Celular com o logo da OpenSea
Foto: Shutterstock

O ex-chefe de produto do OpenSea foi condenado nesta quinta-feira (4) por fraude e lavagem de dinheiro por ter usado informações internas de quais ativos seriam apresentados na página inicial do marketplace para negociar NFTs.

Nathaniel Chastain, 32, foi acusado de comprar NFTs que decidiu apresentar na plataforma de negociação OpenSea NFT. Os promotores alegaram que Chastain os vendeu logo depois para obter mais de US$ 50 mil em lucros ilegais. 

Publicidade

O Departamento de Justiça dos EUA classificou o caso contra Chastain como o primeiro esquema de insider trading envolvendo ativos digitais. 

O uso de informações privilegiadas é o uso de informações confidenciais em benefício próprio, a fim de fazer negócios lucrativos. 

O OpenSea, no momento da prisão de Chastain, era o maior marketplace de NFT. Os usuários podem comprar, vender ou cunhar tokens digitais exclusivos vinculados a conteúdo, como arte ou música, fornecendo prova de propriedade.

Mais de US$ 4,5 milhões em negociações ocorreram nas últimas 24 horas no OpenSea, de acordo com dados do DappRadar

Publicidade

Chastain era o chefe de produto do site e era responsável por decidir quais NFTs seriam apresentados na página inicial da exchange. 

Mas em junho de 2022, o DOJ e o FBI prenderam-no e acusaram-no de fraude eletrônica e lavagem de dinheiro, alegando que ele fez negócios usando seu acesso a informações internas. Chastain se declarou inocente das acusações. 

Os advogados do ex-executivo do OpenSea argumentaram que a informação utilizada não era confidencial e também tentaram argumentar que os NFTs não são títulos e, portanto, o caso deve ser julgado improcedente. Os jurados não foram convencidos com o argumento.

O procurador dos EUA, Damian Williams, disse em um comunicado em junho passado que Chastain “explorou seu conhecimento avançado de quais NFTs seriam apresentados no site do OpenSea para fazer negócios lucrativos para si mesmo.”

Publicidade

“Embora este caso envolvesse negociações em novos criptoativos, não havia nada particularmente inovador em sua conduta — era fraude”, acrescentou Williams. 

Chastain será condenado em uma data posterior, mas pode pegar até 20 anos de prisão por cada acusação.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Musk Empire: Veja o combo diário e o enigma desta quarta-feira (24)

Musk Empire: Veja o combo diário e o enigma desta quarta-feira (24)

Procurando o combo diário do Musk Empire para quarta-feira, 24 de julho? Aqui estão as últimas escolhas da bolsa de valores para o crescente jogo de criptomoeda no Telegram
Imagem da matéria: PixelTap: aprenda a ganhar milhões de tokens no jogo do Telegram da Pixelverse

PixelTap: aprenda a ganhar milhões de tokens no jogo do Telegram da Pixelverse

O jogo PixelTap do Telegram permite que você lute contra robôs para ganhar moedas antes de um airdrop de token — e você pode ganhar muito mais com esse bônus fácil
pilha de moedas douradas XRP Ripple

XRP valoriza mais de 40% na semana; entenda os motivos

Enquanto alguns especialistas acreditam que a alta do XRP agora dará uma pausa, traders apostam no potencial de mais ganhos nas próximas semanas
donald trump

Bitcoin sobe e memecoins chegam a saltar 70% após ataque contra Trump

Memecoins inspiradas em Trump saltaram após um ataque contra ele, e o Bitcoin subiu – e os apostadores do mercado de previsão acham que isso ajudou sua campanha