Silicon Valley Bank
Shutterstock

As negociações de ações do banco Silicon Valley Bank (SVB), que ameaça quebrar, foram interrompidas nas bolsas de valores dos EUA nesta sexta-feira (10), após informações que a empresa busca ser adquirida, após fracassar em tentar um novo aporte de capital.

As ações do banco despencaram mais de 62% no pré-market da Nasdaq, onde são negociadas.

Publicidade

Leia também: Por que o preço do Bitcoin e das criptomoedas está derretendo

Vários fundos de investimento, incluindo o Founders Fund de Peter Thiel – que investiu na emissora de stablecoin Paxos – também aconselharam as empresas de seu portfólio a retirar dinheiro do banco, especializado em empréstimos para startups e para a indústria das criptomoedas.

O diretor de pesquisa da 21Shares, Eliézer Ndinga, disse ao Decrypt que “o banco pode até certo ponto impactar o mercado cripto e provavelmente startups que oferecem produtos e serviços, como fintechs que alavancam blockchains “.

Bancos em crise

A notícia chega poucos dias depois que o banco Silvergate, um dos principais players do mercado cripto, fechou as portas. Na quarta-feira, o Silvergate anunciou que estava “encerrando as operações” depois de sofrer pesadas perdas nas vendas de títulos para pagar os depositantes que ficaram assustados com os mercados pessimistas no final de 2022 e início de 2023.

A crise do Silvergate pode ter catalisado as negociações de baixa para o SVB.

Naquele mesmo dia, o SVB anunciou uma venda de ações de $ 2,25 bilhões, com as ações despencando 60% em resposta.

O do SVB, Greg Becker, disse aos investidores que medidas foram tomadas para fortalecer as finanças do banco para enfrentar uma recente seca de financiamento de capital de risco, já que a instituição espera “taxas de juros mais altas contínuas, mercados públicos e privados pressionados e queima de caixa elevada níveis de nossos clientes conforme eles investem em seus negócios.”

Publicidade

Becker sustentou que o banco tem liquidez suficiente, mas que um clima de pânico poderia atrapalhar os negócios, acrescentando que “se todos estiverem dizendo uns aos outros que o SVB está com problemas, isso seria um desafio”, disse ele.

O gerente de fundos de hedge americano Bill Ackman foi ao Twitter, dizendo que a falência do SVB poderia “destruir um importante motor de longo prazo da economia” devido ao fato de que muitas empresas dependem do banco para armazenar dinheiro e obter empréstimos.

O investidor bilionário argumentou que as autoridades deveriam intervir para proteger os depositantes para evitar que um possível contágio se espalhe.

Ndinga, da 21Shares, disse “que o efeito SVB terá impacto no cenário tecnológico mais amplo e nos fundos de venture capital, presumindo que o Silicon Valley Bank não seja socorrido por um banco estabelecido. 44% das empresas de tecnologia e saúde apoiadas por capital de risco dos EUA que fizeram IPO no ano passado usaram o SVB.”

*Traduzido com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Moedas de Bitcoin sobre mesa espelhada

Bitcoin é uma “forma de arte” e uma moeda de desconfiança, diz filósofo Yuval Noah Harari

O filósofo, no entanto, mostrou desconfiar se realmente o Bitcoin será o futuro do dinheiro como algumas pessoas defendem
Antônio Neto Ais e Fabrícia Campos, casal que lidera a Braiscompany (Foto: Reprodução/Instagram)

MPF faz nova denúncia contra donos da Braiscompany e doleiro por lavagem de dinheiro

Antônio Neto e Fabrícia Farias realizaram operações financeiras de grande porte com características de lavagem de dinheiro em pleno colapso da pirâmide
Vitalik Buterin na ETH Taipei 2024. Foto: Rug Radio

Como o fundador do Ethereum, Vitalik Buterin, mantém suas criptomoedas seguras

“Descentralize sua própria segurança”, diz Buterin – mas ele não usa uma cold wallet para suas próprias criptomoedas
Imagem da matéria: Maior plataforma P2P de Monero fecha após 7 anos de operação

Maior plataforma P2P de Monero fecha após 7 anos de operação

A plataforma peer-to-peer focada na moeda de privacidade Monero (XMR) citou “uma combinação de fatores internos e externos” para sua decisão de fechar as portas