições avisa que “nada no site deve ser entendido como uma oferta direta de serviços endereçados a esses investidores” e que a empresa opera somente onde é licenciada.

A corretora, cuja sede fica no Chipre, é proibida de captar clientes no Brasil desde abril, mas não deixou de oferecer os contratos em opções binárias. Neste ano, alavancado pelo isolamento social por conta da pandemia, o negócio virou febre no país e pode se tratar de um golpe.

Publicidade

A empresa citada como parceira da IQ Option é a Intrader Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários LTDA, com sede na capital de São Paulo e que, de fato, consta como “Autorizada em Atividade” no segmento S4 no site do Banco Central. Porém, a corretora não deixa claro quais serviços serão oferecidos pelo novo parceiro, que gerencia R$ 2,5 bilhões em passivos.

Contudo, o disclaimer da corretora diz que “a Intrader disponibiliza a oferta de serviços da IQ Option a investidores residentes, domiciliados ou incorporados na República Federativa do Brasil, conforme Parecer Orientador da CVM n. 33/2005 (Parecer de Orientação da CVM no 33, de 09.9.2005)”.

A IQ Option também acrescenta que “os serviços da Intrader não devem ser entendidos como uma oferta de valores mobiliários direcionados a esses investidores”.

A partir deste ponto, o disclaimer não deixa claro ao afirmar que “embora a Intrader tenha sido contratada para fornecer os serviços mencionados acima, a IQ Option fornece seus serviços exclusivamente nos territórios onde é autorizada e sob as regras e regulamentos aplicáveis em tais territórios”.

Publicidade

E conclui: “Tais serviços não foram registrados nem estão sujeitos à supervisão da CVM ou de outro órgão regulador brasileiro”. 

Procurada por email para comentar o assunto, a Intrader não respondeu até a publicação deste texto.

Controversa corretora

Nas redes sociais, qualquer menção à IQ Option é sinônimo de discussão de como funciona seu sistema, muitas vezes visto como manipulado, conforme relatos em várias ocasiões. A empresa se defende: “Não roubamos dinheiro de traders”.

O que acontece, no entanto, é que há uma oferta de contratos em opções binárias com um suporte e sistema precários e com várias queixas de sumiço de fundos e demora nos saques. No Reclame Aqui, por exemplo, a reputação do negócio é avaliada como ‘Ruim’ e até agora são quase 2.000 registros de reclamações — só nas últimas 24 horas, oito queixas.

O problema com saques na IQ Option, porém, não é de hoje; Em maio, a empresa chegou a aparecer no Reclame Aqui como “não recomendada”. Na época, várias denúncias diziam que a corretora não fazia os pagamentos e retinha saques de clientes.

Publicidade

Dono da IQ Option

Um tema controverso também rodeia os negócios da corretora de Chipre. Quem seria o criador ou dono da IQ Option? O russo Dmitriy Zaretskiy , por exemplo, pode não ser, mas provavelmente ele foi ou está entre os criadores da empresa.

Há tempos sem aparecer na internet e sem perfis em redes sociais, Zaretskiy integra a offshore cujo negócio controverso tomou proporções mundiais.

Para o especialista em Direito Penal Econômico Paulo Vianna, advogado do escritório Fernando Martins que representa 30 vítimas da plataforma de investimentos LBLV, tanto a LBLV quanto a IQ Option fazem parte do mesmo esquema.

“Temos provas claras da atuação dos mesmos atores encontrados na LBLV que pertencem ao mesmo grupo/organização criminosa”, disse Vianna quando perguntado sobre a IQ Option.

Vale lembrar que a LBLV tem como garoto-propaganda o ex-jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho, réu em processo coletivo em Goiás que apura se houve crimes financeiros na empresa que levou seu nome, ‘18K Ronaldinho’.

Publicidade
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Como os brasileiros estão usando criptoativos em 2024 | Estudo

Como os brasileiros estão usando criptoativos em 2024 | Estudo

O estudo State of Digital Assets in Brazil, produzido pela equipe de Research do MB, aponta que metade da população brasileira usará ativos digitais até 2030
Ministro Fernando Haddad éfotografado em discurso em SP

Site falso que inventou entrevista com Haddad sobre criptomoedas é desmascarado

O site falso que simula o Globo.com pede dados de cartão de crédito e depósito em dinheiro, além de citar o “Banco Nacional do Brasil”, que não existe
Imagem da matéria: “Melhor forma de regular tokenização é caminhar junto com mercado”, diz diretor da CVM

“Melhor forma de regular tokenização é caminhar junto com mercado”, diz diretor da CVM

Daniel Maeda destaca o vasto potencial da tokenização e as inúmeras oportunidades para preencher lacunas no mercado
Ministro Fernando Haddad éfotografado em discurso em SP

Governo irá derrubar cerca de 600 bets: “Saquem agora”, aconselha Haddad

“Do mesmo jeito que o X saiu do ar, essas empresas devem sair também, por falta de adequação à legislação”, afirmou Haddad