Imagem da matéria: IQ Option diz no próprio site não poder operar no Brasil e anuncia parceiro local
Foto: Shutterstock

A IQ Option, plataforma de opções binárias que opera sem o aval da CVM, anunciou no próprio site que está proibida de operar no Brasil. Contudo, diz ter firmado contrato com uma empresa regulada no país. O aviso legal de termos e condições avisa que “nada no site deve ser entendido como uma oferta direta de serviços endereçados a esses investidores” e que a empresa opera somente onde é licenciada.

A corretora, cuja sede fica no Chipre, é proibida de captar clientes no Brasil desde abril, mas não deixou de oferecer os contratos em opções binárias. Neste ano, alavancado pelo isolamento social por conta da pandemia, o negócio virou febre no país e pode se tratar de um golpe.

Publicidade

A empresa citada como parceira da IQ Option é a Intrader Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários LTDA, com sede na capital de São Paulo e que, de fato, consta como “Autorizada em Atividade” no segmento S4 no site do Banco Central. Porém, a corretora não deixa claro quais serviços serão oferecidos pelo novo parceiro, que gerencia R$ 2,5 bilhões em passivos.

Contudo, o disclaimer da corretora diz que “a Intrader disponibiliza a oferta de serviços da IQ Option a investidores residentes, domiciliados ou incorporados na República Federativa do Brasil, conforme Parecer Orientador da CVM n. 33/2005 (Parecer de Orientação da CVM no 33, de 09.9.2005)”.

A IQ Option também acrescenta que “os serviços da Intrader não devem ser entendidos como uma oferta de valores mobiliários direcionados a esses investidores”.

A partir deste ponto, o disclaimer não deixa claro ao afirmar que “embora a Intrader tenha sido contratada para fornecer os serviços mencionados acima, a IQ Option fornece seus serviços exclusivamente nos territórios onde é autorizada e sob as regras e regulamentos aplicáveis em tais territórios”.

Publicidade

E conclui: “Tais serviços não foram registrados nem estão sujeitos à supervisão da CVM ou de outro órgão regulador brasileiro”. 

Procurada por email para comentar o assunto, a Intrader não respondeu até a publicação deste texto.

Controversa corretora

Nas redes sociais, qualquer menção à IQ Option é sinônimo de discussão de como funciona seu sistema, muitas vezes visto como manipulado, conforme relatos em várias ocasiões. A empresa se defende: “Não roubamos dinheiro de traders”.

O que acontece, no entanto, é que há uma oferta de contratos em opções binárias com um suporte e sistema precários e com várias queixas de sumiço de fundos e demora nos saques. No Reclame Aqui, por exemplo, a reputação do negócio é avaliada como ‘Ruim’ e até agora são quase 2.000 registros de reclamações — só nas últimas 24 horas, oito queixas.

O problema com saques na IQ Option, porém, não é de hoje; Em maio, a empresa chegou a aparecer no Reclame Aqui como “não recomendada”. Na época, várias denúncias diziam que a corretora não fazia os pagamentos e retinha saques de clientes.

Publicidade

Dono da IQ Option

Um tema controverso também rodeia os negócios da corretora de Chipre. Quem seria o criador ou dono da IQ Option? O russo Dmitriy Zaretskiy , por exemplo, pode não ser, mas provavelmente ele foi ou está entre os criadores da empresa.

Há tempos sem aparecer na internet e sem perfis em redes sociais, Zaretskiy integra a offshore cujo negócio controverso tomou proporções mundiais.

Para o especialista em Direito Penal Econômico Paulo Vianna, advogado do escritório Fernando Martins que representa 30 vítimas da plataforma de investimentos LBLV, tanto a LBLV quanto a IQ Option fazem parte do mesmo esquema.

“Temos provas claras da atuação dos mesmos atores encontrados na LBLV que pertencem ao mesmo grupo/organização criminosa”, disse Vianna quando perguntado sobre a IQ Option.

Vale lembrar que a LBLV tem como garoto-propaganda o ex-jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho, réu em processo coletivo em Goiás que apura se houve crimes financeiros na empresa que levou seu nome, ‘18K Ronaldinho’.

Publicidade
VOCÊ PODE GOSTAR
Sob um banco de madeira três criptomoedas ao lado de um celular com logo do Nubank

Nubank libera envio e recebimento de criptomoedas de carteiras externas

Já estão disponíveis para essas transações Bitcoin, Ethereum e Solana; outras moedas e redes serão adicionadas em breve
Moedas de Bitcoin sobre mesa espelhada

Estudo mostra que 61% dos investidores brasileiros não pretendem vender Bitcoin

Pesquisa realizada pela Bitget releva otimismo pós-halving do Bitcoin
Antônio Neto Ais e Fabrícia Campos, casal que lidera a Braiscompany (Foto: Reprodução/Instagram)

MPF faz nova denúncia contra donos da Braiscompany e doleiro por lavagem de dinheiro

Antônio Neto e Fabrícia Farias realizaram operações financeiras de grande porte com características de lavagem de dinheiro em pleno colapso da pirâmide
Pizza em uma mão moeda de bitcoin na outra

Bitcoin Pizza Day: Corretoras comemoram data histórica do Bitcoin com promoções; confira

Semana tem pizza grátis, cashback, joguinho e descontos em comemoração à primeira transação comercial com o Bitcoin realizada há 14 anos