Imagem da matéria: Exército Brasileiro vai criar game inspirado em Counter Strike e Fortnite
Foto: Shutterstock

O Exército Brasileiro (EB) vai criar um game inspirado nos mais populares jogos de tiros em primeira pessoa, como Counter Strike e Fortnite. O objetivo é aproximar os jovens e criar impressões positivas da instituição, principalmente nas faixas etárias de 16 a 24.

De acordo com o Boletim do Exército de 10 de junho, a iniciativa faz parte das diretrizes do Projeto Missão Verde-Oliva (Missão VO) que está sendo desenvolvido pela instituição. O projeto prevê tanto melhorar a imagem da instituição quanto ampliar sua integração à sociedade.

Publicidade

Por meio da ação, o órgão espera desenvolver atitudes favoráveis ao Exército Brasileiro, divulgando programas estratégicos a fim de contribuir para a preservação da coesão e da unidade nacional.

Desta forma, diz o documento, um jogo específico pode conscientizar melhor a sociedade brasileira da importância dos assuntos de defesa do País. Segundo o órgão, o jogador será estimulado a cultuar os valores do Exército e a respeitar regras de engajamento.

Game é alternativa à TV

Conforme explicou o EB, embora o órgão esteja estendido em todo o território nacional, as características da vida militar ainda não são muito conhecidas pelos brasileiros.

Por esse motivo, mais a necessidade de alcance da sua comunicação social, o órgão acredita que um jogo pode ser alternativas à TV e às redes sociais, que segundo a intuição, “só atingem outros públicos em situações especiais”. 

Publicidade

Outro ponto, diz o Exército, é a dependência de outras instituições para poder transmitir algo à população.

“A veiculação gratuita na televisão é incerta”, diz um trecho. “Depende das redes e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República”, acrescentou o órgão.

Conforme explicou, o Exército não dispõe de verba publicitária. Como consequência dessa restrição, acaba dependendo das mídias sociais, de patrocínios e de parcerias.

“Diante do exposto, faz-se necessário a procura por outras ‘mídias’ e os jogos eletrônicos apresentam-se como oportunidades que o Exército Brasileiro pode aproveitar para ampliar o alcance da sua comunicação social e da veiculação gratuita de seus anúncios na televisão”, argumentou o órgão.

Como será o game do Exército Brasileiro

Segundo o documento, no game não poderá haver sangue em demasia nem violência exagerada. Também não haverá a possibilidade de o jogador combater contra outro jogador. “O combate será sempre contra a máquina/inteligência artificial”, diz o texto.

Publicidade

Projetado para ser lançado em dois anos, o game do EB será inspirado em jogos similares, como o Arma 3, Insurgency Sandstorm, Game Squad e as diferentes versões do game do Exército dos EUA.

“A equipe desenvolvedora do game irá pesquisar outros games, como o Counter Strike, Fortnite, Arma 3 e Rainbot Six, por exemplo, antes de conceber o game”, diz boletim.

Inicialmente o jogo será projetado para para atender um volume de 15 mil jogadores e cerca de 3 milhões de downloads. Mas para isso, diz o órgão, será necessário um grande esforço na divulgação.

Meio ambiente e etnia

Apesar de o game ser em primeira pessoa, haverá a possibilidade da criação equipes. Os gráfico dos cenários, promete o EB, será de alta qualidade. Outro ponto é sobre a Natureza. “O game demonstrará cuidado com a preservação do meio ambiente”, diz o documento.

“Os jogadores poderão escolher diferentes características e montar os seus próprios avatares. Os avatares deverão representar a composição étnica e social da sociedade brasileira”, descreveu a entidade.

Publicidade

Acrescentou também que o jogo vai ser fiel às características de armamentos, uniformes, velocidade e que será ambientado no futuro, em 2025. Isso para evitar desdobramentos ligados ao atual contexto político.


BitcoinTrade: Negocie criptomoedas com segurança e agilidade!

Cadastre-se agora! Eleita a melhor corretora do Brasil. 95% dos depósitos aprovados em menos de 1 hora! Acesse: bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Zelador confirma que Daniel Fraga morou em Ribeirão Preto até 2021, mostra youtubers

Zelador confirma que Daniel Fraga morou em Ribeirão Preto até 2021, mostra youtubers

Pioneiro do Bitcoin ao comprar ativo por R$ 12 em 2012, Daniel Fraga sumiu após diversos problemas com a Justiça e autoridades
close em olho humano

Câmara de SP aprova criação de CPI para investigar Worldcoin

Comissão proposta por Janaína Paschoal mira atuação da Tools for Humanity, ligada ao projeto World (Worldcoin) de escaneamento de íris por criptomoedas
viatura da draco PCRS, em operação criptomoedas TIMEO

Polícia apreende R$ 260 mil em criptomoedas de grupo que extorquia empresários no RS

O crime era praticado contra empresários do ramo de compra e venda de veículos no Vale do Rio dos Sinos
ilustração de pessoas trocando informações via blockchain entre celulares

Banco Central quer ouvir a sociedade sobre “tokenização” de cartões

A ação busca obter informações e evidências que vão subsidiar estudos sobre o tema