Foxbit notifica encerramento de contas de clientes que não acessam mais a corretora

Corretora confirma o envio das mensagens que, no entanto, não possuem um padrão e informam prazos diversos regularizar situação

Foxbit alega queda de 40% em operações por coronavírus e pede suspensão de tributos à Receita
(Foto: Shutterstock)


*Atualização: A Foxbit enviou nova manifestação após a publicação da matéria.

Clientes da corretora de criptomoedas Foxbit receberam na manhã da última quarta-feira (17) uma notificação informando o encerramento de suas contas por falta de movimentação. A exchange confirmou o envio das mensagens. 

No comunicado direcionado aos clientes, que estariam sem acessar suas contas, a Foxbit mencionou que eles teriam um prazo para atualizar os dados cadastrais.

Segundo consta em todos os comunicados, essa atualização serve para atender “as formalidades legais que permitem sua negociação de criptomoedas”.

O prazo, porém, não foi igual para todo mundo. Teve gente que recebeu o comunicado dando até o fim deste mês, enquanto outros informaram ter recebido prazos bem menores.

O Portal do Bitcoin conversou com um dos clientes, que preferiu não ser identificado. Ele disse que parou de movimentar sua conta junto a Foxbit há tempos e que esse foi o motivo da notificação. Mas confessou espanto diante do prazo dado.  

“Eu nunca vi isso na minha vida. Eles mandaram o negócio em cima da hora. Disseram que se eu não atualizar meus dados em até dois dias vão encerrar minha conta”.



Ele explicou que parou de movimentar sua conta na exchange depois que começaram a surgir “lentidão na plataforma e problemas no saques”, o que foi normalizado logo em seguida.

Mesmo após a Foxbit ter voltado a operar sem problemas, o cliente não retornou mais a operar na exchange. Ele disse ter deixado um pouco de ativos que lá estão custodiados e parados. Segundo esse cliente, portanto, a comunicação foi “apenas para quem está sem movimentar a conta na corretora”.

Notificação da Foxbit

Apesar da notificação direcionada a esse cliente lhe conceder apenas dois dias para atualizar o cadastro, há uma outro comunicado direcionado a outro cliente que concedeu o prazo até o dia 30 deste mês.

O aviso da exchange é personalizado para cada cliente. Num deles é apenas mencionado que a pessoa “não acessou sua conta Foxbit nos últimos tempos e, como medida de segurança, sua conta com e-mail (…) será encerrada”.

Já no outro aviso, a corretora menciona que o cliente deixou de acessar a conta “nos últimos dois anos”.

A empresa, porém, não explicou nas notificações como será feito para que o cliente resgate o saldo, tanto em criptomoedas quanto em dinheiro, que ainda restam nas contas deles.

Resposta da Foxbit

A reportagem entrou em contato com a empresa de criptomoedas, a qual respondeu por meio de sua assessoria de comunicação.

A Foxbit confirmou que a notificação foi enviada por ela, mas esclareceu que “é importante que o usuário confirme que se trata de um email enviado pela Foxbit. A Foxbit sempre envia e-mails a partir de contato@foxbit.com.br”.

A exchange explicou que sempre envia essa notificação quando o cliente deixa de acessar suas contas “em regra, [por] 24 meses ou mais”.

Segundo a corretora, o objetivo é ficar em conformidade com a nova Lei Geral de Proteção de Dados [a LGPD] e frisa que o cliente pode abrir outra conta quando quiser após o encerramento, sem qualquer custo.

Quanto a atualização cadastral, a exchange afirmou que “constantemente solicita atualizações cadastrais de seus clientes pelos canais oficiais”. E que além de uma praxe do mercado tradicional, “a atualização visa o melhor atendimento das obrigações da Instrução Normativa nº 1888/19 da Receita Federal do Brasil”.

Sobre o que será feito do saldo remanescente dos clientes, a Foxbit argumenta que a maioria das contas encerradas não possui saldo ou é apresenta valores irrelevantes (centavos ou poucos reais, se convertidos). “A Foxbit facultará ao cliente efetuar saques em prazo razoável, avaliando os casos de forma individualizada”.

Nova Manifestação da Foxbit

Após a publicação da matéria, a assessoria de comunicação da Foxbit enviou uma nova nota, pela qual afirma:

“A Foxbit declara que os prazos dados para que os clientes atualizem os cadastros são de 15 dias, em média.
Os e-mails enviados até o dia dessa reportagem foram enviados no dia 04 de junho de 2020, 13:22 com prazo de atualização até o dia 19/06 e o outro enviado em 16 de junho as 18:06 com prazo de atualização até 30/06.
As notificações sobre o assunto estão sendo enviadas apenas do remetente contato@foxbit.com.br.”