Imagem da matéria: Ethereum dá mais um passo rumo à Fusão e ao sistema de consenso proof of stake (PoS)
(Foto: Shutterstock)

O Ethereum deu um pequeno, mas importante passo para sua Fusão, a tão aguardada e adiada transição ao sistema de consenso proof of stake (ou PoS, na sigla em inglês).

Prevista inicalmente para esta quarta-feira (27), a décima “shadow fork” (ou “bifurcação-sombra”, em tradução livre) na realidade foi implementada na terça-feira (26), 26 horas antes do planejado. O foco de shadow forks é no teste de algumas alterações específicas que serão feitas à blockchain no futuro.

Publicidade

Isso é diferente das “hard forks” (ou bifurcações drásticas”) completas nas redes de testes, como na Sepolia este mês. Redes de testes (ou “testnets”) são os “ensaios finais” da fusão, que fazem a migração de toda a rede principal do Ethereum para um ambiente de teste de rede.

A shadow fork desta semana experimentou versões que vão acontecer durante a rede de testes final do Ethereum, Goerli, prevista para o dia 11 de agosto, que será o terceiro e final teste necessário antes de a fusão estar pronta para ser executada.

Cronograma da Fusão do Ethereum

O cronograma da fusão mudou inúmeras vezes nos últimos dois anos. Porém, este mês, os desenvolvedores principais do Ethereum anunciaram sua intenção de implementar a fusão no dia 19 de setembro. Como a rede de testes Goerli é o único grande evento antes da fusão, desenvolvedores estão otimistas de que esse cronograma irá continuar assim.

A fusão fará com que o Ethereum, cuja criptomoeda é a segunda maior em termos de capitalização de mercado, seguida do bitcoin (BTC), e cuja rede é responsável por cerca de 64% de toda a atividade do setor de Finanças Descentralizadas (ou DeFi), migre de um modelo proof of work (ou PoW) para o proof of stake (ou PoS).

Publicidade

Atualmente, novos ethers são criados por meio de um processo que consome muita energia em que “mineradores” direcionam enormes quantidades de poder computacional para solucionar difíceis quebra-cabeças na expectativa de receberem blocos de novos ethers.

A fusão irá encerrar o processo de mineração de ethers e substituí-lo com um método em que holders com pelo menos 32 ETH possam alocar seus ethers para criarem mais. De acordo com a Ethereum Foundation, o modelo PoS tornará a rede Ethereum 99% mais favorável ao meio ambiente.

Desde que a décima shadow fork foi implementada ontem, nenhuma falha foi informada. Os desenvolvedores principais do Ethereum vão continuar implementando essas bifurcações até que a fusão seja finalizada.

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

Quer investir em ativos digitais, mas não sabe por onde começar? O Mercado Bitcoin oferece a melhor e mais segura experiência de negociação para quem está dando os primeiros passos na economia digital. Conheça o MB!

Talvez você queira ler
Martelo de juíz em frente de bandeira da França

Tribunal francês absolve hackers que exploraram R$ 44 milhões em criptomoedas de protolocolo DeFi

Ao se declararem hackers do bem, os irmãos convenceram o juiz que eles agiram de boa fé por recompensa
Imagem da matéria: BNB desaba 8% com expectativa para a renúncia de CZ da Binance

BNB desaba 8% com expectativa para a renúncia de CZ da Binance

O mercado cripto aguarda ansioso o anúncio de que CZ e a Binance assumirão a culpa por violar as leis de combate à lavagem de dinheiro dos EUA
cz fundador da exchange de criptomoedas binance

Promotores querem proibir CZ de deixar EUA até sentença: “Risco de fuga”

Citando um “risco substancial de fuga”, o DoJ argumentou que CZ deveria permanecer nos EUA até sua sentença em fevereiro de 2024
Imagem da matéria: Veja 12 criptomoedas “baratas” para comprar nesta Black Friday

Veja 12 criptomoedas “baratas” para comprar nesta Black Friday

O Portal do Bitcoin conversou com analistas para identificar quais criptomoedas representam boas oportunidades de investimento neste momento