Imagem da matéria: Hackers invadem sistema da Câmara de Vereadores de Palmas e pedem Bitcoins de resgate
(Foto: Divulgação/Câmara de Palmas)

A Câmara de Vereadores de Palmas, no Tocantins, teve seu sistema interno invadido por hackers na semana passada. De acordo com o G1, os cibercriminosos pediram resgate em bitcoin. O valor não foi divulgado.

Não se sabe ainda ao certo quando a invasão ocorreu, mas diretoria de comunicação da Câmara suspeita de que ela tenha se dado na última sexta-feira (19).

Publicidade

O ataque foi percebido depois do feriado de Páscoa quando os parlamentares retornaram ao trabalho. Eles haviam tentado acessar a algumas informações e notaram que elas estavam indisponíveis na rede.

A casa parlamentar do município de Palmas disse que não iria pagar o regaste e que haviam feito backup de maior parte dos dados que foram hackeados.

Apesar de a Câmara ter informado que os trabalhos do plenário e das comissões deveriam continuar normalmente, isso não sucedeu na quarta-feira (24).

A sessão desse dia teve de ser interrompida, pois os parlamentares não tinham acesso aos documentos que estariam no sistema online da Câmara, conforme foi noticiado pela TV Anganhera, filiada a TV Globo. Ainda não se sabe quando os trabalhos vão retornar.

Publicidade

Vandim do Povo, vice-presidente da Câmara de vereadores, afirmou que sem acesso aos dados não tinha condições de continuar a sessão naquele dia.

“O presidente da Câmara decidiu que ia fazer um boletim de ocorrência e as autoridades competentes vão investigar”.

O caso da invasão no sistema da Câmara de Vereadores de Palmas foi levado para a Polícia Civil do Tocantins na tarde de terça-feira (23), momento em que foi lavrado o boletim de ocorrência.

As investigações já foram iniciadas pela equipe da Delegacia Especializada. A Polícia acredita que apenas os dados da última semana não estavam salvos em discos externos ao sistema que foi atacado.


3xBit

Inovação e segurança. Troque suas criptomoedas na corretora que mais inova do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://3xbit.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: "Jogo do Tigrinho" deve ser liberado pelo governo do Brasil; veja regras

“Jogo do Tigrinho” deve ser liberado pelo governo do Brasil; veja regras

A liberação do “Jogo do Tigrinho” deve ser feita por meio de portaria que será emitida pelo Ministério da Fazenda
Ronaldinho Gaúcho em vídeo promovendo Olymp Trade

CVM aplica multa de R$ 680 mil em corretora promovida por Ronaldinho Gaúcho

Promovida pelo ex-craque da Seleção, Ronaldinho Gaúcho, a Olymp Trade prometia retornos de até 92%
Imagem da matéria: Usuários da 99Pay têm chaves PIX vazadas, alerta Banco Central

Usuários da 99Pay têm chaves PIX vazadas, alerta Banco Central

Também foram potencialmente expostos dados como nome do usuário, CPF com máscara, instituição de relacionamento, agência e número da conta
Ronaldinho Gaúcho em vídeo promovendo Olymp Trade

CVM julga hoje a Olymp Trade, corretora proibida no Brasil promovida por Ronaldinho Gaúcho

A plataforma forex prometia retornos de até 92%