Imagem da matéria: Governo da Tailândia proíbe pagamentos com criptomoedas
Foto: Shutterstock

Nesta quarta-feira (23), a Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio (ou SEC, na sigla em inglês) da Tailândia anunciou que irá implementar uma proibição a criptomoedas como método de pagamento a partir do dia 1º de abril.

A reguladora afirmou que criptomoedas podem afetar a estabilidade do sistema financeiro, apresentando riscos à economia do país.

Publicidade

Outros riscos destacados pela SEC incluem a perda do valor por conta da volatilidade de preço, ciber-roubo e vazamento de dados pessoais. A reguladora acrescentou que criptomoedas, como o bitcoin (BTC), podem ser usadas como uma ferramenta para a lavagem de dinheiro.

A iniciativa se alinha a outras discussões entre a SEC e o Banco da Tailândia (ou BOT). Anteriormente, ambas as entidades haviam ponderado os benefícios e riscos das criptomoedas, concluindo que empresas cripto devem ser regulamentadas.

Embora as restrições a pagamentos com criptomoedas entrem em vigor em 1º de abril, operadoras de ativos digitais que fornecem tais serviços terão até o fim de abril para cumprir com as regras, alegou a reguladora tailandesa.

Inclui a suspensão de todos os anúncios que solicitam pagamentos cripto e o alerta a clientes contra o uso de criptomoedas para tal fim.

A agência destacou que tanto a SEC como o BOT “veem os benefícios de diversas tecnologias por trás de ativos digitais, como a blockchain, e enfatizam e apoiam o uso da tecnologia para fomentar a inovação”.

Publicidade

A reguladora acrescentou que não está banindo o uso de criptomoedas para fins de investimento.

Tailândia e cripto

O anúncio recente provavelmente é um choque para tailandeses que possuem criptomoedas.

De acordo com um artigo da Bloomberg que cita dados do governo tailandês, em janeiro de 2022, o valor dos ativos digitais armazenados por cidadãos disparou para 114,5 bilhões de bahts (ou US$ 3,4 bilhões) de apenas 9,6 bilhões de bahts há alguns anos.

A Autoridade de Turismo da Tailândia (ou TAT) também nutria esperanças de que criptomoedas pudessem ajudar a atrair turistas ricaços para impulsionar a economia pós-pandêmica da nação.

“Cripto é o futuro, então devemos tornar a Tailândia em uma sociedade positiva a cripto para dar as boas-vindas a esse grupo de turistas de qualidade”, disse Yuthasak Supasorn, presidente da TAT, em novembro.

Entre abril de 2022 a dezembro de 2023, novas medidas de alívio fiscal vão incluir a isenção de uma taxa de acréscimo de valor (ou VAT) de 7% para negociações com cripto em corretoras regulamentadas.

Publicidade

Antes disso, o departamento de receita da Tailândia abandonou planos de cobrar uma retenção na fonte de 15% a transações com criptomoedas, ou seja, traders cripto teriam de compensar seus prejuízos anuais com ganhos obtidos no mesmo ano.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Manhã Cripto: XRP desaba 11,4% após SEC recorrer em processo contra Ripple

Manhã Cripto: XRP desaba 11,4% após SEC recorrer em processo contra Ripple

“Se Gary Gensler e a SEC fossem racionais, eles teriam abandonado este caso há muito tempo”, disse CEO da Ripple
hamster simulando jogar hamster kombat to telegram

Hamster Kombat vai dar bônus para jogadores que segurarem tokens do airdrop

A próxima temporada do Hamster Kombat está chegando, e os jogadores que mantiverem seus tokens HMSTR no jogo receberão alguns benefícios
Imagem da matéria: Dev de Solana abandona memecoin que ele viralizou ao atear fogo em si mesmo

Dev de Solana abandona memecoin que ele viralizou ao atear fogo em si mesmo

Mikol foi hospitalizado com queimaduras de 3º grau após incendiar-se em uma tentativa de promover sua memecoin TruthOrDare
moeda de bitcoin e bandeira dos eua

O que aconteceria se governos com Bitcoin decidissem vendê-los ao mesmo tempo?

Estados Unidos, China e Reino Unido lideram a lista de países com os maiores estoques de Bitcoin; Butão tem o dobro de BTC que El Salvador