Fundador Terraform Labs Do Kwon
(Foto: Divulgação/Medium)

O ex-CEO da Terraform Labs e criador da criptomoeda LUNA, Do Kwon, saiu da prisão em Montenegro no sábado (22) após o término de sua pena, e foi colocado em um “centro de recepção” para estrangeiros. As informações são do jornal local Vijesti, que também aponta que o executivo foi interrogado por cinco horas antes de ser transferido.

Do Kwon deve ficar sob vigilância no local até a Justiça do país europeu decidir sobre seu pedido de extradição; ele já teve seu passaporte confiscado na semana passada. A defesa do empresário classificou a nova custódia como “ilegal” e disse que irá entrar com um recurso em um tribunal administrativo local.

Publicidade

Kwon está em Montenegro desde o ano passado e recentemente cumpriu pena por uso de passaporte falso. Depois que um tribunal o considerou culpado, ele foi sentenciado a quatro meses de prisão. Agora, há um cabo de guerra sobre a extradição de Kwon para os EUA ou para a Coreia do Sul.

Na quinta-feira (21), a Procuradoria Suprema de Montenegro contestou a decisão do Tribunal Superior de extraditar Do Kwon para a Coreia do Sul, sua terra natal, em vez dos EUA, citando “violações significativas das disposições do processo penal” devido a um raciocínio pouco claro do caso.

As acusações contra Do Kwon

Do Kwon enfrenta acusações criminais de fraude nos EUA por parte de promotores federais em Nova York, bem como uma ação civil movida pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC).

Na Coreia do Sul, ele enfrenta acusações de crimes financeiros, incluindo fraude, violações das leis dos mercados de capitais, manipulação de volumes de transações usando “trader bots” e suborno.

Publicidade

O cofundador da Terraform Labs está na mira das autoridades desde o colapso em 2022 da stablecoin algorítmica TerraUSD (UST) e de sua criptomoeda nativa Luna, que fez sumir US$ 40 bilhões do mercado cripto e desencadeou um ciclo de baixa que durou meses.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Governo do Paraguai "rouba" os mineradores de Bitcoin, acusa senador

Governo do Paraguai “rouba” os mineradores de Bitcoin, acusa senador

Segundo o senador Salyn Buzarquis, decisão do governo do Paraguai de aumentar a tarifa de energia prejudica os mineradores que trabalham corretamente
Amy Webb,

IA e biotecnologia: Amy Webb fala sobre o lugar do Brasil no superciclo econômico global

Durante o Febraban Tech, Amy Webb falou que o mundo está passando por um superciclo econômico e que o Brasil precisa deixar de ser o eterno país do futuro
Mineração

Queda do Bitcoin faz com que apenas 6 máquinas de mineração continuem lucrativas

Com um custo de US$ 0.08 kWh, apenas as máquinas ASIC com eficiência de 23 W/T permanecem minerando Bitcoin com lucro
Imagem da matéria: Binance.US diz estar "ansiosa" para se defender na Justiça contra a SEC

Binance.US diz estar “ansiosa” para se defender na Justiça contra a SEC

A Binance.US disse na segunda-feira que está pronta para se defender depois que um tribunal permitiu que o processo da SEC contra a exchange cripto prosseguisse