Imagem da matéria: Gestora brasileira Hashdex e Nasdaq entram com pedido de ETF de Ethereum à vista nos EUA
Foto: Shutterstock

A Nasdaq, em parceria com a gestora brasileira Hashdex, entrou com um pedido na Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) para a criação de um fundo negociado em bolsa (ETF) de Ether (ETH), o token nativo da rede Ethereum, à vista.

Nas últimas semanas, as duas empresas também haviam entrado na disputa para o lançamento de um ETF de Bitcoin (BTC) à vista.

Publicidade

Pela proposta apresentada, o fundo negociará usando como referência os contratos futuros na CME, o que pode ser melhor visto pelo regulador já que é um ambiente regulado, diferente das outras propostas, que na maioria sugere usar a Coinbase como referência.

No caso de um ETF de futuros de ETH, a expectativa é que a SEC aprove os primeiros produtos do tipo em breve, com o regulador aprovando um ou várias dos cerca de doze pedidos em análise atualmente.

A SEC até agora se recusou a aprovar quaisquer ETFs cripto para o mercado à vista. No entanto, houve uma mudança notável na abordagem do regulador no final de 2021, quando a SEC aprovou vários fundos de futuros de Bitcoin que investem em contratos negociados na Chicago Mercantile Exchange (CME).

Recentemente, um tribunal americano deu vitória para a gestora Grayscale em uma disputa com a SEC para a conversão de um ETF de Bitcoin futuro para um fundo à vista, o que trouxe ânimo para o mercado de que em breve o regulador deve aprovar a criação de um produto à vista.

Talvez você queira ler
Imagem da matéria: OKX inicia operação no Brasil com promessa de seguir regras locais

OKX inicia operação no Brasil com promessa de seguir regras locais

Em conversa com o Portal do Bitcoin, o líder da OKX no Brasil disse que a estratégia da operação será combinar os serviços das corretoras nacionais com o leque de produtos das gigantes globais
barras de ouro

Tokenização do ouro: onde o passado e o futuro se encontram

Como diria um grande comunicador brasileiro, barras de ouro valem mais do que dinheiro. No mundo digital, também
pilhas de moedas de bitcoin BTC

Mineradores de Bitcoin vão devolver R$ 15 milhões ao investidor que pagou taxa mais cara da história

O pool de mineração AntPool concordou em devolver os R$ 15 milhões que entraram para a história como a taxa mais cara já paga por uma transação de Bitcoin
Mão operando um hologrma

Os reguladores já estão entendendo o valor da tokenização! E você? | Opinião

A tokenização surge como protagonista no atual cenário, e a CVM já expressou sua visão sobre esse fenômeno, sinalizando uma compreensão além da simples digitalização de ativos