Imagem da matéria: Investidores Veem ICO Como o Futuro do Venture Capitalism

Este ano tem sido muito lucrativo para os investidores de criptomoedas. Mais e mais pessoas estão investindo em ICOs (Initial Coin Offering) na esperança de entrar no próximo Bitcoin ou Ethereum.

2017 tem sido um ano de recordes para criptomoedas em geral e também ICOs. Dezenas de projetos diferentes conseguiram levantar impressionantes US $ 1,2 bilhão em financiamento através da vendas de token (ICO).

Publicidade

Leia Também: Fundos Hedge Estão Começando a Investir em Bitcoin

Investidores e especialistas acreditam que este é apenas o começo e que os ICOs se tornarão o método mais utilizado para a captação de recursos no futuro.

À luz dos êxitos esmagadores de vários ICOs recentes, muitas startups decidiram não tomar o caminho tradicional de angariação de fundos através de capitalistas de risco (VCs) e, em vez disso, lançar suas próprias ICOs.

Não querendo ser deixado de fora do loop de dinheiro, muitos capitalistas de risco agora estão se voltando para fundos de hedge focados em ICO. Na verdade, apenas em 2017, mais de 15 novos hedge funds foram lançados ou serão lançados até o final do ano. Muitos desses fundos são apoiados por VCs como Founders Fund, Sequoia Capital e Union Square Ventures.

Mercado em alta ou bolha?

Alguns especialistas acreditam que o hype recente que envolve os ICOs pode ser uma indicação para uma bolha. A opinião comum entre esses especialistas é que com novos projetos de ICO sendo lançados quase todas as semanas, muitos investidores podem ser “cegados” pela ganância e investir em projetos que não possuem produtos funcionais, plano de negócios ou plano de desenvolvimento futuro.

Publicidade

Leia Também: Bilionário Mark Cuban Compra 20 Dólares em Bitcoin e Diz: “Está em uma Bolha”

Criador da Dogecoin Diz Estar Preocupado com a Bolha dos ICOs

 

William Mougayar, o sócio geral do fundo Virtual Capital Ventures, disse seguindo a situação atual dos ICOs:

Se você apressar os ganhos, avaliações, expectativas, hype, etc … tudo isso vai cair. Foi o que aconteceu em 1999/2000 com a Web. De repente, tudo ficaria na internet, se fossem boas ou más idéias e se fossem equipes experientes ou não experientes

Este atual frenesi de ICO está lembrando muitos investidores da famosa bolha Dot-Com de 2000 que custaram aos investidores US $ 5 trilhões. Esta semana, o mercado de criptomoedas teve uma forte tendência de baixa que reduziu a capitalização de mercado de US $ 100 bilhões para US $ 65 bilhões atualmente.

VOCÊ PODE GOSTAR
Sob um banco de madeira três criptomoedas ao lado de um celular com logo do Nubank

Nubank libera envio e recebimento de criptomoedas de carteiras externas

Já estão disponíveis para essas transações Bitcoin, Ethereum e Solana; outras moedas e redes serão adicionadas em breve
busto de homem engravatado simulando gesto de pare

CVM proíbe corretora de criptomoedas e forex de captar clientes no Brasil

O órgão determinou, sob multa diária de R$ 1 mil, a imediata suspensão de qualquer oferta pública de valores mobiliários pela Xpoken
Números e letrs douradas sob um placa formam símolo do Real brasileiro

5 vantagens da tokenização de ativos do mundo real (RWA) | Opinião

Para o autor, a custódia de RWA tokenzados é um elemento crucial para a democratização do acesso aos investimentos
Celular com logo do Pix sob bandeira do Brasil

Pix: Um catalisador para o futuro das finanças descentralizadas no Brasil? | Opinião

Para o autor, o Pix, combinado com os princípios das finanças descentralizadas e conceitos de dinheiro programável, poderia abrir caminho para uma nova era de inovação financeira