Imagem da matéria: Hackers invadem sistema da Câmara de Vereadores de Palmas e pedem Bitcoins de resgate
(Foto: Divulgação/Câmara de Palmas)

A Câmara de Vereadores de Palmas, no Tocantins, teve seu sistema interno invadido por hackers na semana passada. De acordo com o G1, os cibercriminosos pediram resgate em bitcoin. O valor não foi divulgado.

Não se sabe ainda ao certo quando a invasão ocorreu, mas diretoria de comunicação da Câmara suspeita de que ela tenha se dado na última sexta-feira (19).

Publicidade

O ataque foi percebido depois do feriado de Páscoa quando os parlamentares retornaram ao trabalho. Eles haviam tentado acessar a algumas informações e notaram que elas estavam indisponíveis na rede.

A casa parlamentar do município de Palmas disse que não iria pagar o regaste e que haviam feito backup de maior parte dos dados que foram hackeados.

Apesar de a Câmara ter informado que os trabalhos do plenário e das comissões deveriam continuar normalmente, isso não sucedeu na quarta-feira (24).

A sessão desse dia teve de ser interrompida, pois os parlamentares não tinham acesso aos documentos que estariam no sistema online da Câmara, conforme foi noticiado pela TV Anganhera, filiada a TV Globo. Ainda não se sabe quando os trabalhos vão retornar.

Publicidade

Vandim do Povo, vice-presidente da Câmara de vereadores, afirmou que sem acesso aos dados não tinha condições de continuar a sessão naquele dia.

“O presidente da Câmara decidiu que ia fazer um boletim de ocorrência e as autoridades competentes vão investigar”.

O caso da invasão no sistema da Câmara de Vereadores de Palmas foi levado para a Polícia Civil do Tocantins na tarde de terça-feira (23), momento em que foi lavrado o boletim de ocorrência.

As investigações já foram iniciadas pela equipe da Delegacia Especializada. A Polícia acredita que apenas os dados da última semana não estavam salvos em discos externos ao sistema que foi atacado.


3xBit

Inovação e segurança. Troque suas criptomoedas na corretora que mais inova do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://3xbit.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
homem algemado com as mãos para trás

Polícia apreende R$ 285 mil em criptomoedas de jovem que fraudou fintech de Florianópolis

As investigações continuam para identificar outros membros do grupo criminoso
Phelipe de Moura Ferreira Mianmar pos apara foto

Brasileiro traficado na Ásia era forçado a se passar por modelo para dar golpes cripto 

O brasileiro Phelipe de Moura Ferreira usou seu perfil no Instagram para contar com sobreviveu nas mãos de criminosos
homem segura com duas mãos uma piramide de dinheiro

Skyline: Justiça bloqueia bens de contador de suposta pirâmide financeira

Contador foi identificado como integrante do conglomerado da pirâmide, utilizando-se do mesmo endereço comercial e possuindo vínculos diretos
moeda de bitcoin com bandeira do brasil ao fundo (2)

O estado atual da regulamentação das criptomoedas no Brasil 

Veja as atualizações mais recentes da regulamentação do mercado cripto brasileiro, incluindo as consultas públicas do Banco Central e da Receita e o PL que envolve a segregação patrimonial