Imagem da matéria: Governo da Califórnia fecha banco que estava no centro da crise das criptomoedas
Shutterstock

O Departamento de Proteção Financeira da Califórnia anunciou o fechamento do Silicon Valley Bank (SVB), o banco no centro da crise que está fazendo derreter o preço das criptomoedas na tarde desta sexta-feira (10).

A entidade governamental transferiu os depósitos da entidade para um outro banco, como forma de proteger o dinheiro dos correntistas. A partir de agora, o processo de liquidação será conduzido pela Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC), uma instituição do governo federal dos EUA, que já avisou que todos os clientes terão acesso ao dinheiro das contas até a próxima segunda-feira (13).

Publicidade

O episódio parece confirmar que a crise do setor cripto – iniciada com o colapso do projeto Terra e aprofundada pela quebra da corretora FTX – desembarcou com força em pelo menos parte do setor bancário.

O contágio nos bancos começou há algumas semanas, quando o Silvergate Bank anunciou que iria atrasar em duas semanas a apresentação de seu relatório anual aos reguladores da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC).

O banco tinha uma posição destacada no setor cripto por ser uma das principais fontes de capital para grandes empresas do segmento, como a Coinbase e a Binance, e foi afetado pela perda de US$ 1 bilhão que estavam depositados na falida exchange de Sam Bankman-Fried. No dia 1º de março, o Silvergate anunciou que estava “encerrando as operações” depois ver sua ações caírem mais de 60% em um dia.

O próximo na linha foi justamente o Silicon Valley Bank (SVB), banco que financiava startups e também era próximo do setor cripto. Nesta sexta-feira (10), as negociações de ações do SVB foram interrompidas nas bolsas de valores dos EUA, após informações que a empresa buscava ser adquirida depois de fracassar em tentar um novo aporte de capital. Logo na sequência, veio o fechamento decretado pela Califórnia.

Publicidade

Temores de mais contágio bancário

Resta agora saber até que ponto os problema do Silvergate e do Silicon Valley Bank podem se espalhar para mais instituições bancárias.

O índice SPDR S&P Bank ETF (KBE) – que tem entre seus membros o Citigroup (C) e o Bank of New York – está em queda de 3% no momento e 15% na semana. JPMorgan, Bank of America, Citigroup e Wells Fargo, os quatro maiores bancos por posse de ativos, perderam o equivalente a US$ 52,4 bilhões só na quinta-feira (9).

O gerente de fundos de hedge americano Bill Ackman foi ao Twitter dizer que a falência do SVB poderia “destruir um importante motor de longo prazo da economia” devido ao fato de que muitas empresas dependem do banco para armazenar dinheiro e obter empréstimos.

VOCÊ PODE GOSTAR
Jerome Powell, presidente do Fed, mostrado em tela de computador

Jerome Powell: conheça a trajetória do presidente do FED e guardião do sistema financeiro global | Análise

Decisões do presidente do FED impactam desde a rentabilidade da poupança de um trabalhador comum no Brasil até a rolagem da dívida externa de países africanos
Imagem da matéria: Microsoft alerta sobre trojan de malware que tem como alvo as carteiras MetaMask, Phantom e Coinbase

Microsoft alerta sobre trojan de malware que tem como alvo as carteiras MetaMask, Phantom e Coinbase

Malware pode monitorar continuamente o conteúdo da área de transferência, procurando informações como chaves de criptomoedas e senhas
carrinho de compras com criptomoedas e dinheiro; ao fundo, logo do Goldman Sachs

Goldman Sachs inclui criptomoedas em relatório anual pela primeira vez

O banco mencionou criptomoedas em sua carta anual aos acionistas, reconhecendo seu papel crescente nos mercados financeiros e na concorrência
Celular com o logo da CVM e notebook aberto no site da Comissãod e Valores Mobiliários

CVM revoga, por unanimidade, a stop order de 11 tokens do Mercado Bitcoin

Autarquia reconheceu a conformidade dos esclarecimentos e documentos apresentados pelo Mercado Bitcoin (MB)