Imagem da matéria: Empresários se encontram nos EUA para discutir uso de gás na mineração de Bitcoin
Foto: shutterstock

Cerca de 200 empresários do petróleo e gás e mineradores de bitcoin se reuniram na semana passada no Texas para discutir o uso de resíduos de gás natural na mineração de bitcoin. Segundo a CNBC, a reunião reservada ocorreu em um armazém em Houston, com a participação em sua maioria de jovens executivos em ascensão de vários estados americanos, da Austrália e do Reino Unido. 

“Não eram magnatas”, diz a reportagem. Eram jovens famintos por progredir e fazer nome apostando na mineração de bitcoin. O ambiente, a CNBC descreveu dessa forma:

Publicidade

“O barulho era grande na noite de quarta-feira. Você tinha que gritar para ser ouvido. E ninguém na sala mencionou qualquer criptomoeda além do bitcoin. Havia também um ar inconfundível de furtividade — e FOMO. As pessoas que compareceram ao evento, pelo menos em parte, foram porque não queriam ficar para trás”.

Além da discussão sobre o aproveitamento do gás natural, geralmente queimado para controle, o grupo também debateu a influência política para educar os legisladores. Um participante inclusive citou a mobilização da comunidade do bitcoin “de 45 milhões de pessoas” que travou o projeto de lei que ameaçou a indústria das criptomoedas.

Contudo, a reunião pode ter sido o início de parceria onde os dois setores ganham. De um lado, os mineradores que precisam de energia para rodar suas mineradoras, e do outro, as empresas até então não formam receita com o gás desperdiçado.

Foco nas empresas de mineração que deixaram a China

O petroleiro texano Hayden Griffin Haby III, que explora o setor de petróleo e gás há 14 anos, nos últimos nove meses manteve-se exclusivamente focado na mineração de bitcoin, o que mostra que “os dois mundos estão colidindo”, comentou a CNBC. Haby disse que foi ‘pego’ pela “pílula laranja” — referência ao Bitcoin — em novembro de 2020. Um mês depois, diz o texto, ele cofundou uma empresa que alimenta plataformas de mineração de bitcoin.

Publicidade

“Quando eu soube que você poderia ganhar dinheiro em vez de apenas queimá-lo na atmosfera, graças a toda aquela ‘coisa de mineração de bitcoin’, não consegui desviar o olhar. Você não pode deixar isso passar despercebido”, disse Haby no encontro, segundo o jornal.

Ele sugeriu estar de olho nos mineradores que tentam migrar da China, que ele chamou de “Chexit”, junção de palavras que formam ‘saída da China’. “Esta é uma oportunidade que não pensávamos que viria”, disse ele.

“Se você construir, eles virão”

Para Haby, tal demanda já está chegando ao Texas e ele diz estar convencido de que o estado está prestes a capturar a maior parte do hashrate do bitcoin chinês, envolto de uma nova casa em uma região mais amigável.

E ele se mostrou empolgado a ponto de citar uma frase do filme Campo dos Sonhos (Field of Dreams), feita por Ray, um agricultor interpretado por Kevin Costner. “Se você construir, eles virão”, citou Haby, acrescentando: “Este é o Texas, pessoal. Temos o que vocês precisam, então venham. Estamos situados na capital mundial da energia”.

Publicidade

Sobre a reunião, Parker Lewis, um dos embaixadores de bitcoin no Texas e um dos proeminentes sobre o assunto no Twitter, disse à CNBC:

“Eu simplesmente sabia que Houston seria o ponto certo para se dar início a esta conexão energética com a mineração — se organizássemos um bom encontro. Também é fundamental para o Texas ser a capital mundial do bitcoin”.

Em sua conta no Twitter, o bitcoiner Anthony Pompliano disse: “A colisão de mineradores de bitcoin e executivos de energia está apenas começando. Os incentivos financeiros mudarão completamente a indústria de petróleo e gás, ao mesmo tempo em que terão um impacto positivo no meio ambiente”.

VOCÊ PODE GOSTAR
mark cuban

Mark Cuban prefere ter Bitcoin do que ouro em uma economia ruim: “Tem mais valor”

Jurado do Shark Tank e bilionário, Mark Cuban afirma que Bitcoin seria mais fácil de usar como meio de pagamento do que metais preciosos
moeda de bitcoin com bandeira dos EUA

Bitcoin supera US$ 100.000 pela 1ª vez em 2025 enquanto “Trump Trade” anima mercado

O sentimento do mercado permanece “misto”, mas alguns analistas afirmam que a tendência de alta do Bitcoin se mantém intacta
Imagem da matéria: A semana do Bitcoin: preço cai com sinal verde para EUA vender bilhões do Silk Road

A semana do Bitcoin: preço cai com sinal verde para EUA vender bilhões do Silk Road

Bitcoin ultrapassou US$ 100 mil pela primeira vez em 2025, mas despencou em meio a relatórios econômicos mistos, fluxos voláteis de ETFs e uma possível venda de ativos do Silk Road
Imagem da matéria: Canaan lança máquina que minera Bitcoin e aquece casa ao mesmo tempo

Canaan lança máquina que minera Bitcoin e aquece casa ao mesmo tempo

Avalon Mini 3, com uma capacidade de Hashrate de 37,5Th/s, minera Bitcoin e funciona como aquecedor