Imagem da matéria: Facebook monta equipe para focar nos pagamentos via WhatsApp; Brasil e Índia são prioridades
(Foto: Shutterstock)

O Facebook vai se concentrar em pagamentos via WhatsApp com prioridades nos mercados do Brasil e Índia. Para isso, a empresa formou uma nova equipe no setor de pagamentos que será liderada por David Marcus, diretor que esteve à frente do projeto da criptomoeda Libra — que ainda não vingou.

Segundo o Bloomberg, Marcus continuará administrando a Novi, a carteira digital para criptomoedas, antes chamada Calibra. “Ele estará envolvido nos esforços de pagamentos via WhatsApp em países como Índia e Brasil”.

Publicidade

Batizada internamente de equipe F2, o time de executivos vai dar início à execução de todos os projetos de pagamentos, incluindo o Facebook Pay. No Brasil, a solução também foi chamada de Whatsapp Pay.

Trata-se de um recurso para pagamentos universais da empresa que planeja construir dentro de todos os seus aplicativos.

Para trabalhar junto a Marcus, o Facebook já contratou o cientista da computação Stephane Kasriel, ex-CEO da Upwork, plataforma que conecta empresas e freelancers. Ele foi nomeado vice-presidente do novo departamento.

Facebook Pay

Lançado na metade do mês de junho, o Facebook Pay levou uma rasteira do Banco Central do Brasil logo em seguida. No dia 23 daquele mês, a instituição determinou que a Visa e a Mastercard suspendessem o início das atividades com o aplicativo.

No fim de julho, a Mastercard afirmou que o BC havia autorizado a solução para testes. A notícia veio da Reuters.

Publicidade

Na ocasião da decisão, o BC disse que a ação foi motivada para preservar a competição e assegurar o funcionamento do mercado e permitir que o órgão avalie eventuais riscos para o funcionamento adequado do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

Contudo, a medida também pode ser observada em outra ótica. O anúncio da solução de pagamentos chegou em um momento em que o PIX, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, vinha disputando as atenções com o sistema desenvolvido pelo Facebook.

Diversos analistas do mercado de meios de pagamentos notaram a semelhança nas intenções dos dois sistemas, que é facilitar e reduzir os custos de transações financeiras.

O PIX promete revolucionar o mercado brasileiro a partir de 16 de novembro, quando entrará em operação.

VOCÊ PODE GOSTAR
homem segura com duas mãos uma piramide de dinheiro

Polícia do RJ investiga grupo acusado de roubar R$ 30 milhões com pirâmide financeira

Para ganhar a confiança dos investidores, a empresa fraudulenta fazia convites para assistir jogos de futebol em camarote do Maracanã
Celular com logotipo da Receita Federal sobre notas de reais

Tokenização de ativos enfrenta área cinzenta na declaração de Imposto de Renda |Opinião

Para o autor, a declaração de tokens que representam recebíveis, e outros ativos do mundo real, devem mudar nos próximos anos
Rafael Rodrigo , dono da, One Club, dando palestra

Clientes acusam empresa que operava opções binárias na Quotex de dar calote milionário; dono nega

Processos judiciais tentam bloquear R$ 700 mil ligados à One Club, empresa de Rafael Rodrigo
Homem aponta controle para TV que emerge imagens em 3D

‘TV 3.0’ que chegará ao Brasil em 2025 vai precisar de internet ou conversor? Entenda

Novo sistema de transmissão para TVs promete enviar som e imagem com qualidades maiores, além de maior interatividade com o espectador