Ilustração criada por AI de casal flertando virtualmente
Reprodução/Decrypt

Imagine o seguinte: você está conversando on-line com uma pessoa que você gosta e ela se encaixa em todos os pontos que você valoriza. O papo começa a esquentar, você pede que ela lhe diga algo excitante e ela responde: “sinto muito, mas como um modelo de linguagem de Inteligência Artificial eu não posso ir tão longe”.

Bem-vindo ao futuro do namoro.

Publicidade

Um recente estudo feito pela AttractionTruth mergulhou de cabeça neste admirável mundo novo, no qual a inteligência artificial (AI) está revolucionando também os aplicativos de namoro. O estudo revela que 20% dos usuários do sexo masculino já estão usando a tecnologia para melhorar suas experiências de namoro on-line. 

Mas isso não é uma exclusividade dos apps de relacionamento — a AI está se infiltrando em todas as partes das nossas vidas: de aconselhamento médico e psicológico até orientação espiritual.

Os relacionamentos estão claramente dentro do escopo: já existem bots que imitam a personalidade de muitas celebridades famosas, e algumas estão configuradas para ir direto ao ponto e pular todo o processo de xaveco e conquista.

Reprodução/Decrypt

E a pesquisa da AttractionTruth foca justamente nisso: como a tecnologia de inteligência artificial já está transformando o jogo do namoro para os homens. A demografia da pesquisa, majoritariamente composta de homens usuários de aplicativos de namoro, relatou uma melhoria notável em suas habilidades de conquista e em sua confiança usando AI.

Uma porcentagem considerável — 19% — observou melhorias não só na sua confiança com o sexo oposto, mas também nas suas capacidades gerais de conquista quando auxiliados pela Inteligência Artifical. Os participantes restantes do estudo também foram positivos sobre o papel da AI em suas experiências de namoro on-line, relatando que se sentem “definitivamente apoiados” pela tecnologia.

Publicidade

A AttractionTruth não fez essa pesquisa sem interesse comercial no assunto: a empresa vende “uma ferramenta de software de ponta projetada para revolucionar as experiências de namoro on-line.”

Mais confiança e habilidade no namoro

Curiosamente, a AI também aumentou a confiança dos usuários, com 37% dos participantes afirmando que as suas interações melhoraram graças à contribuição da tecnologia. Outros 24% relataram ter notado melhorias em suas habilidades de troca de mensagens.

Eles também relataram vários benefícios relacionados ao uso da AI com esse foco: primeiramente, apontaram que a tecnologia facilita a criação de mensagens de abertura personalizadas e cativantes, levando a interações mais significativas.

Em segundo lugar, a AI economiza tempo, pois a tecnologia pode lidar com quebra-gelos e conversas iniciais, permitindo que os usuários se concentrem em conexões mais profundas.

Publicidade

O uso da AI nas conexões amorosas

A integração da AI no mundo do namoro on-line tem seus desafios. Traz à tona questões éticas e de privacidade, à medida que os usuários devem confiar seus dados pessoais tanto aos apps de relacionamento quanto às ferramentas de AI.

Além disso, à medida que a AI se torna mais prevalente, a indústria precisa encontrar um equilíbrio entre automação e interação humana. Caso contrário, os agentes de AI começarão a rodar em círculos flertando com outros agentes de AI.

Apesar desses obstáculos potenciais, os resultados da pesquisa destacam o valor da tecnologia no mundo moderno dos relacionamentos que começam no digital. Do reforço da personalização das mensagens ao aumento da eficiência e aumento das taxas de sucesso, a AI parece ser um divisor de águas.

Avançando no relatório, os pesquisadores recomendam que os desenvolvedores de aplicativos de namoro integrem mais recursos alimentados por AI enquanto priorizam a privacidade do usuário.

A próxima fronteira é explorar como a Inteligência Artificial pode contribuir para a sustentabilidade das relações a longo prazo, mantendo o foco nas diversas experiências dos usuários e nas práticas éticas de AI.

Publicidade

Assim, da próxima vez que você se perder em uma conversa envolvente com um indivíduo encantador on-line, lembre-se: pode ser que esse “don juan” esteja usando um pouco de ajuda tecnológica. Mas não se preocupe, contanto que seus crushes não respondam de forma robótica às suas perguntas safadinhas, você provavelmente estará seguro e conversando com uma pessoa real.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Hackers roubam números de telefone de 33 milhões de usuários do Authy

Hackers roubam números de telefone de 33 milhões de usuários do Authy

Como precaução, todos os usuários do Authy devem atualizar seus aplicativos para as versões mais recentes
Joe Biden posa para foto

Biden vira sobre Kamala: mercados de criptomoedas esperam que o presidente seja indicado

Apostadores de criptomoedas no popular mercado de previsões Polymarket novamente favorecem Joe Biden como candidato dos democratas
Bolo de dólares em cima de outras notas

PF da Argentina prende família que lavava dinheiro de contrabando e jogos de azar com USDT

Com o filho preso e a esposa indiciada, o líder da quadrilha, Fabián Di Julio, o “El Gordo”, se entregou na última quarta-feira