Imagem da matéria: ETF de mineração de bitcoin com foco em energia renovável é lançado na Nasdaq
Foto: Shutterstock

O fundo de índice (ou ETF, na sigla em inglês) de mineração de bitcoin (BTC) da Valkyrie Capital, com foco em energia renovável, foi aprovado pela Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio dos EUA (ou SEC).

Será lançado nesta terça-feira (8) na Nasdaq sob o código de negociação “WGMI” (um acrônimo da comunidade cripto para a frase “we’re gonna make it”, ou “vamos conseguir”, em português).

Publicidade

O ETF de mineração de bitcoin da Valkyrie é focado em empresas que usam pelo menos 77% de energia renovável.

Segundo a solicitação enviada no fim de janeiro, 80% dos ativos do ETF são focados em empresa que ganham pelo menos 50% de seus lucros totais da mineração de bitcoin, que exige enormes quantidades de energia conforme os mineradores da rede competem para solucionar quebra-cabeças complexos para obter bitcoin e ajudar a garantir a segurança do blockchain.

As maiores posições do ETF da Valkyrie são Argo Blockchain, Bitfarms, Cleanspark, Hive Blockchain e Stronghold Digital Mining.

Em uma entrevista recente, Leah Wald, CEO do Valkyrie Capital, disse que investidores têm “um foco e desejo crescentes de obter exposição a mineradores de bitcoin”.

Ela também citou o êxodo de mineradores de bitcoin da China para lugares como o interior de Nova York e o estado de Washington como outro motivo por trás da criação do ETF.

Publicidade

De acordo com o documento enviado à SEC, Bill Cannon, ex-diretor geral do Guggenheim Partners, será o líder de gestão de portfólio do ETF e Steven McClurg, fundador da empresa blockchain Theseus Capital, será o diretor de investimentos da Valkyrie.

O novo ETF da Valkyrie é o mais recente em uma onda de ETFs focados em criptomoedas. Este mês, a Grayscale anunciou seu ETF “Future of Finance” focado em empresas cripto e fintechs.

Mas nem todas as tentativas recentes de lançar um ETF focado em cripto foram bem-sucedidas. Em janeiro, a SEC rejeitou solicitações da Fidelity e da First Trust Advisors e SkyBridge para ETFs de bitcoin de mercado spot.

O interesse corporativo em criptomoedas parece estar em ascensão, conforme a divisão canadense da empresa de contabilidade e auditoria KPGM anunciou que investiu tanto em bitcoin como em ether.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
Montagem com Elom Musk segurando cão da dogecoin em alusão ao Rei Leão

Dogecoin dispara 14% após Elon Musk fazer referência a moeda em comício de Trump

O comício de Donald Trump na cidade de Nova York ganhou as manchetes — e a aparição de Elon Musk aparentemente catalisou a mais recente alta da Dogecoin
Imagem da matéria: 21Shares entra na corrida para lançar um ETF de XRP

21Shares entra na corrida para lançar um ETF de XRP

A emissora suíça de ETFs apresentou um formulário S-1 à SEC para lançar um fundo de mercado à vista que acompanha o preço do XRP
bitcoin, criptomoedas, alta, verde, uptober

Manhã Cripto: Bitcoin sobe 2% e supera US$ 68 mil; maioria das criptomoedas inicia semana em alta

Criptomoedas iniciam a última semana de outubro no verde; Dogecoin se destaca ao subir 5,4%
piramide financeira criptomoedas

Das 10 maiores pirâmides de criptomoedas do Brasil, 7 terminaram em prisões; veja lista

Nos últimos cinco anos, uma série de operações policiais desmantelou uma vasta rede de golpistas