Gestora de fundos de criptomoedas Hashdex abre cinco vagas de estágio
Foto: Shuttestock

Após ficar mais de dois meses afastada da gestão de três fundos de criptomoedas, a gestora Titanium Asset recuperou a operação no fim da última semana. Os fundos haviam sido bloqueados após uma operação da Polícia Federal em 28 de novembro.

Apesar da retomada da gestão, a Justiça decidiu manter as aplicações fechadas para resgate, segundo informações do jornal Valor Econômico.

Publicidade

A Vórtx, administradora dos produtos, afirmou em comunicado que os fundos Structure, Cripto Access e Galaxy passarão a ser geridos por Thais Oliveira Almeida, funcionária da Titanium Asset, nomeada “gestora provisória” pelo período inicial de 60 dias.

Ela deverá prestar contas de suas atividades mensalmente ao Poder Judiciário para efeitos de fiscalização. A Vórtx informa que foi comunicada da decisão judicial no dia 6 de fevereiro.

A suspensão dos fundos ocorreu no âmbito da Operação Ouranós, que investiga uma pirâmide financeira suspeita de movimentar R$ 1 bilhão em um esquema de arbitragem de criptomoedas.

Com a operação, a Vórtx, por ordem judicial, proibiu quaisquer resgates e liquidações de valores investidos nos fundos. Além disso, ela se tornou a gestora provisória dos produtos, em substituição à Titanium.

Publicidade

Em nota na época, a Titanium Asset disse que não estava envolvida em nenhum esquema ilegal. “A empresa é a maior interessada em esclarecer todos os pontos e não medirá esforços para colaborar com as autoridades no que for necessário”, disse a gestora.

No âmbito da Operação Ouranós, a Polícia Federal cumpriu 28 mandados de prisão, busca e apreensão contra 72 pessoas e empresas, acusadas de terem movimentado cerca de R$ 1 bilhão em um esquema de arbitragem de criptomoedas.

De acordo a PF, o esquema de pirâmide consistiu, pelo menos desde 2020, em operar uma distribuidora de títulos e valores mobiliários para captar os recursos de cerca de 7 mil investidores de 17 estados brasileiros.

VOCÊ PODE GOSTAR
pilha de moedas douradas XRP Ripple

XRP valoriza mais de 40% na semana; entenda os motivos

Enquanto alguns especialistas acreditam que a alta do XRP agora dará uma pausa, traders apostam no potencial de mais ganhos nas próximas semanas
Imagem da matéria: Musk Empire: jogo do Telegram permite que você ganhe cripto fingindo ser Elon Musk

Musk Empire: jogo do Telegram permite que você ganhe cripto fingindo ser Elon Musk

Este jogo de tap-to-earn em ascensão permite que você desenvolva e aprimore seu próprio Elon Musk antes de um airdrop de tokens
Imagem da matéria: ETFs de Ethereum podem finalmente estrear semana que vem

ETFs de Ethereum podem finalmente estrear semana que vem

A SEC orientou as gestoras a enviar declarações de registro finalizadas para lançamento dos ETFs na próxima terça, 23 de julho
Moedas de bitcoin sob bandeira da Argentina

Argentina sanciona lei que permite aumento de capital de empresas com criptomoedas

Javier Milei também nomeou um especialista em blockchain para liderar Agência Federal de Segurança Cibernética