Imagem da matéria: Gestora brasileira toca sino de abertura da bolsa de NY seis meses após lançar fundo cripto nos EUA
Equipe da Hashdex tocou o sino de abertura da NYSE na quarta-feira (Foto: Divulgação)

A equipe da Hashdex, gestora brasileira de fundos de investimento baseados em criptomoedas, tocou o sino de abertura do pregão da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) na quarta-feira (15), em comemoração ao aniversário de seis meses do fundo Hashdex Bitcoin Futures ETF.

O diferencial desse produto que ele é considerado o primeiro ETF de futuros de Bitcoin registrado exclusivamente sob o Securities Act de 1933, lei americana que regulamenta investimentos financeiros no país.

Publicidade

“O ETF da Hashdex foi o primeiro ETF de futuro de Bitcoin a ser aprovado sob o Act of 1933, que normalmente é uma estrutura de commodities. Isso mostra uma mudança de entendimento sobre Bitcoin como ativo financeiro”, explica ao Portal do Bitcoin Marcelo Sampaio, o CEO da Hashdex.

O ETF da empresa brasileira foi desenvolvido em parceria com a Teucrium Trading e começou a ser negociado na bolsa de Nova York em 16 de setembro de 2022, sendo o primeiro ETF da Hashdex nos EUA. 

Antes de entrar no mercado norte-americano, a Hashdex lançou o primeiro ETF cripto no Brasil, o HASH11, negociado na B3 desde abril de 2021. A expansão dos serviços para outros mercados, no entanto, se tornou um frente de trabalho importante para a gestora brasileira nos últimos anos.

“O mercado americano é o maior mercado do mundo, ter uma presença relevante nos EUA é importante para o posicionamento global da gestora. Acreditamos que a estrutura deste produto é diferenciada do que existia no mercado interiormente. Temos muito orgulho de ser uma empresa brasileira líder no mercado global com tantos produtos pioneiros”, acrescenta Sampaio.

Publicidade

O tenso mercado de ETF nos EUA

Embora ETFs cripto existam nos EUA desde 2021, esse tipo de investimento segue limitado ao mercado de futuros, já que a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) se nega a autorizar a oferta de um ETF à vista (spot) baseado em criptoativos.

A Hashdex já tornou público o interesse em lançar um ETF cripto à vista nos EUA, assim como já possui no Brasil, porém afirma que vai esperar a abertura dos reguladores.

“Acreditamos que a migração para spot ocorrerá de forma gradual e nossa posição é sempre de trabalhar em parceria com reguladores e o mercado. Vamos acompanhar a regulação norte-americana para continuar lançando novos produtos”, diz o executivo.

Já outras gestoras cripto se mostram mais radicais na batalha para conseguir lançar um ETF à vista nos EUA. A Grayscale, a maior gestora de criptoativos do mundo, por exemplo, decidiu brigar na justiça contra os reguladores da SEC.

Publicidade

O plano da empresa é transformar o seu popular fundo Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) em um ETF à vista, mas levou um “não” dos reguladores em junho do ano passado. A Grayscale então decidiu brigar contra essa decisão no tribunal de apelações nos EUA, alegando que a negativa da SEC era arbitrária.

Em uma audiência do caso na semana passada, o CEO da Grayscale, Michael Sonnenshein, se mostrou otimista que a empresa saia vitoriosa da disputa e abra as portas para os ETFs à vista de criptomoedas nas bolsas dos EUA.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Converge, blockchain compatível com Ethereum, busca repensar a economia cripto para Wall Street

Converge, blockchain compatível com Ethereum, busca repensar a economia cripto para Wall Street

Nova blockchain compatível com Ethereum que usará stablecoins em vez de criptoativos nativos para pagar taxas de transação
Homem em local escuro amarrado em uma cadeira

Espanhol é sequestrado em São Paulo e obrigado a transferir US$ 50 milhões em criptomoedas

Estrangeiro disse em depoimento que foi abordado por dois homens com uniformes falsos da Polícia Civil no bairro do Ipiranga
moedas de dogecoin DOGE

Dogecoin começou como piada, mas a mineração de DOGE está ficando séria

A mineração de Dogecoin se tornou uma alternativa lucrativa ao Bitcoin, e pequenas empresas estão aproveitando a oportunidade
moeda de bitcoin e graficos vermelhos de queda

Bitcoin e Dogecoin despencam enquanto Solana atinge menor nível em 13 meses

O desconforto dos investidores nas criptomoedas refletiu uma sessão tumultuada em Wall Street, com Bitcoin, Solana e outros ativos em queda