Imagem da matéria: Índia vai banir bitcoin, diz funcionário do Ministério da Economia
(Foto: Shutterstock)

O projeto de lei da Índia para proibir totalmente as transações de criptomoedas provavelmente será aprovado, de acordo com um alto funcionário do Ministério das Finanças em entrevista à Bloomberg sob condição de anonimato.

O responsável disse que, quando a lei for aprovada, os criptomoedas e as empresas terão um período de transição de três a seis meses para encerrar a sua atividade.

Publicidade

O ministro das finanças júnior do país, Anurag Thakur, disse que deveria haver mais regulamentação do Bitcoin e de outras criptomoedas na região.

A proposta legislativa, a Criptomoeda e Regulamentação da Lei Oficial da Moeda Digital de 2021, ainda não foi divulgada formalmente. Mas parece que vai proibir todas as “criptomoedas privadas” na Índia, permitindo apenas que uma moeda digital nacional seja usada, se a Índia criar uma (algo em que está trabalhando).

Há uma ressalva. De acordo com um relatório separado da Bloomberg, o projeto pode fornecer algumas exceções. Serão “para promover a tecnologia subjacente da criptomoeda e seus usos”. Mas isso parece estar referenciando a tecnologia de blockchain em oposição às próprias criptomoedas.

Atrito da Índia com Bitcoin

A Índia teve um relacionamento complicado com Bitcoin e empresas de criptomoedas no passado. Em abril de 2018, o banco central indiano proibiu efetivamente os bancos de trabalhar com empresas de criptomoedas. Isso tornou excepcionalmente difícil para as empresas continuarem operando na região, com muitas bolsas fechando.

Publicidade

Isso foi revertido em meados do ano passado, quando a suprema corte revogou a proibição – depois que muitas empresas locais brigaram. Mas, embora tenha esclarecido que essa proibição não existe – era apenas uma circular divulgada pelo banco central – os bancos continuaram relutantes em negociar com empresas cripto.

Na época, o co-fundador da Unocoin, BV Harish, disse ao Economic Times: “Os banqueiros têm dito que precisam de novas diretrizes mencionando que não há mais restrições para que forneçam contas bancárias para empresas de criptomoedas.”

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Rússia começa a vender R$ 585 milhões em Bitcoin apreendidos no maior caso de suborno do país

Rússia começa a vender R$ 585 milhões em Bitcoin apreendidos no maior caso de suborno do país

Montante de mais de mil unidades de Bitcoin foi apreendido com investigador que aceitou suborno para deixar de investigar hackers
Imagem da matéria: Banco Central da República Tcheca estuda comprar Bitcoin para reserva nacional

Banco Central da República Tcheca estuda comprar Bitcoin para reserva nacional

Aleš Michl disse que já levou internamente a sugestão de compra de Bitcoin, mas que nenhuma decisão foi tomada
bitcoin,

Destilaria listada na Nasdaq vai investir em Bitcoin e aceitá-lo como forma de pagamento

A Heritage Distilling, listada na Nasdaq, anunciou que planeja manter Bitcoin em sua tesouraria, seguindo o exemplo da MicroStrategy e de outras empresas
Imagem da matéria: Cynthia Lummis acusa FDIC de má conduta na supervisão de criptomoedas e exige prestação de contas

Cynthia Lummis acusa FDIC de má conduta na supervisão de criptomoedas e exige prestação de contas

Senadora citou alegações de que FDIC destruiu documentos e silenciou equipe durante uma investigação de supervisão do setor de criptomoedas