O resultado das primárias para prefeito da cidade de Nova York foram anunciadas nesta quarta-feira (07) e o escolhido foi o ex-senador e representante do Brooklyn, Eric Adams, um ex-policial de 60 anos e democrata moderado, que quer tornar a cidade americana em um centro do bitcoin.
Adams irá disputar o cargo com o candidato republicano Curtis Sliwa, conhecido por ser o fundador de uma patrulha civil desarmada batizada de ‘Anjos da Guarda’. O atual prefeito, Bill de Blasio, está impedido de concorrer, pois já está em seu segundo mandato seguido.
Quem é Eric Adams
Adams, que cresceu no bairro Brownsville, nos arredores do Brooklyn, foi criado por uma mãe solteira no sul da Jamaica com mais cinco irmãos. Ele tem sua origem política baseada no cortejo às classes trabalhadoras e a minorias mais velhas fora de Manhattan. Os primeiros resultados sugerem que esses grupos o apoiaram nas pesquisas.
Antes de entrar para a política, passou mais de 20 anos como policial de Nova York, onde se aposentou em 2006. Segundo o The New York Times, ele conta que aos 15 anos foi espancado por policiais, o que o motivou a vestir a farda e lutar por uma entidade menos agressiva.
O sonho de ser prefeito também não é de hoje. De acordo com o jornal, ele almeja o cargo há quase 30 anos. Enquanto policial, ele lutou contra a discriminação, a brutalidade policial e o excesso do departamento no uso de táticas abusivas nas revistas, principalmente contra negros e latinos.
Campanha pró-bitcoin
No mês passado, durante um dia de campanha, Adams surpreendeu ao cutucar Miami, a cidade pró-bitcoin liderada por Francis Suarez, que vira e mexe enaltece a criptomoeda nas redes sociais. No mês passado, inclusive, a cidade sediou uma conferência de bitcoin. Suárez também mantém uma relação estreita com os gêmeos Winklevoss.
Leia Também
“Eu prometo que em um ano vocês verão uma cidade diferente. Nós vamos trazer os negócios aqui… vamos nos tornar o centro do bitcoin, o centro de todas as tecnologias. Miami, você teve a sua vez, nós vamos trazer nossos negócios de volta para cá”, exclamou Adams na ocasião. O que também chama a atenção é que o aspirante à cadeira de prefeito sabe muito bem o que está falando — ele tem apoiado publicamente o bitcoin há pelo menos seis anos.
Contudo, no topo de sua campanha está a segurança de Nova York, onde a violência teve um aumento de 22% nos últimos meses. Segundo a BBC, Adam promete reformar o Departamento de Polícia de Nova York (NYPD) e manter os nova-iorquinos protegidos do crime.
Seu rival no dia 02 de novembro, o candidato republicano Curtis Sliwa, é mais conhecido por ser fundador do Guardian Angels (Anjos da Guarda), um grupo de patrulha civil desarmado, quando ainda atuava como chefe de um dos pontos do McDonald ‘s.
Nova York e Bitcoin
Se eleito em novembro, Eric Adams já começa com o pé direito no que tange suas promessas de ações pró-bitcoin, já que no último dia 11 sindicalistas conseguiram impedir a aprovação de um projeto de lei que proibiria por três anos a mineração de criptomoedas no estado.
Outro ponto será a disputa com outros estados pró-bitcoin, como Flórida, Wyoming e Texas. Logo, a promessa de Eric Adams de tornar Nova York o “centro do bitcoin” pode ser mais difícil do que ele deve imaginar.
Apesar de todo esse frenesi em torno do bitcoin, a reportagem não encontrou qualquer menção à criptomoeda no site com o programa de governo de Adams, intitulado ‘Eric Adams 2021’.